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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ansiedade na escola: desempenho e dificuldades na aprendizagem de adolescentes
    (2022-07-19) RIBEIRO, Fabiane Lobato; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    Este artigo refere-se a ansiedade em adolescentes no contexto escolar, tendo em vista que ele é um problema muito comum nos dias atuais que afeta a aprendizagem de grande parte dos adolescentes nessa condição. Problemas de saúde mental atingem cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Estima-se que desse número 14% são adolescentes, com a prevalência de casos de ansiedade segundo os dados do Relatório Mundial de Saúde Mental de 2022. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é analisar como a ansiedade interfere na aprendizagem e no desempenho dos alunos adolescentes no âmbito escolar, suscitando a reflexão acerca da necessidade dessa abordagem dentro das escolas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, servindo-se das contribuições de autores como Felício e Silveira, e dos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao concluir este estudo, constatou-se que a ansiedade no contexto escolar pode se agravar se houver negligência no seu tratamento. Por outro lado, revelou que seus impactos podem ser amenizados com a promoção em saúde mental nas escolas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El profesor como agente motivador en las clases de español como lengua extranjera
    (2019-07-08) AIRES, Ivo dos Santos; ABREU, Francelina Barreto de; http://lattes.cnpq.br/2576837299879701
    O presente artigo se propõe a analisar a importância da atuação do professor como um agente motivador nas aulas de espanhol como língua estrangeira. Para isso, primeiramente realizamos uma pesquisa bibliográfica buscando escolher autores que discutem a motivação como sendo uma ação pedagógica, estudos que buscam estimular a aprendizagem dos alunos. Em seguida, partimos para uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi feita mediante observações das aulas, aplicação de um questionário direcionado aos alunos para sabermos a opinião deles a respeito das aulas de espanhol que eles vivenciam e através de quatro atividades didático-pedagógicas que exploraram o aspecto motivacional do momento da prática educativa. A partir desta pesquisa foi possível constatar que, no que diz respeito à motivação dos alunos para aprender espanhol, estes consideram as aulas pouco atraentes por conta de que a prática pedagógica exercida em sala de aula muito pouco tinha a ver com uma proposta de ensino que realmente visasse a aprendizagem fluente da língua espanhola, o que ocasiona uma representação negativa dos próprios estudantes quanto ao próprio desempenho em sala de aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Níveis de ansiedade pré-competitiva em jogadores de futebol de campo da categoria sub 20
    (2018-01-30) LIMA NETO, Raimundo Gregório de; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868
    O estudo tem como objetivo analisar os níveis de ansiedade cognitiva, somática e autoconfiança e as dimensões da ansiedade como intensidade, direção e frequência na fase pré-competitiva de uma equipe de futebol masculina sub 20, durante uma competição esportiva a nível estadual. Participaram do estudo 21 jogadores de futebol, do sexo masculino. Foi utilizado o questionário para mensurar o estado de ansiedade, o Inventário de Estado de Ansiedade Competitiva Revisado, (Revised Competitive State Anxiety Inventory – 2) - (CSAI-2R), validado para língua portuguesa por Fernandes et al. (2013a). Os dados foram analisados estatisticamente com emprego do software GraphPad Prism, versão 7.3. O teste de Shapiro-Wilk foi empregado para verificar a normalidade das dimensões. Não havendo normalidade nos dados, utilizamos a estatística não paramétrica com o emprego dos testes de Kruskall Wallis e Friedman com post hoc de Wilcoxon para as comparações entre os escores de suas dimensões. Os jogadores avaliados apresentaram na dimensão intensidade, autoconfiança elevada em relação aos escores de ansiedades cognitiva e somática com resultados significantes. Já na dimensão direção, os resultados em relações as ansiedades cognitiva e somática, os jogadores, acharam as mesmas pouco debilitantes em relação ao desempenho, porém a autoconfiança se destacou como facilitadora para o seu desempenho, obtendo resultados significantes em relação às ansiedades cognitiva e somática. Na dimensão frequência, a autoconfiança se destacou mais uma vez com um escore elevado, e ansiedades cognitiva e somática com baixos escores, com isso obtendo resultados significantes, e mostrando que os jogadores foram muitas vezes mais autoconfiantes. Dessa forma nossos resultados demostraram que os atletas reportam elevados escores de autoconfiança, com baixos níveis de ansiedade cognitiva e somática, em todas dimensões mensuradas. Concluímos que a experiência competitiva pode influenciar nas percepções de ansiedade e de autoconfiança, podemos concluir que elevados escores de autoconfiança e baixos níveis de ansiedades cognitiva e somática, podem colaborar com a hipótese de que a mesmas pode melhorar rendimento e desempenho esportivo em partidas de futebol.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Predição de desempenho de aplicações CUDA utilizando aprendizado de máquina e características de pré-execução
    (2024-07-11) SIQUEIRA, Luan Ribeiro; GONZÁLEZ, Marcos Tulio Amaris; http://lattes.cnpq.br/9970287865377659
    Com a evolução das unidades de processamento gráfico (GPU), as aplicações de computação paralela estão se tornando cada vez mais complexas. Predizer o desempenho dessas aplicações ajuda desenvolvedores a otimizar seus algoritmos escalonadores na distribuição de seus trabalhos. Neste trabalho, foram desenvolvidos e avaliados modelos de aprendizado de maquina para predizer o desempenho de aplicações CUDA utilizando características de pre-execução. Foram comparados os modelos Ridge Regression, Random Forest e Decision Tree em nove aplicações CUDA, utilizando a métrica MAPE. Os resultados mostram que o Decision Tree obteve os menores valores de MAPE, enquanto o Random Forest apresentou um desempenho consistente. Já o Ridge Regression teve desempenho variável devido a sua limitação em lidar com multicolinearidade. O estudo enfatiza a importância considerar as características específicas da aplicação e da GPU ao fazer predições de desempenho
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