Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Desenvolvimento"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Autismo infantil: perfil de pacientes atendidos em ambulatório de especialidades pediátricas em Belém, Pará.
    (2009) SILVA, Sherly Cabral; SÁ NETO, Simone de; FIGUEIRAS, Amira Consuêlo de Melo; http://lattes.cnpq.br/6213115471891287
    INTRODUÇÃO: O autismo é um distúrbio cuja etiologia ainda não é bem conhecida, embora envolva fatores genéticos, imunológicos e ambientais onde o processo de desenvolvimento infantil encontra-se profundamente distorcido. É classificado como um dos Transtornos Globais do Desenvolvimento, caracterizado por prejuízos na comunicação e interação social, além da apresentação de comportamento e interesses restritos e repetitivos. De acordo com estimativas mais recentes, cerca de 1 em cada 200 indivíduos apresentam transtornos do espectro autista. OBJETIVO: Avaliar as manifestações clínicas, bem como sugerir fatores de risco nos pacientes que preenchem critérios diagnósticos estabelecidos para autismo. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Realizou-se um estudo do tipo transversal, de amostra não probabilística no Serviço de Crescimento e Desenvolvimento Infantil Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, através de informações coletadas de 80 pacientes em protocolo de pesquisa próprio, submetidas posteriormente à análise estatística. RESULTADOS: O sexo masculino correspondeu a 77,5% dos pacientes. A época de percepção das manifestações mais referida pelos cuidadores foi antes dos 3 anos. O atraso de linguagem foi a queixa mais freqüente (77,5%); os critérios 1.b e 2.a do DSM-IV foram os mais encontrados; a prevalência de episódios de convulsão foi de 32%; a risperidona foi o neuroléptico mais empregado (77,8%) e o acompanhamento mais utilizado no serviço foi o de neuropediatria. CONCLUSÃO: O sexo masculino foi o mais acometido e a queixa mais freqüente, o atraso de linguagem. Pelo DSM-IV, interação e linguagem são os maiores prejuízos desses pacientes. As crises convulsivas foram associadas ao espectro autista, sendo a risperidona o medicamento mais utilizado no tratamento farmacológico de sintomas. Ressalta-se a importância do constante monitoramento da evolução dos portadores do transtorno autista, para otimizar a abordagem terapêutica, bem como promover a inserção de novos tratamentos e adequar a articulação da equipe multidisciplinar.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    CicloGis: um Banco de Dados Geográficos para apoiar ciclistas de Belém do Pará
    (2024-10-10) ALVES, Pedro Paulo Vieira; BARBOSA, Estêvão José da Silva; http://lattes.cnpq.br/0650519445162390; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686
    Este artigo apresenta o desenvolvimento de um banco de dados para ciclistas em Belém, utilizando tecnologias de geoprocessamento. O objetivo é fornecer uma ferramenta eficiente para mapear rotas, identificar pontos de interesse e melhorar a segurança e a mobilidade dos ciclistas na cidade. Foram aplicadas técnicas de coleta de dados geoespaciais e análise geográfica para criar um sistema de fácil acesso. O resultado é um banco de dados que facilita a navegação, promove o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e contribui para o planejamento urbano voltado para a mobilidade ativa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil
    (2022-07-21) MIRANDA, Iana da Cruz; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O presente trabalho de conclusão de curso intitulado: A contribuição da ludicidade no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. Em que teremos como temática questões que envolvem o desenvolvimento da criança, educação infantil e a ludicidade. Pois segundo Zanluchi (2005), é através da ludicidade que a criança é preparada para a jornada da vida, mantendo relações com o contexto social a sua volta, sistematizando com as situações cotidianas. Assim, a problemática que norteia este estudo, está em como se dá a ludicidade no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil? Este estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil; como também mais especificamente: compreender o desenvolvimento da criança, reconhecer as contribuições do lúdico para o desenvolvimento da criança e analisar a ludicidade na prática dos professores da Educação Infantil. Com isso, foi realizado um levantamento bibliográfico, baseando-se em autores que fazem estudos sobre a temática. Este estudo também se enquadra em uma Pesquisa Qualitativa, adotando como procedimento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas para educadoras da Educação Infantil, através de uma pesquisa de campo em uma instituição de Educação Infantil de Abaetetuba/PA. Assim, pode-se concluir que a criança se desenvolve integralmente por meio da ludicidade, através das estratégias pedagógicas adotadas no contexto educacional da Educação Infantil.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da ludicidade na educação infantil
    (2018) MONTEIRO, Carmem Lúcia dos Santos Sousa; ALENCAR, Helem Betel Negrão da Silva
