Navegando por Assunto "Disabled people"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará(2018-05-30) GOIS, Luciana Ferreira; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510XA inclusão de pessoa com deficiência é um tema que vem sendo debatido há algum tempo, e mesmo assim, a sociedade questiona sobre a inclusão da pessoa com deficiência, expressa comportamentos de exclusão, mesmos que têm direitos á educação, saúde, emprego, lazer e cultura garantidos em Lei. Neste trabalho abordaremos o tema “Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do Município Brasil Novo - Pará”, por perceber que esta comunidade tem muitas crianças e adolescentes com deficiência, e ambas se encontra fora do espaço escolar, mesmo que algumas estão matriculadas, não comparecem na escola e as famílias não tem se preocupado de levá-las. O trabalho aprecia metodologia bibliográfica e uma pesquisa de campo na comunidade do Km 10, contemplando quatro pais de crianças com deficiências e quatro professores, todos participantes da pesquisa são oriundos da comunidade da Vicinal do km 10, a pesquisa de campo contempla questionários com perguntas tanto para os pais quanto para os professores. O objetivo é descrever por que as crianças com deficiência estão fora da escola. Os resultados das pesquisas concluem-se o porquê dos pais e a escola não tem se esforçado para que as crianças estejam inseridas no contexto escolar, ambas são conhecedores dos direitos da pessoa com deficiência naquela comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A inclusão como dispositivo econômico para o governo das pessoas com deficiência(2019-06-07) PEREIRA, Sara Bianca da Silva; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471O presente trabalho trata da inclusão e o governo das pessoas com deficiência, a partir de um olhar nos estudos foucaultianos. A elaboração deste trabalho teve como problema de pesquisa: como a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho tem se constituído em uma estratégia de governamentalidade? Como objetivo geral, definimos investigar como a inclusão de pessoas com deficiencia tem se constituído em uma estratégia de governamentalidade no campo econômico. Ao aproximar o conceito de governamentalidade com o de inclusão, fundamentamos a pesquisa a partir das análises produzidas pelo teórico Michel Foucault. Como referencial teórico para subsidiar a pesquisa, os principais autores utilizados foram: Foucault (1979), Gallo (2015), Lopes (2009), Rech (2013), Sardagna (2013), Santaiana (2013), entre outros autores que discutem o uso da governamentalidade no processo de inclusão das pessoas com deficiência. Para tanto, levantamos alguns questionamentos para subsidiar o problema de pesquisa, acerca de ações que legitimaram o processo de inclusão, partindo de que pressuposto a Declaração de Salamanca designa que a escola é responsável pela transição do aluno para o mercado de trabalho? Qual a contribuição da Lei de Cotas na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho? Qual o intuito da ONU ao produzir discursos de igualdade de direito entre as pessoas? O foco dado a estas questões teve como alvo de debate pressupostos legais e teóricos, proporcionando assim, um melhor entendimento as questões econômicas que atualmente tem cerceado o processo de inclusão, e que de forma ingênua não é percebido. O referente trabalho foi construído por meio da pesquisa documental e a análise do discurso, sob a perspectiva foucaultiana. Este tipo de pesquisa possibilitou estabelecer um olhar mais crítico e questionador da atualidade, contribuindo para a problematização acerca das práticas sociais vigentes. Partindo dos estudos e reflexões vivenciados no decorrer da construção desta pesquisa, concluímos que por meio dos discursos e práticas que visam promover a inclusão, vem-se conduzindo por meio da subjetivação, a vida da população que se deseja incluir, de uma forma que possam ser modificados de acordo com os moldes de uma sociedade capitalista, onde todos necessitam estar inseridos em jogos econômicos. Mensuro a relevância desta pesquisa, na medida em possibilita a ampliação das pesquisas teórico-científicas. contribuindo para novos saberes acerca da inclusão das pessoas com deficiência.