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Navegando por Assunto "Dance in education"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança e psicomotricidade: processo de ensino e aprendizagem na pré-escola Unidade de Educação Infantil Catalina I, em Belém do Pará
    (2025-01-10) FIGUEIREDO, Gabriela Costa; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    O trabalho intitulado “Dança e psicomotricidade: processo de ensino e aprendizagem na pré-escola Unidade de Educação Infantil Catalina I, em Belém do Pará” constrói se a partir da relação da área da dança com a psicomotricidade, como um caminho para potencializar o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Parte da premissa de que essas duas áreas de conhecimento, quando entrelaçadas, podem contribuir para o amadurecimento de habilidades psicomotoras necessárias ao desenvolvimento das crianças, durante a pré-escola. A pesquisa tem como objetivo geral apresentar práticas para o ensino da dança infantil, na unidade de educação infantil Catalina I, em Belém do Pará, por meio dos estudos da psicomotricidade. O estudo desenvolveu-se por meio de uma pesquisa de campo com professores e alunos da turma jardim I A, na faixa etária de 04 a 05 anos, durante o período de 12 de setembro a 03 de outubro de 2024, tendo como principais referências os conceitos e atividades propostos por Marques (2004) e Almeida (2014). Por meio dessa pesquisa de campo, foi possível analisar e refletir que as atividades de dança e psicomotricidade, quando trabalhadas juntas, podem propiciar o desenvolvimento das habilidades psicomotoras de forma lúdica e atrativa para as crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança, corpo e ludicidade: vivências no projeto de extensão da Universidade Federal do Pará
    (2023-12-06) ALMEIDA, Paulo Murillo Vieira; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946
    Esta pesquisa teve como objetivo, reflexões e análises sobre vivências obtidas durante o processo de desenvolvimento das atividades nas oficinas do Projeto de Extensão Corpo e Ludicidade: Brincadeiras na Educação, originado da Emenda Parlamentar nº 42150001/2021, sendo uma proposição da Faculdade de Dança (FADAN), da Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) que através de oficinas realizadas nas comunidades dos municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB), compostas pelos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Belém com ações que priorizaram aspectos como identidade pessoal e artística, afetividade, reconhecimento cultural, social, político, e momentos de aprendizagens e partilhas de conhecimentos. Os pilares norteadores deste estudo concentram-se na tríade Dança, Corpo e Ludicidade, que foram os conceitos basilares do processo de desenvolvimento das oficinas. A pesquisa foi de abordagem qualitativa com foco na pesquisa de campo. Os instrumentos utilizados foram a observação, diário de bordo e fotografias. O referencial teórico que norteia esta pesquisa concentra-se nos estudos de, Azevedo (2018), Freitas (2018), Katz (1994), que desenvolvem pesquisas sobre a dança, Loureiro (2015), Marques (1998), que estão ligados às pesquisas do corpo, Almeida (2009), Andrade (2013, 2022, 2023) que se volta aos estudos da ludicidade e outros que nos auxiliam na compreensão do nosso objeto de pesquisa. As conclusões a que o estudo chegou dizem respeito a partilhas de saberes, conhecimentos sobre questões sociais, culturais, educacionais na relação estabelecidas entre a universidade e as comunidades envolvidas, destacando os saberes advindo dos povos da Amazônia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança, educação e encantaria-corpo: desdobramentos em proposições, registros e catálogos
    (2025-04-03) FERREIRA, Geane Leite; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    Esta monografia, intitulada “Dança, Educação e encantaria-corpo: desdobramentos em proposições, registros e catálogos”, tem como tema “práticas metodológicas no ensino aprendizagem da dança a partir da noção encantaria-corpo”, seguindo na linha de pesquisa: “formação de professor e processos de ensino e de aprendizagem”. Ela tem como objetivo geral apresentar 12 (doze) exercícios metodológicos inspirados na noção de encantaria-corpo para o ensino-aprendizagem da dança em ambientes educativos, tal como aprofundar as redes teórico-metodológicas do artigo intitulado “Dança e educação: a encantaria-corpo em registros, catálogos e proposições”1. O tipo de pesquisa utilizada foi a documental e bibliográfica. Como fundamentação teórica, recorre-se à tese-memorial de Luiza Souza (2022), referência a respeito da noção de “encantaria-corpo”; Ana Flávia Mendes (2010), para abordar as noções de corpo e a dança imanente e Paulo Freire (1996), o qual disserta sobre pedagogia educacional. O estudo teórico também se baseia em documentos institucionalizantes, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte- PCN arte (1997) e a Base Nacional Curricular Comum- BNCC (2017), entre outros autores e documentos que somam com a compreensão dos exercícios metodológicos. A pesquisa propõe uma perspectiva de dança voltada ao ensino-aprendizagem de uma maneira poética e libertadora, com a finalidade de sensibilizar o olhar docente, discente, do dançarino ou artista, na tentativa de uma educação em dança possível enquanto um componente curricular, resultando na apresentação de exercícios-metodológicos que podem ser aplicados em ambientes educativos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação do professor de dança de salão: caminhos percorridos para a docência no estado do Pará
