Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Didactic - Pedagogical"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    "O cheiro dessa merenda me traz pra escola": a merenda escolar enquanto recurso didático pedagógico na escola Sílvia Karícia em Concórdia do Pará
    (2022-08-19) CARNEIRO, Francilene Oliveira Matos; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    A pesquisa intitulada “O cheiro dessa merenda me traz pra escola”: A merenda escolar enquanto recurso didático pedagógico na escola SILVIA KARICIA em Concórdia do Pará tem como objetivo geral analisar o papel pedagógico da merenda escolar, pois é necessário problematizarmos os modos como se constitui os princípios estruturantes dos programas que regulamentam a merenda escolar nas instituições de ensino. Importa também examinar os aspectos teóricos que ressaltam a importância da merenda escolar enquanto recurso pedagógico e por último compreender por meio de narrativas o papel pedagógico que a merenda escolar possui na escola Sílvia Karícia localizada no município de Concórdia do Pará. Desse modo, a problemática desse estudo se assenta em três aspectos: Os modos como estão estruturados os princípios que fundamentam o Programa Nacional de Alimentação Escolar? De que maneira a merenda escolar pode ser usada como recurso didático pedagógico em sala de aula? Como a merenda escolar é vista na escola Sílvia karícia, localizada em Concórdia do Pará? Os procedimentos metodológicos adotados no desenvolvimento dessa pesquisa foram à abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, utilizou-se como instrumento na coleta de dados um questionário semiestruturado com questões predefinidas. Dessa forma, constatou-se que embora prevaleça ainda uma perspectiva assistencialista e prescritiva acerca dessa temática no campo educacional, os alimentos apresentam múltiplas dimensões, tais como pedagógica, cultural, histórica, que podem ser utilizado não só como um recurso pedagógico nas relações de ensino e aprendizagem dos estudantes de forma transdisciplinar, como também na aproximação professor e aluno, escola e família e na formação de sujeitos críticos, capazes de compreender, questionar, transformar a realidade em que estão inseridos quando explorado as potencialidades que a merenda escolar apresenta.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA