Navegando por Assunto "Differentiated education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnoictiologia de pescadoras e pescadores artesanais: fortalecimento e valorização dos conhecimentos tradicionais, na comunidade de Espírito Santo do Tauá – PA(2019-08-28) BARBOSA, Adenilse Borralhos; MENESES, Alcione Sousa de; http://lattes.cnpq.br/0821011892711320; MOURA, Gustavo Goulart Moreira; http://lattes.cnpq.br/4226146956798142; https://orcid.org/0000-0001-7157-857XEste Plano de Ação tem por objetivo subsidiar a construção Caderno Didático Etnoictiológico da escola da comunidade de Espírito Santo do Tauá, e, assim, visibilizar os conhecimentos tradicionais e saberes locais das pescadoras e pescadores artesanais; a partir desse Caderno Didático visamos desenvolver oficinas de formação com comunitários e sujeitos do espaço escolar. A comunidade fica situada na PA – 242 no município de Santo Antônio do Tauá, Nordeste Paraense. O trabalho é uma das estratégias para consolidar os conhecimentos, fazeres e saberes de pescadoras e pescadores artesanais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Solano Rayol Pereira, através do Caderno Didático Etnoictiológico que foi construído coletivamente a partir do processo metodológico da pesquisa-ação. Esse caderno visa contribuir para que professores alunos e membros da comunidade escolar entendam a diversidade econômica, política, social e cultural, incluindo a Etnoictiologia dos pescadores e pescadoras artesanais do rio Tauá. O Caderno Didático será um instrumento de suma importância para os conhecimentos dos educandos e também para fortalecer e valorizar a atividade pesqueira dentro do espaço escolar. Esse Caderno Didático será disponibilizado e utilizado na escola da comunidade, com vistas ao diálogo sobre a sociobiodiversidade local, saberes e fazeres tradicionais, nas disciplinas Ciências e Geografia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas e educação escolar diferenciada nos anos iniciais do ensino fundamental na escola Bekwynhmeiti(2019-02-25) SANTOS, Regina Mascarenhas dos; SOUSA, Cleide Santos de; http://lattes.cnpq.br/8501642802327864A presente monografia, trata-se de descrever as práticas pedagógicas da educação escolar diferenciada nos anos iniciais na comunidade Apexti, com base no currículo diferenciado produzido pelos professores indígenas e não indígenas. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com dados coletados a partir da entrevistas, análise de documentos e observações realizadas na mesma comunidade. As entrevistas foram realizadas com alguns moradores, professor indígena e não indígena e lideranças indígenas da comunidade, que relataram o processo de formação docente, em seguida, alguns aspectos pertinentes aos professores indígenas e não indígenas tais como: dificuldades nos trabalhos e exercícios escolares, pois a cultura do dia a dia e o meio social dessa nação são muito forte, prejudicando em diferenciada na comunidade. O objetivo geral é voltado para o processo de ensino aprendizado desenvolvido na aldeia Apexti, analisando a escola enquanto aspectos físicos, estruturais e as suas necessidades, através das práticas pedagógicas na educação escolar diferenciada da escola Bekwynhmeiti. Os objetivos específicos constituem em observar as práticas docente na educação escolar diferenciada na escola Bekwynhmeiti. Identificar como ocorre o processo de ensino aprendizado dos alunos na educação escolar diferenciada. Discutir a importância da pratica pedagógica na educação escolar diferenciada nos anos iniciais. A educação indígena, parte das concepções Jesuíticas, e as reformas na Constituição Federal de 1988 algumas situações o desenvolvimento dos alunos, os problemas da formação e apoio pedagógico dos coordenadores e secretarias de educação, e por fim apresenta-se os resultados obtidos na comunidade com a ampliação da escola, sendo elas positivas ou negativas na escola BEKWYNHMEITI.