Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Digital literacy"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Formação de docentes para o uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo na Escola Santa Terezinha, São João de Pirabas-PA
    (2025-10-17) FONSECA, Luma Cristina Pinheiro da; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    Este estudo investiga a formação de docentes para o uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na Escola Santa Terezinha, localizada em São João de Pirabas, Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, que analisou percepções de professores e gestores sobre a incorporação de recursos digitais na prática pedagógica, considerando a influência da formação inicial e continuada. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários online com perguntas abertas e fechadas, buscando compreender experiências, desafios e estratégias adotadas para o uso eficaz das tecnologias digitais. Os resultados indicam que, embora os recursos digitais estejam cada vez mais presentes no cotidiano escolar, ainda existem lacunas na formação docente que limitam o pleno aproveitamento pedagógico dessas ferramentas. Destaca-se a importância do letramento digital, da capacitação continuada e do papel da gestão escolar na criação de condições favoráveis à integração tecnológica. O estudo evidencia que a formação docente e o suporte institucional são fatores essenciais para promover inovação pedagógica, práticas educativas mais inclusivas e significativas, além de preparar os alunos para um contexto digital em constante transformação.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA