Navegando por Assunto "Decoloniality"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O “bom” e o “mau” selvagem através das telas: uma análise das representações indígenas na TV aberta brasileira (1980-1990), seus impactos no imaginário social e no ensino de História(2025-09-15) MOREIRA, Wueslen de Souza; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259Este trabalho tem por finalidade analisar as representações indígenas nos espaços midiáticos dos programas de TV do final das décadas de 1980 e 1990 e como a TV aberta, enquanto espaço de poder, foi uma importante ferramenta para a perpetuação dos estereótipos relacionados aos indígenas nos dias atuais, no contexto brasileiro. Será utilizada como fonte a plataforma YouTube, a fim de acessar quadros de programas como Casseta & Planeta, Os Trapalhões e Xou da Xuxa, buscando enfatizar como a TV brasileira do final do século XX foi marcada por estereótipos, falta de diversidade e uma visão estigmatizada acerca dos povos originários. O trabalho parte de um método qualitativo-interpretativo. A TV aberta, enquanto espaço de poder, contribuiu para a consolidação de um imaginário racista e estigmatizado em relação aos povos indígenas. O objetivo inicial é destacar o espaço da mídia como um espaço de poder e como a sua grande relevância é capaz de moldar pensamentos e influenciar indivíduos a partir do discurso; evidenciar como os indígenas são abordados historicamente no espaço escolar e suas representações; realizar, posteriormente, uma análise dos programas de TV que pautaram o “índio” em suas programações; e, por fim, propor uma intervenção didática, de forma teórica, voltada para o trabalho com alunos do ensino fundamental, buscando desmistificar estereótipos e percepções distorcidas em relação aos povos indígenas brasileiros, a partir de uma perspectiva decolonial de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Manifesto Pauta NegrA: em rastros de criações (po)éticas decoloniais de uma encenadora-produtora(2023-03-27) FREITAS, Ingrid Gomes de; FLORES, Andréa Bentes; http://lattes.cnpq.br/4347358203729416Este trabalho traça rastros cartográficos de reflexão acerca dos processos criativos cênicos de uma encenadora/produtora afroindígena, no Manifesto Pauta Negra. O referido espetáculo resultou de projeto desenvolvido no Grupo de Teatro Universitário de 2018, intitulado As Manas Pretas, viabilizado por meio do projeto de extensão Novos Encenadores, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará. Em perspectivas do pensamento feminista decolonial, trago apontamentos reflexivos sobre aspectos desta experiência, a partir de afetações na vivência artística com outras mulheres afroameríndias participantes do processo, para reflexão do fazer teatral com corpas racializadas no território amazônida. Abordo especificidades do processo referentes à experiência de nossos corpos no teatro e para além dele, realçando a elaboração coletiva da dramaturgia do Manifesto Pauta NegrA, bem como busco deslocar minha perspectiva para tratar do espetáculo sob o olhar de uma espectadora ficcional. Por fim, concluo que o processo de criação é território de resistência contra os efeitos do regime de colonialidade em nossos corpos, gerando provocações ao campo teatral.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prosexo dhi revolta: Autoinvestigações da trajetória de vida travesti para reelaborações de processos de criação em dança/arte(2023-12-14) LIMA, Hta Shamax Soares; MOURA, Xan Di Alexandria de Oliveira; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Esta pesquisa foi concebida conforme a Instrução Normativa Nº 01/2023 - PROEG/UFPA, que dispõe de acordo com o Art. 4º, Parágrafo único: outras modalidades poderão ser utilizadas, em conformidade com a área de conhecimento, desde que o Conselho da subunidade aprove. Desse modo, este trabalho de conclusão de curso aborda transição de gênero e decolonialidade do corpo na perspectiva de vida travesti preta e amazônida, e apresenta Poética Cênica e Texto memorial intitulados Prosexo Dhi Revolta. A poética foi elaborada inicialmente em 2018 durante mobilidade acadêmica na Universidade Federal da Bahia - UFBA e reelaborada em 2023 na Universidade Federal do Pará - UFPA. Este texto memorial reúne relatos sobre o processo de autoinvestigação e criação da obra, bem como parâmetros achados durante estes processos que estruturam a arte e a artista htadhirua. Essa pesquisa tem por objetivo desenvolver um processo de criação em arte a partir de questões de transição de gênero e decolonialidade do corpo. Os principais conceitos abordados são pesquisa com prática artística de Ciane Fernandes (2013) e processo de criação de Cecilia Almeida Salles (1998). A metodologia de pesquisa é a “pesquisa cambono” de Luiz Simas e Luiz Rufino (2018) que se baseia nas epistemologias das práticas de terreiro para guiar pesquisadores em arte.