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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo e seus desafios em classes multisseriadas: um estudo no contexto da escola São Sebastião em Barcarena-PA(2019-12-12) SOUZA, Elder Martins; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175A educação do campo nada mais é como uma educação escolar específica que oportuniza o campo dentro de suas especificidades e garante a permanência dos sujeitos no lugar onde vivem. Nesse contexto, o ensino em classes multisseriadas presente no campo contempla a todos de forma igualitária, a fim de obter um bom aprendizado? Além do mais, objetiva-se saber se a aprendizagem ocorre em vista da complexidade da classe, especificamente com alunos do 5º ano. Com o intuito de aprofundar a temática abordada, a pesquisa teve como objetivo conhecer como ocorre a aprendizagem, em classe multisseriada, na escola da comunidade São Sebastião, no município de Barcarena-Pará, visando compreender a forma de ensino, o rendimento escolar e os desafios que professores e alunos enfrentam nesta forma de ensino na educação do campo. Os resultados apresentados ocorreram mediante a pesquisa qualitativa e quantitativa, onde foi possível utilizar os seguintes instrumentos para a coleta de dados como: entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário com professor e aluno. A coleta de dados ocorreu com apenas um professor e cinco alunos do 5º ano. A pesquisa constatou-se de duas etapas: a pesquisa bibliográfica, onde foi possível consultar referencial teórico de autores como Arroyo (2013), Barros (2010), Ferreira (2011) e Hage (2008) entre outros que retratam a temática de educação do campo e classes multisseriadas e a pesquisa de campo. Desta forma, os resultados apontam que o ensino nessas classes apresenta alguns problemas devido à sua complexidade de turmas e níveis de aprendizagens diferentes assim como a distorção idade-série. A escola não apresenta coordenação pedagógica e ficou evidente que precisa de mais formação para o professor. Nesse sentido, a escola necessita ter um projeto político pedagógico que atenda às realidades dos alunos do campo no contexto em que vivem, proporcionando a permanência na escola e obtendo desta forma um bom rendimento nos estudos. A pesquisa também revelou que apesar do ensino dado na escola à família pouco tem feito em casa para contribuir na aprendizagem do aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR: entrelaçado de caminhos de ventos e rios(2018-12-27) TRINDADE, Thayse Krisina Valente; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530O presente trabalho tem por tema Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR: entrelaço de caminhos de ventos e rios, programa este que tem como principal objetivo a oferta da licenciatura para os professores que atuam sem a formação exigida pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), o Ensino Superior. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições e importância do PARFOR para professores que já estão atuando na rede de Educação Básica no município de Abaetetuba-Pa. A pesquisa é caracterizada como qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados, a observação participante, monitoria, diário de campo, filmagens e análise documental. Os participantes da pesquisa foram os discentes do PARFOR - UFPA - Licenciatura Integrada em Educação em Matemática, Ciências e Linguagens- Abaetetuba-Pa. Os dados nos revelaram que o PARFOR foi um divisor de águas na vida desses discentes, onde desenvolveram uma identidade profissional, fortalecendo seu desenvolvimento profissional que, apesar das muitas dificuldades enfrentadas durante o desenrolar do curso, continua a ser um desejo de muitos prosseguirem nessa longa caminhada de qualificação. Para os discentes do PARFOR os conhecimentos adquiridos dentro da graduação mudaram significativamente suas práticas pedagógicas, as metodologias já não são as mesmas, abrindo um leque de possibilidades de trabalho, passaram a observar mais seus alunos, tentado compreender suas singularidades e permitindo que o aluno assuma uma posição ativa tendo uma leitura de mundo mais ampla.