Navegando por Assunto "Digital Information and Communication Technologies"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Letramento digital de discentes no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPA - Campus Bragança, Faculdade de Educação(2025-10-06) CUNHA, Sandro Alex Miranda; CORRÊA , Antonio Matheus do Rosário; http://lattes.cnpq.br/1887266348453061; https://orcid.org/0000-0002-3503-963XEste estudo analisa o letramento digital de discentes no curso de licenciatura em Pedagogia. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o letramento digital de discentes no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Bragança, Faculdade de Educação (FACED). A pesquisa é de abordagem qualitativa, com aplicação por meio do questionário semiestruturado em que foi utilizado um roteiro previamente definido, com base nos objetivos da pesquisa. A análise de dados foi feita por meio da teoria Análise do Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados revelam que as perspectivas de discentes sobre letramento digital direcionam as contribuições do uso dessas tecnologias como facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem; já no uso pedagógico de tecnologias digitais na formação inicial de professores, visualizam-se experiências formativas de discentes na perspectiva do letramento digital; nas práticas docentes para o letramento digital apontam que o docente do Ensino Superior é importante para o processo de mediação e manejo das ferramentas digitais. Conclui-se que o letramento digital é de grande importância para a reflexão dos discentes sobre seu processo de ensino aprendizagem, por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação, mas ainda é insuficiente perante as demandas na formação inicial e desafios que surgem no âmbito acadêmico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sequência didática para o ensino de funções quadráticas usando atividades interativas da camada de computação do Desmos(2023-12-04) SILVA, Jhonatan Oliveira da; SILVA, Valdelírio da Silva e; http://lattes.cnpq.br/9701131346395521Este trabalho apresenta estratégias educacionais através de uma sequência didática na ca mada computacional do Desmos voltadas ao ensino e aprendizagem de funções do segundo grau, a fim de tornar o ensino desse conteúdo mais atrativo e dessa forma refletir de forma positiva nesse processo de aprendizagem. São exploradas atividades interativas já criadas no Desmos, como também outras atividades autorais para exploração dos elementos de funções quadráticas, propriedades gráficas, problemas de máximos e mínimos, e aplicação na física; promovendo, dessa forma um ensino mais diversificado com as demandas contemporâneas da era digital.