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Navegando por Assunto "Discourse analysis"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O “bom” e o “mau” selvagem através das telas: uma análise das representações indígenas na TV aberta brasileira (1980-1990), seus impactos no imaginário social e no ensino de História
    (2025-09-15) MOREIRA, Wueslen de Souza; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    Este trabalho tem por finalidade analisar as representações indígenas nos espaços midiáticos dos programas de TV do final das décadas de 1980 e 1990 e como a TV aberta, enquanto espaço de poder, foi uma importante ferramenta para a perpetuação dos estereótipos relacionados aos indígenas nos dias atuais, no contexto brasileiro. Será utilizada como fonte a plataforma YouTube, a fim de acessar quadros de programas como Casseta & Planeta, Os Trapalhões e Xou da Xuxa, buscando enfatizar como a TV brasileira do final do século XX foi marcada por estereótipos, falta de diversidade e uma visão estigmatizada acerca dos povos originários. O trabalho parte de um método qualitativo-interpretativo. A TV aberta, enquanto espaço de poder, contribuiu para a consolidação de um imaginário racista e estigmatizado em relação aos povos indígenas. O objetivo inicial é destacar o espaço da mídia como um espaço de poder e como a sua grande relevância é capaz de moldar pensamentos e influenciar indivíduos a partir do discurso; evidenciar como os indígenas são abordados historicamente no espaço escolar e suas representações; realizar, posteriormente, uma análise dos programas de TV que pautaram o “índio” em suas programações; e, por fim, propor uma intervenção didática, de forma teórica, voltada para o trabalho com alunos do ensino fundamental, buscando desmistificar estereótipos e percepções distorcidas em relação aos povos indígenas brasileiros, a partir de uma perspectiva decolonial de ensino.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A implementação dos bondes elétricos na cidade de Belém: o liberalismo higienista da elite belenense (1900-1909)
    (2023-06-16) SILVA, Rafael Baía da; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251
    No início do século XX, a elite belenense vivenciava as transformações fruto do apogeu da exploração da borracha. Este artigo busca analisar como a implementação dos bondes elétricos modificou a circulação das pessoas na cidade de Belém e como foram as repercussões desse desenvolvimento urbano, o qual priorizava o centro comercial em detrimento das áreas habitadas pelas camadas populares da cidade. Soma-se a esse objetivo, analisar o processo de higienização que pautou esse contexto de modernização. Assim como, a análise do discurso que nos auxiliará nessa pesquisa para entender os aspectos políticos e econômicos que pautaram as propostas de modernização da cidade apresentadas por Antônio José de Lemos. Para tanto, foi utilizado os Relatórios do Intendente Antônio Lemos entre os anos de 1900 a 1909 e a consulta no acervo dos jornais de Belém, da Hemeroteca Digital Brasileira, para o mesmo período.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pensado a salvaguarda patrimonial a partir da análise do discurso dos relatórios municipais de Antônio Lemos (1897-1902): um olhar museológico
    (2015-01-09) CORRÊA, Luis Filipe Mosqueira; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867
    O presente trabalho traz uma abordagem sobre o discurso do monumento histórico e a memória durante o período conhecido por Belle Époque na cidade de Belém. Partindo da hipótese de que esse discurso pretérito teria em seu fundo a noção de herança que em parte constitui a noção atual de patrimônio cultural – e também de preservação – e utilizando-se da metodologia da Análise do Discurso, são empregados os relatórios municipais (1897-1902) de Antônio Lemos para discutir a trajetória de desenvolvimento das ideias do patrimônio cultural e sua salvaguarda, tentando-se articular a salvaguarda do patrimônio cultural dentro e fora dos museus.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Questões de gênero e sua relação com a desmotivação de mulheres dos cursos de computação na região metropolitana de Belém: estudo de caso utilizando análise do discurso e mineração de dados
    (2022) RAMOS, Ana Isabela Manito; ARAÚJO, Fabíola Pantoja Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7676631005873564
    Diante de um cenário de pouco incentivo às mulheres para ingressar na área da Computação, os cursos universitários têm uma pequena quantidade de mulheres e um alto índice de evasão daquelas que ingressam. Este trabalho busca identificar as razões que levam tantas mulheres à desistência da trajetória acadêmica por meio da aplicação de um questionário sobre a vivência feminina nos cursos relacionados à Computação na Região Metropolitana de Belém. No decorrer da presente pesquisa, várias mulheres importantes na história da Computação são apresentadas, assim como suas grandes contribuições para a área. Para analisar as respostas do questionário, foram utilizados os softwares IRAMUTEQ e WEKA, aplicando algoritmos de análise de discurso, bem como Mineração de Dados para identificar padrões entre as respostas, e, posteriormente, identificar os motivos da evasão. Dentre os motivos identificados, apontam-se a falta de encorajamento, em razão de diferenças de tratamento com relação aos gêneros e a expectativas não alcançadas no decorrer do curso. O ambiente acadêmico também foi um dos motivos reconhecidos, dadas as dificuldades sociais e didática dos professores. Por fim, nota-se que a baixa representatividade feminina também é um fator identificado no presente estudo. Os resultados obtidos durante as etapas de análise de discurso e Mineração de Dados servirão como base para uma análise mais profunda em trabalhos futuros, para fomentar ações de incentivo a pessoas do gênero feminino tanto a ingressar nos cursos quanto concluir suas trajetórias acadêmicas.
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