Navegando por Assunto "Didactics"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A didática e a prática escolar: abordagens e objeto(2019-03-12) FARIAS, Jhulio Paes; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Há ainda hoje uma grande associação da didática ao tecnicismo, o que acarreta em assimilações errôneas desta concepção da educação pedagógica. A não compreensão dessa abordagem educacional pode acarretar em uma educação superficial, de difícil compreensão, subordinando a saberes de fácil manipulação, não críticos, incapazes de associar o conteúdo teórico com a prática, o que acarreta na fácil manipulação de pensamentos e atitudes. Faz-se a importância de desenvolver este trabalho como forma de contribuir para a compreensão dessa área da educação que se faz tão importante para a educação escolar. O objetivo desse trabalho é enfatizar a didática como facilitadora da educação, que tem o poder de atravessar as diversas barreiras encontradas no contexto social, educacional e cultural. Este trabalho foi produzido a partir de pesquisa teórica com base em autores como: Paulo Freire (2018), Ilma Passos de Alencastro Veiga (2011) e (2012), Vera Maria Candau (2009) e (2014), José Carlos Libâneo (2013) e (2014) entre outros. Entre os resultados de pesquisa, informo que na primeira seção se compreende que a Didática mudou ao longo do tempo e hoje possui ampla atuação na educação. Na segunda seção, percebe-se que a Didática não existe em si, ou seja, não é suficiente para promover o ensino nem a aprendizagem, porém, se utilizada de forma correta, quando dos processos pedagógicos, estaria garantindo a qualidade do ensino e da aprendizagem. Sendo assim, a Didática deve estar submetida às finalidades do ensino, dando apoio aos instrumentos e às atividades. Concluo que a didática se faz essencial para o planejamento educacional, aplicação de atividades e ensinamentos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões sobre as práticas sociopolíticas observadas em estágios supervisionados: relações de dinâmica na sala, manejo e controle de turma(2022-07-29) FERREIRA, Tomás José Cabral; BLANDTT, Lucinaldo da Silva; http://lattes.cnpq.br/6422712436917875Durante o estágio supervisionado, o discente tem a oportunidade de ser inserido em diversos contextos educacionais da realidade próxima “É nesta etapa que o acadêmico tem a oportunidade de ver aliadas a teoria e a prática”. Desse modo, busca-se neste trabalho uma visão que trabalhe à certa dos fatores e produtos da relação observada entre professores e alunos, como as expectativas, os atos didáticos e avaliativos e discutir como esses quesitos podem influenciar na permanência escolar dos alunos. Este estudo terá como objetivo discutir questões à certa dos fatores e produtos da relação observada entre professores e alunos, como as expectativas, os atos didáticos e avaliativos e buscar compreender se essa relação pode prejudicar a permanência dos alunos. Será do tipo descritivo, terá abordagem etnográfica e será efetuado por meio de uma pesquisa integrativa de literatura, com base nos dados obtidos na pesquisa de campo, que foram os estágios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização dos materiais didáticos para o ensino de Geografia na Educação Básica: uma experiência pedagógica na Escola Estadual de Ensino Fundamental “Dr. José Malcher” – Colares/Pa(2025-04-02) SIQUEIRA, Romay Cordeiro de; SILVA JÚNIOR, Aluísio Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9870097272048186Este estudo tem como objetivo analisar a utilização de materiais didáticos no ensino de Geografia na Educação Básica. A pesquisa buscou verificar a disponibilidade desses recursos e sua relação com um ensino mais lúdico e interessante. Além disso, investigou as dificuldades enfrentadas pelos professores em sua aplicação em sala de aula e a receptividade dos alunos quanto à importância desses materiais para o engajamento nas aulas. Os resultados indicaram que os materiais didáticos são fundamentais para tornar o ensino de Geografia mais dinâmico, porém sua efetivação exige estratégias pedagógicas adequadas. Metodologicamente, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, iniciando-se com um levantamento bibliográfico para embasamento teórico. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) “Dr. José Malcher”, por meio de entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas dirigidas a professores e alunos. Os dados obtidos evidenciaram que a diversificação dos recursos didáticos em sala de aula contribui significativamente para o engajamento dos alunos e facilita a compreensão dos conteúdos. Dessa forma, a utilização desses materiais torna as aulas mais dinâmicas, aproximando-se da realidade dos estudantes e distanciando-se do ensino tradicional.