Navegando por Assunto "Didactic resource"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relações no Sertão da Amazônia (1790-1824): um rio e suas gentes no ensino de História(2021-03-30) SOUZA, Elbia Cunha de; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159O presente trabalho destaca a Fronteira de Turiaçu que demarcava o limite entre as regiões do Pará e do Maranhão nos anos finais do século XVIII e início do século XIX e analisa a partir de trabalhos científicos de autores como Sueny Diana de Souza, Flávio Gomes, entre outros, aspectos das relações sociais dos sujeitos que ali habitavam a fim de construir um recurso didático para ser utilizado no Ensino Fundamental anos finais. Dessa forma, o debate entre a relação do saber acadêmico e o saber escolar se faz necessário, pois a proposta para a produção de um recurso didático para o ensino de história só será exequível a partir das pesquisas construídas na academia e adaptadas ao espaço escolar. Assim, por meio do recurso didático aqui proposto, há possibilidades de estudar diversos conceitos do Ensino de História, pois os aspectos selecionados para esse material permitem analisar através dessa região fronteiriça as noções de relações de poder, noções de espaço, noções de fonte, sujeitos históricos, organização social, territórios e fronteiras. Propondo assim conhecimentos atualizados e debatidos na academia chegarem à escola, pois acredita-se no potencial das temáticas e conceitos dessa região para exercício diário do docente e discente, por meio do compilado organizado nesse recurso didático.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso da música como recurso pedagógico no ensino de História(2018-08-12) SANTOS, Everton Antônio Reis Dos; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993O presente trabalho apresenta uma investigação dos possíveis usos da música como recurso didático por professores para a aprendizagem de História em escolas de educação básica. A pesquisa é descritiva, qualitativa, e utiliza a pesquisa informatizada como instrumento de coleta de dados. As informações obtidas pela pesquisa procuram demonstrar como a música pode ser utilizada como estratégia para o ensino da disciplina de História. São discutidos estudos entre os artigos publicados, buscando analisar como a música pode ser utilizada como estratégia pedagógica para contribuir para o ensino de História.