    A presente pesquisa tem como tema: A importância do lúdico na Educação Infantil e tem como objetivo questionar e pensar em soluções para um aprendizado eficaz, diante da seguinte problemática: Qual a capacidade que o lúdico tem de desenvolver as habilidades da criança da Educação Infantil? O objetivo do presente trabalho é elaborar a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, buscando compreender a relevância do brincar, como subsídio, na construção do desenvolvimento, de aprendizagem no processo educacional da criança. O trabalho desenvolveu-se através de uma pesquisa alicerçada nos fundamentos de autores como VYGOTSKY (2003), LUCKESI (2005), KISHIMOTO (1997), SANTOS (1997), NEGRINE (1994), CARDOSO (2008), e outros, segundo realidade escolar. Portanto pretende-se mostrar que a utilização do lúdico aliado às atividades pedagógicas podem transformar o aprender numa ação prazerosa que produz resultados positivos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A interação como instrumento de aprendizagem na educação infantil: um estudo de caso em uma escola sociointeracionista no centro de Belém/PA
    (2019-06-27) MONTEIRO, Tamires Shirlene dos Santos; FREIRE, Brennda Valléria do Rosário; http://lattes.cnpq.br/8793285817440471
    A criança nasce inserida em uma determinada sociedade e tempo histórico, ao possuir relações com o meio onde vive, descobre um mundo que contribui com o desenvolvimento humano através das experiências interativas. Essas interações possibilitam a aprendizagem e a construção de identidade da criança como ser social e histórico que faz parte de uma cultura, fato que confirma a importância de discutirmos como o sociointeracionismo de Vygostsky contribui à Educação Infantil. O estudo tem por objetivo compreender as implicações das relações estabelecidas em uma escola sociointeracionista de Belém/PA no desenvolvimento da criança na educação infantil. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e estudo de caso. As análises possibilitaram compreender o processo de aprendizagem das crianças a partir da teoria sócio-histórica, e identificar as características de uma escola sociointeracionista através de um estudo de caso em uma escola no centro de Belém, como também descrever as ações pedagógicas dos professores sociointeracionistas no processo de aprendizagem das crianças na educação infantil a partir do estudo de caso. Por fim, conclui-se que a escola com base no sociointeracionismo de Vygotsky possibilita de maneira mais completa a formação da criança, permitindo-a que se torne e se construa como pessoa para além dos muros escolares, confirmando-se como sujeito no espaço social onde vive.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Liderança de mulheres no desenvolvimento da comunidade Divino Espirito Santo Vicinal 15
    (2018) SANTOS, Maria Sandra do Nascimento; SOUZA, Ana Paula dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4329522039125429
    O presente artigo aborda a história de uma comunidade rural que sempre esteve sob a liderança de mulheres; No início deste artigo há um apanhado geral sobre a história da abertura da Transamazônica, em seguida consta histórias de mulheres protagonistas para o desenvolvimento social, cultural e intelectual da comunidade Divino Espírito Santo localizada na Vicinal 15, a partir de relatos de mulheres que foram convidadas a participar de uma pesquisa com entrevistas semi-estruturadas, nas quais teriam que contar como foi sua trajetória até os dias atuais na busca de melhorias para esta comunidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A ludicidade como instrumento facilitador da leitura no 2º ano do ensino fundamental
    (2018-06-26) PINHEIRO, Odábias dos Passos; ALENCAR, Helem Betel Negrão da Silva
    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa destacando pontos relevantes sobre a utilização da ludicidade como ferramenta facilitadora no processo de leitura no ensino fundamental. As ideias aqui apresentadas baseiam-se em autores como Vigotsky (1987, 1998 e 2001), Piaget (1996 e 1997). Morais (2012), Freire (2007), Ferreiro (2004) e outros em que ressaltam a importância da ludicidade para formarmos alunos leitores. A pesquisa enfatiza sobre como é importante à utilização da ludicidade nas praticas de sala de aula. Trata de uma reflexão em autores sobre o processo de construção de conhecimento durante o período de formação e aprendizagem, bem como as transformações ocorridas na atualidade. O estudo permitiu entender como a reflexão deve está na vida deste profissional. Desenvolvida através de leituras bibliográficas de caráter qualitativo e observações de campo contudo caminhando para uma melhor compreensão do fenômeno social na qual está inserido o ensino fundamental. Desta forma a pesquisa faz conceito de ludicidade bem como o resgate histórico das metodologias tradicionais às atuais no processo de ensino aprendizagem. Discute-se sobre o papel pedagógico que a ludicidade deve ter no ensino fundamental, baseada na prática pedagógica e a formação do professor que é de extrema importância, destacando como relação ao ensino e o brincar. Destacando que todo o atendimento deve acontecer de maneira lúdica e dinâmica para que a criança possa alcançar em seu processo de aprendizagem o desenvolvimento integral e social. Os resultados da pesquisa apontam a importância dos profissionais trabalharem com qualidade para formação de alunos leitores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Mapeamento das ações do PROAME no desenvolvimento infantil em Caratateua-Pa
