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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Afetividade e educação respeitosa na creche: narrativas de professoras(2022-12-28) DIAS, Elizama Oeiras; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431O presente estudo tem como objetivo central compreender como as relações afetivas e educação respeitosa entre professoras e estagiária podem influenciar no desenvolvimento dos bebês na faixa etária de um e dois anos de idade. O interesse em desenvolver esta pesquisa surgiu em decorrência de minha experiência de estágio em uma creche, visto que o mesmo contribuiu de forma significativa para minha formação. Desse modo, assumo a pesquisa narrativa como suporte epistemológico neste estudo, por esta compreender os processos de formação, de conhecimento e de aprendizagem pelos quais os sujeitos estão inseridos. Portanto, constitui o corpus desta pesquisa por meio de entrevistas com perguntas abertas gravadas em áudio, e posteriormente transcritas e analisadas. Os sujeitos da pesquisa são: duas professoras e uma estagiária, todas atuam na mesma instituição. Neste estudo utilizei como principal fonte teórica as obras da autora Jane Nelsen, precursora e principal idealizadora da Educação Respeitosa. Diante dos resultados obtidos a partir das narrativas das docentes e de minha própria vivência com essa abordagem prática e filosófica, constatei que a educação respeitosa e a afetividade andam juntas na construção de crianças responsáveis, cooperativas, e que tenham respeito por si e pelos outros. Além disso, auxiliam os adultos a lidarem com os desafios de colocar limites e, ao mesmo tempo, formar vínculos afetivos com as crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Desconhecido A educação da primeira infância: a criação da primeira creche em Abaetetuba-PA(2024-06-20) ESPIRITO SANTO, Milena Guedes do; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este trabalho é fruto de um estudo sobre a criação da primeira creche em Abaetetuba-Pará. O objetivo da pesquisa é analisar o processo de criação da primeira creche destinada ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos no município. Caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, mediada pela pesquisa histórica e documental, utilizando fontes documentais dos arquivos da Secretaria Municipal de Educação e do site da Prefeitura de Abaetetuba. Como coleta de dados complementares, foi realizada uma entrada em campo para conhecer a creche e suas condições de atendimento. Na pesquisa de campo, a coleta de informações junto aos sujeitos baseou-se na história oral. A fundamentação teórica incluiu os estudos de Kishimoto (1988), Minayo (1994), Pádua (1997), Godoy (1999), Chizzotti (2000), Didonet (2001), entre outros. Para entender o contexto educacional de Abaetetuba, foram essenciais as contribuições de Santos (1996), Sousa (2009), Ferranti (2013) e Machado (2020). A pesquisa revelou que, até meados de 2010, não havia creches para crianças de 0 a 3 anos no município, como previsto e assegurado pela LDB e pela Constituição Federal. A educação infantil no município era oferecida apenas por meio de pré-escolas e escolas de ensino fundamental para crianças de 4 a 6 anos. Diante da grande demanda infantil, Abaetetuba ganhou novas configurações na oferta de educação, considerando a criação de novos espaços educativos voltados para as crianças de 0 a 3 anos. No entanto, a criação da primeira creche municipal só foi possível em agosto de 2011, por meio de um convênio mantido entre a prefeitura municipal de Abaetetuba e a Ordem Franciscana Secular do Brasil. Dessa forma, a criação da creche “Irmã Eufrásia Maria de Belém”, além de proporcionar uma nova perspectiva de educação para o município, foi também fundamental para que houvesse o atendimento às crianças de 0-3 anos, principalmente as que residiam nos bairros periféricos da cidade.