Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Deaf Students"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os jogos pedagógicos na inclusão de alunas surdas no contexto da escola municipal Cristiano José de Medeiros Rosa – Bragança (PA)
    (2025-10-08) BELEM, Simone Conde; CRUZ, Cristiane Bremenkamp; http://lattes.cnpq.br/9016207306280257; https://orcid.org/0000-0003-0854-7687
    Este estudo tem como objetivo analisar os jogos pedagógicos como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem para a inclusão de alunas surdas. O referencial teórico se baseia em Skliar (1998); Lacerda (2003); Motta e Gediel (2021); Silva (2022), dentre outros. Quanto a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, caracterizada por meio de estudo de campo, de natureza empírica. A pesquisa teve como participantes duas alunas surdas de uma escola municipal de Bragança-PA. Para a coleta de dados utilizou-se jogos pedagógicos, observação participante e o diário de campo. A análise de dados foi realizada por meio da organização dos dados produzidos, caracterização sociodemográfica das participantes e discussão dos temas surgidos com autores da área. Os principais resultados obtidos indicam que apesar das dificuldades devido à barreira comunicacional das alunas no momento da aplicação dos jogos pedagógicos, foi possível observar a construção de vínculo, cooperação entre as participantes, desenvolvimento da memória, do pensamento lógico-matemático e aprendizado de sinais em Libras. Conclui-se que os jogos pedagógicos quando bem preparados e aplicados adequadamente para a faixa etária correspondente demonstram valor pedagógico, contribuindo significativamente para a aprendizagem e desenvolvimento de estudantes surdos de modo prazeroso e lúdico.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA