Navegando por Assunto "Diagrama"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ritmo e dinâmica: : A interseção sobre vivências de uma bailarina clássica oboísta(2022-12-14) SILVA, Andréia Caroline Assunção da; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Este trabalho de conclusão de curso, desenvolveu sua pesquisa, a partir dos incômodos gerados nas aulas de Ballet Clássico. Há alguns anos atrás, na Escola de Dança Arte em Movimentos. Mas que enfim, teve a construção de conhecimentos, acerca desta inquietação, por meio das vivências nas linguagens Musical, no Conservatório de Música Carlos Gomes. E desta dualidade, ora Dança ora Música, sugeri a organização desta pesquisa, pelo Diagrama de Veen, nomeado aqui de Diagrama das Artes. Destacando então, como objetivo geral, analisar os componentesda interseção/intersecção (ritmo e dinâmica). Afim e mostrar que estes, convergem, paracom, os conjuntos Dança e Música. E para este processo, foram registradas minhas vivências, nas aulas de Ballet Clássico e aulas de Música. E como principais norteadores desta pesquisa, conversaram os seguintes autores: Débora Pinheiro em seus aspectos, da Sinfonia “MUSIDAN” que caminha nas duas linguagens Dança e Música; Agrippina Vaganova, em sua fundamentação da Dança Clássica, mestra regente em meus estudos no Ballet Clássico; Le Breton, como o estudo do corpo em sua inserção social. E para a linguagem musical, conversaram os autores principais: Bohumil Med, com os conceitos básicos da teoria Musical e Roy Benett, para com a organização histórica da Música. A pesquisa mostrou se reveladora, quanto aos aspectos enriquecedores, deste corpo em constante pesquisa.