Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Didactic practice"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Photopoetry as literary literacy: a didactic prototype through photography and poetry
    (2025-04-03) TEIXEIRA, Letícia dos Santos; CUNHA, Janice Muriel Fernandes Lima da; http://lattes.cnpq.br/4027012189701116; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786
    A valorização do letramento literário no ensino de línguas tem ampliado as possibilidades de integrar práticas sensíveis e expressivas ao ambiente escolar. Com base nessa perspectiva, este trabalho apresenta um protótipo didático de fotopoesia como prática de letramento literário no ensino da Língua Inglesa para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta fundamenta-se na abordagem metodológica de Christina Ramalho (2020), que compreende a fotopoesia como uma experiência estética que une palavra e imagem, permitindo ao aluno vivenciar a linguagem de forma subjetiva, reflexiva e poética. Também se apoia em estudos sobre a fotografia como discurso visual (Kossoy, 2001; Mauad, 2018) e nos fundamentos do letramento literário (Cosson, 2006; Paulino, 2009), que reforçam a importância de práticas que estimulem a construção de sentidos. O protótipo foi estruturado em seis etapas: introdução à linguagem fotográfica, leitura e análise de poemas, identificação de linking words, escrita poética, criação de fotopoemas e organização de uma mostra final. Os resultados alcançados durante o processo de pesquisa para o desenvolvimento deste trabalho demonstraram que a combinação entre fotografia e poesia contribui significativamente para o desenvolvimento da sensibilidade estética, ampliação do repertório linguístico em inglês e fortalecimento de leitura e escrita poética em contextos escolares.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA