Navegando por Assunto "Defects in flexible pavements"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa de cinco índices de condição de pavimentos urbanos(2022-12-19) MAUÉS, Gabriel Melém; SOARES, Lucas Franco; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513RESUMO Para que um Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) seja implementado de maneira satisfatória se faz necessário um bom cálculo de Índice de Condição de Pavimento (ICP) para manutenção da qualidade das superfícies dos pavimentos. Quando se trata do cálculo desse índice, existem diversos métodos de cálculo, considerando defeitos diferentes, com pesos diferentes. Dessa maneira, o objetivo dessa pesquisa é efetuar o cálculo do Índice de Condição de Pavimento Urbano (ICPU) dos pavimentos presentes no bairro de Batista Campos, utilizando cinco diferentes métodos de cálculo e comparar seus resultados. A coleta de dados foi efetivada no bairro de Batista Campos, em 142 trechos, sendo o cálculo efetivado por meio de cinco métodos diferentes (Osório (2014), Páez (2015), Souza (2021), Aihuki (2022) e Albuquerque (2022)) e foram efetivadas comparações com os parâmetros estatísticos de média, mediana, moda, desvio padrão e coeficiente de variação, além da comparação em relação aos tipos de defeitos avaliados por cada método e quanto à tendência de resultados. Dentre os principais resultados, tem-se que a partir dos cinco ICPU’s calculados, o ICPUOso representou o maior índice e o menor foi o ICPUSouza, sendo esse, também, o índice que apresentou maior coeficiente de variação, ou seja, segmenta melhor os trechos avaliados quanto a qualidade do pavimento observado, já o menor coeficiente de variação foi obtido pelo ICPUPáez, além disso observou-se que os defeitos mais frequentes avaliados pelos métodos aplicados foram as trincas por fadiga, os remendos, as panelas e a deformação permanente por trilhas de roda e como defeitos menos frequentes viu-se trincas nos bordos e exsudação. Por fim, concluiu-se que o ICPUSouza obteve o maior coeficiente de variação e conseguiu efetivar a segregação dos melhores e piores trechos da malha viária em análise, além de necessitar de um levantamento que conta com menos defeitos que o estipulado pelo método padrão implementado pelo SHRP, analisando somente 10 defeitos e garantindo um resultado satisfatório.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comparação dos ICPs das faixas de tráfego que constituem corredores de transporte coletivo versus ICPs das demais faixas(2023-12-18) SARRAF, Carlos Kevin Trindade; MAGALHÃES, Juliana Evelyn Martins de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A qualidade da condição de rolamento dos pavimentos representa um aspecto importante para mobilidade urbana, especialmente nas vias e faixas exclusivas de transporte público. O Sistema de Gerência de Pavimento (SGP) é uma ferramenta importante para manutenção da qualidade da malha viária urbana, promovendo o menor uso de recursos públicos. Contudo, a efetivação desse sistema depende da realização de levantamentos dos defeitos presentes nos pavimentos. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é realizar a avaliação da condição superficial do pavimento de três vias com faixa exclusiva da cidade de Belém, bem como comparar os resultados obtidos para cada faixa de tráfego. Para tanto, foi realizado o levantamento dos defeitos dos pavimentos da área de estudo e foram calculados os ICPs (Índice de Condição do Pavimento) de cada faixa de tráfego, baseado no método de Sousa (2021), que adaptou o método SHRP (Strategic Highway Research Program). Dentre os principais resultados, tem-se que as faixas exclusivas apresentaram um ICP médio inferior à faixa central e à faixa da esquerda, sendo eles, respectivamente, 78,94, 87,21 e 89,19. O trecho mais crítico apresentou ICP de 46,05 e os melhores trechos apresentaram ICP de 91,67. Os defeitos mais frequentes na área de estudo analisada foram o desgaste (39,78%), deformação permanente (18,23%) e trincas por fadigar (17,13%). Nas faixas exclusivas os defeitos que mais ocorreram foram desgaste (24,24%), trincas por fadiga (22,22%) e as deformações permanentes (17,17%). Não se detectou correlação linear significativa entre o ICP e a cota das vias, nem entre ICP e o número de linhas de ônibus que trafegam pela faixa. Por fim, concluiu-se que as faixas exclusivas de ônibus apresentam maior grau de deterioração em relação às demais, por isso, devem ser priorizadas nas atividades de manutenção e reabilitação.