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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A percepção dos alunos da modalidade EAD do Curso de Biblioteconomia da UFPA
    (2025-09-16) COSTA, Arlene Cantão; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa
    A Educação a Distância (EaD) tem se consolidado como uma alternativa relevante para o acesso ao ensino superior no Brasil, especialmente em regiões geográficas e estruturais. Neste contexto, a pesquisa teve como foco a análise da percepção dos alunos do curso de Biblioteconomia da UFPA, ofertado na modalidade de educação a distância, considerando os impactos socioculturais, a interação acadêmica e os desafios estruturais enfrentados na formação profissional. O objetivo central da pesquisa foi mapear o perfil sociodemográfico dos estudantes, identificar fatores que influenciam sua trajetória, avaliar a qualidade do ensino e apontar desafios e perspectivas no curso. A relevância da pesquisa se justifica pela escassez de estudos voltados especificamente ao curso de Biblioteconomia educação a distância da UFPA e pela urgência em compreender os efeitos dessa modalidade na formação dos discentes, diante de um contexto educacional em constante transformação. O estudo apresenta uma tipologia de pesquisa exploratória e descritiva, combinado com abordagens quantitativa e qualitativa, como metodologia de pesquisa utilizou-se questionário online respondido por 40 alunos. Os resultados indicaram que os discentes em sua maioria são mulheres adultas já inseridas no mercado de trabalho que possuem condições econômicas limitadas. Em outra perspectiva, os resultados também apontaram para uma alta satisfação em relação a conteúdos e materiais didáticos fornecidos dentro do curso, sendo essencial aprimorar o suporte institucional, para ampliação da prática no melhoramento de seus resultados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A avaliação da aprendizagem na pandemia da COVID-19 em escolas do município de Abaetetuba-Pará: dificuldades e desafios
    (2022-12-16) OLIVEIRA, Andreia Santos; CARNEIRO, Daiane Vaz; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este artigo tem como tema a avaliação da aprendizagem durante o período da Pandemia da Covid-19, na rede municipal de Abaetetuba-Pará, de modo a analisar os impactos causados à aprendizagem aos alunos da alfabetização. A pesquisa é norteada levando-se em conta a seguinte questão: como ocorreu a avaliação da aprendizagem durante o período em que as aulas das escolas municipais de Abaetetuba-Pará ocorreram na modalidade remota e/ou a distância e que impactos na aprendizagem podem ser observados? Desse modo, o objetivo é analisar a forma como a avaliação da aprendizagem foi concebida durante a pandemia e os impactos causados na aprendizagem dos alunos da alfabetização. A pesquisa de cunho qualitativo, foi desenvolvida considerando a realidade da Escola Dom Ângelo Frosi, e teve como procedimento metodológico de coleta de dados, a realização de entrevistas feitas a professores da alfabetização da escola. Para amparar teoricamente a pesquisa no que tange a concepção de avaliação da aprendizagem, foi considerado os estudos de teóricos de Perrenoud (1999); Lukesi (2002); Esteban (1992), entre outros. Com base nos dados direcionados à questão e a análise feita sobre a avaliação qualitativa e diagnóstica, avaliar a aprendizagem no ensino remoto se tornou o maior desafio para os professores da alfabetização, tendo em vista vários fatores que comprometeram a aprendizagem dos alunos durante o período em que o ensino se deu a distância, trazendo, dessa forma, inúmeros impactos ao processo de ensino-aprendizagem no retorno presencial. Sendo assim, conclui-se a proposta de avaliação da Secretaria Municipal de Educação em avaliar os alunos com base nas atividades realizadas a distância durante a pandemia, não foi eficaz tornando-se um desafio aos professores no retorno das aulas presenciais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    EAD no cárcere: aspirações sobre essa modalidade de ensino no Presídio Estadual Metropolitano III (PEM III)
    (2022-07-12) BARROS, Caio Cesar Carmo; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347
    Este Trabalho de Curso (TCC) intitulado “EAD NO CÁRCERE: aspirações sobre essa modalidade de ensino no Presídio Estadual Metropolitano III – PEM III” surgiu da indagação: Que contribuições e possibilidades de se implantar a Educação à Distância (EaD) no Presídio Estadual Metropolitano III, conhecido como PEM III? Teve como objetivo geral analisar contribuições e possibilidades de se implantar a Educação à Distância (EaD) no Presídio Estadual Metropolitano III, a partir da concepção de profissionais da educação (professores e coordenadores pedagógicos). E, os específicos foram: conhecer o processo de Ensino Formal desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Pará (SEAP); investigar as possibilidades da implantação do ensino em EaD no Sistema Prisional; e, identificar estratégias metodológicas que os professores de Matemática podem desenvolver no ensino em EaD no PEM III. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, cujos resultados mostram que o Ensino da EaD é uma modalidade de ensino bem vista pelos professores que atuam naquele espaço, segundo os quais há a necessidade de monitores em sala de aula para tirar as dúvidas dos alunos detentos. Revelou-se, que a educação no Sistema Prisional do Pará avançou somente a partir de 2006, com a aprovação do Projeto Educando para a Liberdade, que visou a garantia de acesso das Situação de Restrição ou Privada de Liberdade (PESRPL) à educação. Ficou evidente ainda que a EaD não é uma realidade em todas as penitenciarias paraenses, e que é uma necessidade tanto para os detentos quanto para os profissionais da educação que ali atuam.
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