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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A avaliação da aprendizagem na pandemia da COVID-19 em escolas do município de Abaetetuba-Pará: dificuldades e desafios
    (2022-12-16) OLIVEIRA, Andreia Santos; CARNEIRO, Daiane Vaz; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este artigo tem como tema a avaliação da aprendizagem durante o período da Pandemia da Covid-19, na rede municipal de Abaetetuba-Pará, de modo a analisar os impactos causados à aprendizagem aos alunos da alfabetização. A pesquisa é norteada levando-se em conta a seguinte questão: como ocorreu a avaliação da aprendizagem durante o período em que as aulas das escolas municipais de Abaetetuba-Pará ocorreram na modalidade remota e/ou a distância e que impactos na aprendizagem podem ser observados? Desse modo, o objetivo é analisar a forma como a avaliação da aprendizagem foi concebida durante a pandemia e os impactos causados na aprendizagem dos alunos da alfabetização. A pesquisa de cunho qualitativo, foi desenvolvida considerando a realidade da Escola Dom Ângelo Frosi, e teve como procedimento metodológico de coleta de dados, a realização de entrevistas feitas a professores da alfabetização da escola. Para amparar teoricamente a pesquisa no que tange a concepção de avaliação da aprendizagem, foi considerado os estudos de teóricos de Perrenoud (1999); Lukesi (2002); Esteban (1992), entre outros. Com base nos dados direcionados à questão e a análise feita sobre a avaliação qualitativa e diagnóstica, avaliar a aprendizagem no ensino remoto se tornou o maior desafio para os professores da alfabetização, tendo em vista vários fatores que comprometeram a aprendizagem dos alunos durante o período em que o ensino se deu a distância, trazendo, dessa forma, inúmeros impactos ao processo de ensino-aprendizagem no retorno presencial. Sendo assim, conclui-se a proposta de avaliação da Secretaria Municipal de Educação em avaliar os alunos com base nas atividades realizadas a distância durante a pandemia, não foi eficaz tornando-se um desafio aos professores no retorno das aulas presenciais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    EAD no cárcere: aspirações sobre essa modalidade de ensino no Presídio Estadual Metropolitano III (PEM III)
    (2022-07-12) BARROS, Caio Cesar Carmo; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347
    Este Trabalho de Curso (TCC) intitulado “EAD NO CÁRCERE: aspirações sobre essa modalidade de ensino no Presídio Estadual Metropolitano III – PEM III” surgiu da indagação: Que contribuições e possibilidades de se implantar a Educação à Distância (EaD) no Presídio Estadual Metropolitano III, conhecido como PEM III? Teve como objetivo geral analisar contribuições e possibilidades de se implantar a Educação à Distância (EaD) no Presídio Estadual Metropolitano III, a partir da concepção de profissionais da educação (professores e coordenadores pedagógicos). E, os específicos foram: conhecer o processo de Ensino Formal desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Pará (SEAP); investigar as possibilidades da implantação do ensino em EaD no Sistema Prisional; e, identificar estratégias metodológicas que os professores de Matemática podem desenvolver no ensino em EaD no PEM III. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, cujos resultados mostram que o Ensino da EaD é uma modalidade de ensino bem vista pelos professores que atuam naquele espaço, segundo os quais há a necessidade de monitores em sala de aula para tirar as dúvidas dos alunos detentos. Revelou-se, que a educação no Sistema Prisional do Pará avançou somente a partir de 2006, com a aprovação do Projeto Educando para a Liberdade, que visou a garantia de acesso das Situação de Restrição ou Privada de Liberdade (PESRPL) à educação. Ficou evidente ainda que a EaD não é uma realidade em todas as penitenciarias paraenses, e que é uma necessidade tanto para os detentos quanto para os profissionais da educação que ali atuam.
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