Navegando por Assunto "Discentes quilombolas"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Políticas de ações afirmativas e permanência quilombola de estudantes do Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará(2025-10-09) RIBEIRO, Gizele da Costa; BRAGA, Simone Bittencourt; http://lattes.cnpq.br/9251749849213435; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866O Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia é resultado da pesquisa sobre as ações afirmativas e a permanência de estudantes quilombolas no Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará. O objetivo principal foi analisar, a partir das experiências de discentes quilombolas, de que forma as políticas contribuíram para a permanência nos cursos de graduação, considerando os desafios e possibilidades enfrentados ao longo da trajetória acadêmica, na perspectiva da Pedagogia inclusiva e da equidade racial. O método utilizado constituiu na abordagem qualitativa, fundamentada na revisão bibliográfica e nas entrevistas semiestruturadas aplicadas a estudantes quilombolas dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais. Essa pesquisa é relevante conforme amplia discussões da temática sobre a Pedagogia inclusiva e as ações afirmativas, apresentando as especificidades do contexto amazônico e da realidade do Campus universitário de Bragança, além de contribuir para a democratização do Ensino Superior e a promoção da equidade racial. Os resultados da pesquisa apontam que os estudantes quilombolas percebem o ingresso na Universidade Federal do Pará como uma conquista pessoal e coletiva, mas enfrentam múltiplos desafios como barreiras econômicas, deslocamento geográfico, defasagens na formação básica, exigências acadêmicas da universidade, responsabilidades familiares, gênero e maternidade, fatores que interferem diretamente na adaptação ao ensino superior e no risco de evasão. Conclui-se que a efetiva democratização do ensino superior exige uma articulação entre políticas de acesso, assistência estudantil e estratégias pedagógicas inclusivas, que considerem as desigualdades históricas e as demandas específicas dos quilombolas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) PSE Quilombola: ingresso, trajetória e permanência estudantil no campus universitário de Abaetetuba (2015 – 2018)(2019-12-20) LOBO, Carmem Dias; LEAL, Luiz Augusto Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7967678999713659O Processo Seletivo Especial é um processo destinado a quilombolas e visa o ingresso dos mesmos no espaço acadêmico. O PSE é regido sob a resolução nº 4. 309 de 27 de agosto de 2012. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o ingresso, trajetória e permanência de discentes aprovados através do PSE. Esta pesquisa foi desenvolvida através de entrevistas. Tendo como base teórica o texto de Paul Thompson, A VOZ DO PASSADO, História oral, (1998, p. 254, 257). Desse modo foram feitas entrevistas/quetionários com oito alunos quilombolas do Campus de Abaetetuba. Com o coordenador do Processo Seletivo especial sr. Antonio Aracaty. Com os representantes da Associação dos Discentes Quilombolas (ADQ) Rosielem Dias. Com o secretário da ADQ sr. Miguel Nery. Assim como com o professor e antropólogo João (nome fictício). Fiz a analise dos dados, coletados a partir de entrevistas e questionários, realizados. Os resultados apontam a percepção dos entrevistados com o avanço das políticas de ações afirmativas que os possibilitam adentrarem e permanecer no ensino superior apesar das dificuldades que podem surgir. Algo muito importante que deve ser trabalhado e discutido na comunidade acadêmica são o preconceito e a discriminação racial que é presente no dia a dia acadêmico.