    (2025-03-31) TAVARES, Noêmia Cristina Costa; RODRIGUES, Renata Duarte de Souza; http://lattes.cnpq.br/9322775843548966; ROSÁRIO, Daísa Gomes do; http://lattes.cnpq.br/4519301218600015
    Esse "Trabalho de Conclusão de Curso - TCC”, intitulado: "FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE DANÇA DE SALÃO: caminhos percorridos para a docência no estádo do Pará", surgiu a partir de um problema de pesquisa que buscou: compreender "como se dá a formação do professor de dança de salão? Para tanto, estabeleceu como objetivo geral: "pesquisar, analisar e compreender de que forma ocorreu a formação de professore(a)s de dança de salão na cidade de Belém do Pará até 2024". Analisando os percursos formativos e as práticas pedagógicas adotadas e investigando as metodologias utilizadas nos cursos de formação ou a ausência do mesmo. Assim como, a importância da valorização das tradições regionais e as competências para que os profissionais possam atuar com eficácia. Além disso, discutir o impacto da formação docente na qualidade do ensino da "Dança de Salão" para o enriquecimento da cultura paraense. No que se refere a metodologia desse trabalho de pesquisa, ressalta-se que a abrdagem escolhida foi a "Qualitativa ". Adotou-se como "Método de Pesquisa" a "História Oral". Quanto ao "Tipo de Pesquisa" baseou-se no genero de "História Oral" conceituado como "Tradição Oral". Assim aliado aos estudos teóricos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto a "Professores de Dança de Salão" do Estado do Pará, que estiveram e contribuiram para o processo de estabelecimento desse tipo de "Dança" na cultura paraense e que continuam a praticá-la nas escolas de dança em Belém. Para a análise dos dados coletados a técnica que se lançou mão foi a denominada "Análise Temática". A realização do trabalho e seus resultados permitiu estrutura-lo da seguinte forma: primeiro capitulo: HISTÓRIA E ORIGEM DA DANÇA DE SALÃO NO BRASIL, apresenta um panorama sobre a história e a origem da “Dança de Salão” no Brasil, discutindo a influencia das danças europeias, como a valsa, a polca e a mazurca trazidas pela corte portuguesa e a maneira como essas danças foram sendo adaptadas no contexto brasileiro, mesclando-se com ritmos africanos e indígenas e dando origem a novos ritmos. Destas destaca-se o "Samba" e o "Maxixe" na construção da identidade da “Dança Salão” no Brasil. O segundo capitulo: A DANÇA DE SALÃO EM BELÉM DO PARÁ, faz um apanhado sobre a "Dança de Salão" em Belém do Pará e com base em entrevistas expõe o surgimento e o estabelecimento da mesma na cidade e busca evidenciar suas características socioculturais, destacando o impacto das migrações para a construção de uma identidade cultural. O terceiro capitulo: FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE DANÇA DE SALÃO NO ESTADO DO PARÁ, analisa o processo de formação dos profissionais que atuam no ensino desse tipo de dança, quais caminhos levaram a construção de saberes advindos do contato com o outro nos salões, a ausência de um método especifico para o ensino da “Dança de salão” e a importância da graduação para a valorização do profissional de “Dança de Salão”. O quarto capitulo: O DESENHO CURRICULAR DA FORMAÇÃO SUPERIOR DEPROFESSORES DE DANÇA DA UFPA E A DANÇA DE SALÃO, inicia apresentando um panorama sobre a criação dos cursos de licenciatura no Brasil, evidenciando seu papel na formação de docentes aptos a atuar no ensino formal, em seguida problematiza a ausência da especificidade da dança de salão nos conteúdos curriculares do curso de licenciatura em dança. Por fim ressalta a importância do curso para a valorização dos profissionais "Professores de Dança".
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pré baby: o lúdico como indutor no ensino da dança para crianças de 2 e 3 anos
    (2019-07-06) FERREIRA, Jéssica Raisa Azevedo; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014
    A pesquisa que ora apresento teve como objetivo analisar as metodologias de ensino da dança desenvolvidas em minhas atividades diárias como professora de ballet clássico com crianças de 2 e 3 anos – turma de pré baby da Escola de Dança Arte em Movimentos. Foi um estudo qualitativa com foco na pesquisa autobiográfica, tendo como instrumento de análise os planos de aula relativo ao primeiro semestre o ano de 2019. Os resultados do estudo mostraram que a dança proporciona o alargamento dos aspectos físicos, psicológicos, motores e até da linguagem da criança. As aulas de dança quando desenvolvidas por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras como um recurso metodológico contribui para uma memória afetiva dançante de professores e alunos.
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