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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”
    (2018-08-31) AMORIM, Josiane Lima de; ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2751639119658256; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729
    O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma o desenho e escrita, desenvolvidos em uma atividade experimental investigativa, contribuem para o processo de Alfabetização Científica dos alunos participantes do Clube de Ciências "Prof. Dr. Cristovam W. P Diniz" na UFPA/Castanhal. Esta investigação está fundamentada em uma abordagem qualitativa, a mesma foi realizada a partir dos registros de desenho e escrita dos alunos, desenvolvidos na experiência do “problema da peneira”, em que procuramos identificar os Indicadores de Alfabetização Científica proposto por Sasseron (2008). Os alunos demonstraram por meio dos registros a construção do conhecimento científico, pois as análises mostram que os alunos produziram desenhos e textos expondo o que compreenderam na atividade experimental, como organizaram suas ideias, bem como representaram o raciocínio ao desenvolverem explicações para as causas do fenômeno estudado. Desse modo, conclui-se que ao verificarmos os indicadores nos registros dos educandos, evidenciam que estão engajados no processo de Alfabetização Científica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais
    (2017-12-22) SILVA, Mirlen Valéria Medeiros da; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    Este estudo teve por objetivo investigar as concepções de Sentimentos e Representações do Corpo Humano que as crianças possuem acerca do corpo, representado através de desenhos pelos alunos do 1°, 3° e 5° anos, do Ensino Fundamental de uma escola pública no bairro Guamá em Belém/PA. Os sujeitos da pesquisa foram 30 crianças entre 5 e 12 anos de idade. A pesquisa postula uma abordagem qualitativa, fundamentada na teoria das Representações Sociais, nos conceitos de Corpo e Desenhos. A coleta de dados para a análise consta de: a) apresentação da proposta nas turmas para as crianças; b) solicitação de desenhos pelas crianças. As análises das produções de desenhos e entrevistas semi estruturadas tornou evidente aspectos do corpo que não são revelados no cotidiano escolar. Há desenhos que representam sentimentos de alegrias, de frustrações ou de decepções sobre algo está bem ou mistérios a serem revelados. As mãos aparecem como uma representação forte e significativa para as crianças do 1° ano. O coração foi a parte que mais significa o corpo para as crianças do 3° e do 5° ano escolar. Concluímos que os desenhos são linguagens diferentes da falada, mas há a necessidade de se saber o que o desenhante quis dizer ou sentiu ao colocar no papel aquela figura. O embora possa ser uma imagem inconsciente do desenhante ela tem uma função mediadora do pensamento, do corpo e da experiência que cada sujeito vivencia ou projeta como um sonho ou um fantasma.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Traje mirim: reflexões do processo de criação dos trajes da temática Lendas Amazônicas na quadrilha roceiros da colônia do município de Marituba / PA
    (2019-06-21) LIMA, Flávia de Jesus dos Santos de; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971
    O processo de criação dos trajes da quadrilha junina mirim Roceiros da Colônia, de Marituba-PA, especificamente a temática Lendas Amazônicas, apresentada no ano de 2014, está intimamente ligada a minha prática de desenhar, motivo pelo qual fui solicitada pela quadrilha a fim de suprir a necessidade de criar modelos de roupas juninas para vestir o grupo, prática que alavancou meu crescimento enquanto artista, além do estreitamento de relações com as pessoas que fazem a quadrilha Roceiros da Colônia acontecer. O objetivo geral consiste em refletir sobre o processo de criação dos trajes elaborados, que se iniciam a priori no desenho, onde evidencia o grupo junino como referência para mostrar os bastidores dessa construção de trajes. Essa é uma pesquisa de campo etnográfica que aborda informações / conhecimentos a respeito da preparação dos trajes da quadrilha, enriquecido dos registros de desenhos, imagens, depoimentos de experiências dos quadrilheiros envolvidos, que vivenciam a cultura popular junina, além de expor o trabalho do artista desenhista em relação à importância do desenho e do traje para a manifestação junina como complemento do personagem caipira ao tema proposto. As referências principais desta pesquisa são: Angrosino (2009), Lakatos e Marconi (2007) sobre método etnográfico, Bião (2007) e Cascudo (1998) sobre cultura popular, Muniz (2004), Souza e Ferraz (2013), Abling e Maggio (2014) sobre figurino / traje, Harrison (1994) sobre a linguagem do desenho, Leal (2011), Bregolato (2007) sobre o contexto da quadrilha, Brikman (1989), Neves (2008), Lobo e Navas (2003) sobre corpo.
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