Navegando por Assunto "Deaf Students"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os jogos pedagógicos na inclusão de alunas surdas no contexto da escola municipal Cristiano José de Medeiros Rosa – Bragança (PA)(2025-10-08) BELEM, Simone Conde; CRUZ, Cristiane Bremenkamp; http://lattes.cnpq.br/9016207306280257; https://orcid.org/0000-0003-0854-7687Este estudo tem como objetivo analisar os jogos pedagógicos como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem para a inclusão de alunas surdas. O referencial teórico se baseia em Skliar (1998); Lacerda (2003); Motta e Gediel (2021); Silva (2022), dentre outros. Quanto a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, caracterizada por meio de estudo de campo, de natureza empírica. A pesquisa teve como participantes duas alunas surdas de uma escola municipal de Bragança-PA. Para a coleta de dados utilizou-se jogos pedagógicos, observação participante e o diário de campo. A análise de dados foi realizada por meio da organização dos dados produzidos, caracterização sociodemográfica das participantes e discussão dos temas surgidos com autores da área. Os principais resultados obtidos indicam que apesar das dificuldades devido à barreira comunicacional das alunas no momento da aplicação dos jogos pedagógicos, foi possível observar a construção de vínculo, cooperação entre as participantes, desenvolvimento da memória, do pensamento lógico-matemático e aprendizado de sinais em Libras. Conclui-se que os jogos pedagógicos quando bem preparados e aplicados adequadamente para a faixa etária correspondente demonstram valor pedagógico, contribuindo significativamente para a aprendizagem e desenvolvimento de estudantes surdos de modo prazeroso e lúdico.