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Navegando por Assunto "Documentário - Cinema"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização do uso e ocupação na orla da zona central de Belém: subsídio ao gerenciamento costeiro e proposição do cinema como ferramenta de acessibilidade
    (2012-01-17) CELESTINO, Edmir Amanajás; CASTRO, Jorane Ramos de; ROLLNIC, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/6585442266149471
    Caracteriza o atual estado de uso e ocupação da orla da zona central de Belém e aspectos da população moradora e freqüentadora deste lugar, condicionados direta ou indiretamente pela aplicação de políticas públicas ligadas ao gerenciamento costeiro, propondo uma metodologia incorporadora da visão da população sobre sua relação com o rio, que possa subsidiar uma análise comparativa entre esta e outras áreas da orla de Belém, segundo a hipótese de que a orla da zona central é urbanizada e sua urbanização esta de acordo com a proposta de ordenamento do uso e ocupação descrita no plano diretor, com o objetivo de gerar subsídios ao gerenciamento costeiro municipal, tendo como objetivos específicos caracterizar os fins de utilização dos imóveis situados na orla central de Belém e os pontos de livre acesso a orla, analisar a aplicação do Plano Diretor Urbano (PDU) e subsidiar a realização de um filme sobre a orla da zona central de Belém através da proposição de um projeto de documentário. Verificam-se estágios de ocupação iniciados em diferentes momentos de crescimento da cidade, sendo a administração pública incapaz de administrar uma gestão eficiente e integrada que acompanhasse o ritmo do crescimento urbano. Reconheceu-se três áreas com características diferenciadas referentes a orla dos bairros do Reduto, caracterizada como de uso comercial, apresentando um índice expressivo de espaços institucionais; Campina, caracterizada como de uso comercial, apresentando um os maiores índices de espaços desocupados, apresentando um ordenamento espacial na área marginal que proporciona livre acesso a população; e Cidade Velha, caracterizada como de uso residencial sendo a atividade comercial também presente e expressiva neste espaço, onde são encontrados a maior quantidade de conflitos na orla da área estudada, os dois primeiros considerados como orlas de urbanização consolidada e o último como orla de ocupação desordenada. Através dos questionários foi possível avaliar os princípios básicos de formulação de indicadores a serem utilizados no ordenamento urbano, traduzindo a opinião sobre questões como saneamento, abastecimento de água e energia, iluminação pública, urbanismo e habitação, traduzindo a avaliação popular sobre o reflexo da aplicação das políticas públicas na orla da zona central de Belém. Também identificou-se aspectos subjetivos como a relação das pessoas com o rio. Percebe-se que apesar de algumas lacunas no PDU é bem estruturado e voltado para a manutenção da função social da cidade, porém, faz-se aqui uma crítica ao modelo de desenvolvimento urbano adotado, que se baseia em teorias e aplicações distintas da realidade local, não levando em consideração aspectos sociais, históricos e culturais específicos da área em questão. Apesar de quase vinte anos de sua instauração o PDU, ainda possui falhas e não pode ser considerado como política pública aplicada no ordenamento do espaço na orla da zona central de Belém, segundo todos os aspectos que abrange. A proposição de um documentário é uma forma de tentar externalizar os resultados da pesquisa através de uma linguagem acessível e de fácil aceitação pela sociedade em geral.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O documentário “Homem e os recifes” como instrumento para o ensino-aprendizagem
    (2018-12-21) BRASIL, Jeniffer Reis; NAKAYAMA, Luiza; http://lattes.cnpq.br/3771896759209007; BEZERRA, Marcia Francineli da Cunha; http://lattes.cnpq.br/2275873646187765
    O Programa Sala Verde Pororoca: espaço socioambiental Paulo Freire, convênio UFPA – MMA, criado em 2006, vem desenvolvendo trabalhos na esfera da Educação Ambiental (EA) e inclusão social por meio de subprojetos que utilizam o audiovisual como ferramenta de ensino. Dentre esse projeto está o EACINE. Em sua quarta edição, o projeto teve como objetivo contribuir para a aprendizagem em EA, para alunos do ensino fundamental II. Para coleta de dados, aplicamos um questionário semi-estruturado com quatro questões abertas e uma questão fechada aos alunos do sexto, sétimo e oitavo ano do Colégio Dom Mário. O mesmo foi aplicado antes e após a exibição do documentário “Homem e os recifes” do Projeto Coral-Vivo seguido de uma atividade prática com organismos marinhos. Após análise qualitativa das respostas, foi possível identificar em 84,1%, dos 63 participantes, o acréscimo de informações nas respostas em comparação às primeiras respostas dadas antes do documentário e atividade prática. Quando feita a análise dos dados quantitativos das respostas dos alunos do sexto ano, houve um aumento médio de 8 pontos de acertos a mais do que as respostas dadas antes da sensibilização ambiental, no sétimo ano houve aumento médio de 22 pontos de acertos a mais e no oitavo ano houve aumento médio de 9 pontos de acerto. Após a sensibilização ambiental quando perguntados sobre qual atividade trouxe maior contribuição para aprendizagem sobre corais, 73 % responderam que tanto o vídeo quanto a prática foram importantes para o aprendizado. Os parâmetros de qualidade som, imagem e conteúdo foram considerados excelentes em todas as turmas participantes. Concluímos que a utilização de audiovisual para o ensino de EA, como “Homens e os Recifes”, e o momento prático demonstrou ter um grande poder transformador de opinião e de aumento do senso crítico, sendo, dessa forma, um instrumento de ensino e aprendizagem altamente eficaz.
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