    (2025-02-27) FREITAS, Emanuelle Raimunda Nascimento de; NEVES, Taiana Elisia da Silva; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376
    Este estudo busca mostrar a importância do aleitamento materno exclusivo na Ilha de Caratateua distrito de Belém do Pará, trazendo o PROAME (Programa de Aleitamento Materno Exclusivo) como instrumento avaliativo na Estratégia Saúde da Família de Outeiro, o programa tornou-se instrumento essencial para o desenvolvimento infantil na Ilha. Suas ações incluem educação, apoio às mães e monitoramento do crescimento das crianças visando garantir nutrição adequada e fortalecer o vínculo mãe e bebê.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Meta-startup: uma metodologia para o desenvolvimento de startups
    (2017-09-26) FERREIRA, Paulo Weskley de Almeida; FURTADO, Alfredo Braga; http://lattes.cnpq.br/3834872074006666
    Com o advento da computação móvel, criou-se uma infinidade de possibilidades de inovação nos negócios. Esse avanço permitiu aos novos empreendedores criar negócios com menores quantias de investimento inicial e até certo ponto democratizou o mercado. A consequente intensificação da criação de novas empresas gerou um aumento nas possibilidades de ocorrência de inovações. Porém, empreender no Brasil não é uma tarefa tão fácil, por conta de problemas gerados pela alta burocracia, carga tributária e escassez de mão de obra qualificada e especializada e na maior parte dos casos, a falta de experiência ou norteamento ao iniciar um empreendimento. Esses fatores acabam afetando a qualidade na produção de um bem ou prestação do serviço oferecido. Este trabalho apresenta uma metodologia voltada para a criação de startups em um contexto inicialmente regional. Trata-se da agregação de técnicas de Consultoria, Desenvolvimento e Marketing, aplicadas em um ambiente de trabalho de uma startup na cidade de Belém do Pará. A proposta também apresenta a ferramenta denominada Ulha, que permite aos clientes o acompanhamento de todo andamento do projeto por meio da interface web. Todo o suporte necessário para embasar a proposta foi descrito, assim como a citação de alguns empreendimentos que colaboraram para inspiração deste modelo. O resultado desta proposta consiste em apresentar dados coletados acerca da usabilidade da ferramenta Ulha.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O processo de ensino-aprendizagem de uma criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): um estudo de caso
    (2019-07-11) AMARAL, Daniela Pantoja do; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é, por meio de um relato de caso, analisar o processo de ensino-aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, a partir da observação realizada no contexto escolar do aluno. Para tanto, apresento a história de Carlos, estudante do 3º ano do ensino fundamental e portador do diagnóstico de TDAH. Para a geração dos dados, foram realizadas entrevistas com o menino, seus professores e sua mãe, além de observação em sala de aula no período de 21 dias. O referencial teórico conta com ABDA (2017), Maia e Confortin (2015) e outros para a discussão de TDAH, para a temática Inclusão acionei Priscila Augusta Lima (2006) e para discussão de Ensino aprendizagem dessas crianças acionei Barini e Hage (2015), Maia e Confortin (2015) e outros. Os resultados revelam que a internalização da condição de desatento e agitado influenciou desfavoravelmente o processo de ensino aprendizagem da criança, contudo, apesar das dificuldades esse processo é realizado e tem tido avanços significativos no desenvolvimento do aluno.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto de Centro de Apoio e hospedagem sustentável para turistas na ilha do Combu em Belém - PA
    (2019-12-17) AQUINO, Juliana Monteiro de; FRANCO, Irving Montanar; http://lattes.cnpq.br/4254203203850909
    A sustentabilidade tem entrado em foco em todos os setores da sociedade contemporânea. Busca-se aliar o desenvolvimento econômico e social ao respeito com a natureza, objetivando preservar recursos naturais para as gerações futuras. Projetos de arquitetura e sua execução não deixam de estar inseridos neste contexto e talvez, seja uma das principais atividades que poderão possibilitar o alcance de um mundo mais sustentável, por sua responsabilidade no consumo de materiais, o emprego de técnicas construtivas que utilizem menos recursos e a criação de soluções que possibilitem a redução do consumo de energia. Concomitantemente, com a tomada de consciência internacional sobre as ameaças que a exploração predatória dos recursos trariam para a natureza, surge o ecoturismo. Uma nova forma de lazer turístico que leva os turistas a visitar locais em busca de uma experiência com a natureza em seu estado mais puro. Este trabalho busca contribuir com proposta para a criação de projeto arquitetônico, aliando as melhores práticas da arquitetura sustentável e o potencial de uma nova forma de exploração da atividade turística na ilha do Combu, de maneira a inserir no processo de desenvolvimento econômico, as comunidade ribeirinhas e a preservação do meio ambiente.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA