Navegando por Assunto "Digital media"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os Impactos da covid-19 na educação: os desafios impostos pelas mídias digitais aos docentes do componente curricular matemática de uma escola de ensino médio de Goiânia – GO(2022-09-24) TRAVASSOS, Adriana Moreira; RIBEIRO, LeandroEste trabalho está intitulado como: Os Impactos da Covid-19 na educação: Os desafios impostos pelas mídias digitais aos docentes do componente curricular Matemática de uma escola de Ensino Médio de Goiânia – GO. A presente investigação pautou-se na necessidade de conhecer o perfil profissional dos docentes investigados, a fim de que se pudesse permitir possíveis debates sobre sua adaptação ao ensino remoto. Nesse sentido, a pesquisa objetiva compreender como os professores do componente curricular matemática do Ensino Médio de uma escola pública em Goiânia (GO) lidaram com o ensino através das mídias digitais e de que forma eles adaptaram as suas metodologias durante a pandemia. A investigação foi desenvolvida com três docentes do componente curricular matemática de uma escola de Ensino Médio, da Cidade de Goiânia-GO. Para atingir tal objetivo, inicialmente foi feita uma pesquisa referencial mostrando um breve histórico sobre os impactos da Covid-19 no sistema educacional brasileiro e, de modo particular em Goiânia; análise documental, apreciando documentos publicados pelo governo federal do país, também diretrizes regionais e locais para o ensino remoto neste período. Na sequência de realização do projeto, foi organizado um questionário com perguntas semiestruturadas aplicado aos docentes. Por fim, a análise dos dados coletados e apresentação dos mais relevantes. Os resultados obtidos na pesquisa denotam que as práticas pedagógicas da escola pesquisada, estão sendo pautadas nas diretrizes do CNE, sendo desenvolvidas com o auxílio do aplicativo WhatsApp, Portal NetEscola e transmissão pela TV e rádio. Não poderão ser ignoradas as narrativas a respeitos do cansaço físico e mental pelos quais os docentes passaram. Os professores se expõem a variadas situações e pressões das instituições, o que resulta no adoecimento, sobretudo relacionado à saúde mental. Como sugestão voltada para o cuidado com a saúde mental destes profissionais apontamos a criação de espaços virtuais interligados com equipes multiprofissionais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Metaplasmos contemporâneos do português: uma análise de posts do Facebook(2019-12-14) SOUSA, Jhessy Karla Ferreira de; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860Este artigo apresenta uma análise, tendo como corpus dezenoveocorrências identificadas como metaplasmos contemporâneos apresentados nosposts de usuários da rede social digital Facebook. O estudo revela que devido agrande utilização dessa plataforma de comunicação, há uma variação linguísticamuito atual, todavia, apesar deste fenômeno ter ocorrido na passagem do latim parao português, ainda na atualidade continuam se manifestando e transformando aLíngua Portuguesa. A pesquisa se insere dentro da área de Filologia RomânicaPortuguesa, a qual privilegiou-se estudos de teóricos como, Coutinho (1976),Botelho e Leite (2005), Lyons (1987), Lévy (1999).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teatro e autoridade digital: planejamento de conteúdo e sua importância nos ambientes de ensino(2023-12-01) ALMEIDA, Igor Martins Sousa Bacelar; BAENA, Graziela Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1245905192032571Para dar início as discussões, argumentos e considerações apresentadas neste trabalho, é realizada uma breve introdução dos motivos que possibilitaram e deram margem para a construção e desenrolar desta pesquisa. Este Trabalho de Curso traz um levantamento bibliográfico sobre os Seminários de Pesquisa Teatral (SPT) e, para discussão alguns apontamentos sobre a comunicação e a falta de presença ativa nos meios digitais, fazendo conexões com o trabalho de pesquisadores do espaço digital como Martha Gabriel, Rafael Terra, Henry Jenkins e Marshal McLuhan que, através de seu trabalho, orientam a forma como desenvolvi a construção desta pesquisa. No desenvolvimento apresenta-se cinco partes no qual é demonstrada uma linha do tempo de quinze anos dos SPT e como cada período está ou não presente nos meios digitais, logo este trabalho coloca dentro da academia o debate sobre o que está sendo feito com o conhecimento gerado durante o evento, para onde estão indo os registros históricos das edições e se o público alvo está participando e sendo atingido de forma efetiva neste processo. E por fim apresenta-se a conclusão deste TCC com as considerações necessárias a serem feitas acerca da temática aqui discutida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso das mídias digitais como ferramenta de ensino da Língua portuguesa(2019-02-04) ALMEIDA, Aline Rocha de; NONATO, Rejane Santos; http://lattes.cnpq.br/6031334183229142Este trabalho tem por objetivo verificar de qual forma as mídias digitais são utilizadas para o ensino de língua portuguesa, tendo como cenário de pesquisa uma turma de 9º ano da Escola de Ensino Fundamental São Francisco Xavier no município de Barcarena-PA. Dentre os objetivos específicos pretende-se verificar as metodologias de ensino que incluem as mídias digitais nas aulas de Língua Portuguesa, identificar os gêneros digitais que são trabalhados em sala de aula e avaliar o nível de domínio dos alunos sobre as tecnologias digitais. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica, enfocando as ideias de diversos pesquisadores da área, como KENSKI (2012) e SOARES (2002), e realização de pesquisa qualitativa que utilizou como instrumentos de coleta de dados: Questionário elaborado e aplicado aos alunos e realização de entrevista com a professora de português da turma e como fonte documental o plano de ensino de Língua Portuguesa. Na realização da pesquisa qualitativa do processo do ensino da língua portuguesa, há três vertentes que devem ser consideradas, a primeira é o plano de ensino da disciplina de língua portuguesa e como é feita sua aplicabilidade em sala de aula; a segunda vertente são os alunos que estão no processo de transição do ensino fundamental para o médio e compõem uma atual geração orientada pela tecnologia e por todos os fatores emergentes nas redes sociais e; a terceira são os professores, analisando como as mídias digitais participam do ambiente escolar e quais metodologias são utilizadas como ferramenta de ensino. Observou-se que o plano de ensino compõe na sua grade curricular a inclusão de gêneros digitais, tais como: textos multimodais, slogan e infográficos. Os alunos possuem acesso as mídias digitais através do seu aparelho celular pessoal, no entanto, são utilizadas de forma meramente instrumental, entretanto, aspiram por escolas que capacitem seus professores nas tecnologias digitais, tornando-os dispostos a ultrapassar as barreiras que a escola pública enfrenta, levando-os a se desconectarem das práticas pedagógicas obsoletas, conectando esses alunos à nova era, novos gêneros e novas tecnologias.