Navegando por Assunto "Digital information and Communication technologies"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino remoto emergencial, durante o período de pandemia da COVID - 19(2022-12-16) SILVA, Márcio Andrei Silva da; MEDEIROS, Robson André Barata de; http://lattes.cnpq.br/8857811579956287A pandemia do Coronavírus (COVID-19) causou alterações significativas no cotidiano da sociedade contemporânea, inclusive no cenário educacional, por consequência, houve a suspensão das atividades presenciais, a adoção do distanciamento social e a implementação do Ensino Remoto Emergencial. Desta forma, este estudo objetiva analisar a qualidade do Ensino Remoto Emergencial através do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em tempos de pandemia, e mais, verificar a qualidade da conexão de internet, assim como a interação do professor com o aluno. Este é um estudo exploratório delineado por abordagens quanti-qualitativa, e se configura em uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Desta maneira, o ensaio baseia-se em estudos bibliográficos, destacando-se os principais de Silva (2018), Lima (2021) e Cordeiro (2020) que abordam acerca do objeto desta pesquisa. No que se refere à pesquisa de campo, esta foi desenvolvida com estudantes do ensino Médio Integral E.M.I Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes/Abaetetuba-Pa. Constatou-se a partir dos dados coletados que os alunos e professores possuem conhecimento das tecnologias, entretanto se observa algumas falhas na qualidade do Ensino Remoto Emergencial sendo elas: falta de compreensão do conteúdo, ausência de práticas pedagógicas que se adequem ao modo online, má qualidade de conexão com a internet e a falta de interação aluno/professor. Deste modo, conclui-se que a partir dos relatos dos alunos, há uma insatisfação em relação ao ensino remoto emergencial, pois esta modalidade se tornou insuficiente para garantir uma aprendizagem de qualidade e sem prejuízos, precisando assim ser analisada, discutida e aprimorada.