Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Decolonial education"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Audiovisual e o ensino de História: a análise fílmica e a busca de uma educação decolonial
    (2023-03-13) MACHADO, Ivana de Paula de Araújo; SANTOS, Márcio Antônio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231
    Neste artigo temos como objetivo fazer uma análise crítica a respeito do uso do audiovisual para o ensino de História na Educação Básica. Para isso, usamos como metodologia uma revisão de literatura integrativa. Ao longo da pesquisa fora encontrada uma tendência do uso de audiovisual somente como entretenimento sem uma reflexão crítica aprofundada, transformando-os em instrumento de colonização das mentalidades. Nessa perspectiva, apresentamos a metodologia Análise Fílmica como proposta eficaz para o uso de audiovisual no Ensino de História e sua interface com o pensamento decolonial, se mostrou como fomentadora para um Ensino de História norteado por uma educação emancipadora. Dentro disso, propõe-se apresentar e demonstrar que a união entre a Análise Fílmica e o pensamento decolonial, se estrutura como uma excelente alternativa aos docentes que objetivam que o uso de audiovisual no Ensino de História ande em sincronia com uma educação libertadora.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Racismo ambiental e resistência indígena na Amazônia: desafios e possibilidades para o Ensino de História em uma perspectiva decolonial
    (2025-09-19) LOIOLA, Maria Clara da Silva; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700
    Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa o racismo ambiental na Amazônia em sua relação com a ditadura civil-militar (1964-1985), evidenciando como projetos desenvolvimentistas resultaram em violência, deslocamentos e destruição cultural de populações indígenas. A pesquisa articula reflexão historiográfica e abordagem pedagógica decolonial, investigando de que forma o ensino de História pode contribuir para problematizar essas continuidades coloniais. Além do levantamento bibliográfico, foi aplicada uma proposta didática junto a uma turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Madre Celeste (Ananindeua/PA), com análise de fontes históricas do período ditatorial na Amazônia. Os resultados demonstraram que a atividade favoreceu o reconhecimento das resistências indígenas, a crítica às narrativas oficiais e a valorização de epistemologias silenciadas. Conclui-se que o ensino de História, quando orientado por uma perspectiva decolonial, constitui ferramenta estratégica para enfrentar o racismo ambiental e fortalecer a formação crítica dos estudantes.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA