Navegando por Assunto "Deaf student"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alfabetização de estudantes surdos: uma reflexão necessária(2023-12-14) NASCIMENTO, Fabrício Leal do; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988; https://orcid.org/0000-0002-9549-3906O objetivo deste estudo é analisar o processo de alfabetização de estudantes surdos. O texto traz alguns apontamentos sobre o fazer pedagógico na alfabetização desses estudantes. Realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, embasada em Gil (2002). Utilizou-se como base para a discussão os autores; Monteiro (2016); Ziesmam (2007); Sterwart (1993), dentre outros. Os resultados apontam que a alfabetização de surdos deve ser realizada primeiramente na língua de sinais (L1), pois esse processo fará toda a diferença na educação e desenvolvimento social desse coletivo; no entanto a língua portuguesa (L2) deve ser ensinada juntamente; e para a efetivação desse processo de ensino para estudantes surdos, também se pode constatar a importância do intérprete de libras no contexto da sala de aula, que contribui positivamente na sociabilidade do estudante com surdez dentro do espaço escolar e, consequentemente, na convivência em sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo: uma análise na escola E. E. F. E M. Cristo Trabalhador em Abaetetuba-PA(2019-12-17) FERREIRA, Naylane da Costa; MELO, Rosileide de Jesus de Sousa; http://lattes.cnpq.br/3386237933997482A referida pesquisa visa conhecer quais os procedimentos didáticos pedagógicos são utilizados no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos, especificamente, os alunos do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cristo Trabalhador, localizada no município de Abaetetuba/PA. Para tanto, utilizou-se do procedimento técnico denominado pesquisa participante. Na qual uma pesquisa parte do contato entre pesquisadores e membros das situações investigadas. A coleta de dados foi através da entrevista e observação. A pesquisa está organizada em capítulos, onde o primeiro trata do percurso histórico educacional dos surdos; o segundo capítulo vem trazer inovações para o ensino do Português para alunos tais alunos; e por fim, relato no último capítulo os métodos utilizados atualmente no ensino do Português.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A interação entre o professor e o intérprete de libras na sala de aula e a inclusão de alunos surdos(2022-08-08) SIQUEIRA, Adrielly de Oliveira; COSTA, Erika de Oliveira; SEIXAS, RIBEIRO, Joyce Otânia; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Este trabalho trata sobre inclusão escolar, problematizando a relação pedagógico entre docentes e o interprete de Libras no processo de inclusão de alunos surdos. O objetivo geral é refletir sobre a relação pedagógica na sala de aula inclusiva. O referencial teórico contou com Quadros (2008), Gebarae Barros (2014), Lacerda (2020), Melo (2013) e outros. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e foi desenvolvida por meio do estudo de caso. O trabalho de campo ocorreu na Escola M.E.F. Dr. Anthodio Barbosa na cidade de Tomé-Açu, tendo como participantes um grupo de docentes e uma interprete de Libras. Na coleta de dados utilizamos a observação e a aplicação de questionários. Como resultado, a relação entre docentes e interprete de Libras ainda se dá de forma muito tímida, o que afeta o processo de inclusão dos alunos surdos; apesar das inúmeras mudanças na educação inclusiva, percebemos fragilidades nesse desse atendimento, especialmente quanto a formação docente inclusiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) LIBRAS como disciplina no ensino fundamental: uma experiência na escola Antônio de Oliveira Gordo, Moju-PA(2016) SOUZA, Vanda Suely Ferreira de; COSTA, Vanessa do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/2743227224359109; https://orcid.org/0000-0002-4911-8144Este trabalho tem como objetivo geral analisar como os professores da escola Antônio de Oliveira Gordo entendem e enfrentam o processo de inclusão de alunos surdos na sala de aula. O local da pesquisa pertence à zona urbana do município de Moju/Pará. Como suporte teórico foram usados os trabalhos de Reis (2013), Silva (2009) entre outros que serviram de referências para as discussões sobre educação dos surdos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que se caracteriza pela presença de uma forte subjetividade contida nas falas dos atores sociais envolvidos no ambiente escolar. A coleta de dados foi feita através de pesquisa de campo utilizando como instrumento um roteiro para as entrevistas com docentes e outro sobre a escola pesquisada. Os resultados apresentados são interpretados e discutidos através da técnica de análise do conteúdo extraído das transcrições das entrevistas. Os resultados obtidos indicam que por unanimidade os docentes reconheceram que a escola ofertou uma formação continuada na área.