Navegando por Assunto "Dance - study and teaching"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança e ludicidade: uma experiência de ensino-aprendizagem com crianças da educação infantil na EMEI Crianças Unidas em Barcarena-PA(2025-09-09) COSTA, Jamylle Brenda de Souza; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039O trabalho “Dança e Ludicidade: uma experiência de ensino-aprendizagem com crianças da Educação Infantil na EMEI Crianças Unidas em Barcarena-PA” discute a importância da dança e das práticas lúdicas no processo educativo de crianças na primeira infância. A pesquisa defende que a dança, como linguagem expressiva, cultural e pedagógica, contribui para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social, sendo essencial no ambiente escolar desde os primeiros anos. A ludicidade, por sua vez, é tratada como estratégia pedagógica fundamental, que promove aprendizagens significativas, estimula a autonomia e fortalece vínculos sociais, conforme orientações da BNCC. O professor é retratado como mediador do processo educativo, com o papel de acolher a singularidade das crianças, escutar com sensibilidade e planejar práticas que integrem movimento, afeto e interação. A pesquisa de campo foi realizada na EMEI Crianças Unidas, escola escolhida devido ao vínculo pessoal da autora com a instituição. Os dados evidenciam que o uso da dança e de atividades lúdicas favorece o desenvolvimento integral das crianças, promovendo um ambiente de aprendizagem mais leve, prazeroso e humanizado. A análise comparativa entre duas turmas com propostas pedagógicas distintas permitiu observar os efeitos positivos da presença e os prejuízos da ausência de práticas lúdicas no comportamento e desempenho infantil. A pesquisa reforça a necessidade de integrar o brincar e o movimento à rotina da Educação Infantil, reconhecendoos como ferramentas pedagógicas indispensáveis para uma formação mais sensível, criativa e transformadora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Raízes Umbilicais: uma poética gerada a partir do programa de criação em dança Mostra Ananin Habitante Criador pela Casa Ribalta(2022-12-15) BRITO, Ully Jéssica Oliveira; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Este trabalho de conclusão de curso foi organizado conforme a Instrução Normativa No 01/2022 - PROEG/UFPA, que dispõe, de forma excepcional e temporária, sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização do TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração e de apresentação, em virtude das consequências em decorrência da pandemia da COVID-19, de acordo com o Art. 4o, que no parágrafo VIII refere-se à Produção Audiovisual e descrição textual do mesmo. Desse modo, esta pesquisa apresenta caminhos dos processos criativos de uma produção audiovisual em formato de videodança, resultante do programa de criação em dança “I Mostra Ananin Habitante Criador”, realizado pela Ribalta Companhia de Dança, no ano de 2020. Os relatos apresentados tratam de uma experiência de pesquisa pessoal, vivenciada em coletivo com os participantes/habitantes e professores da casa Ribalta, no município de Ananindeua/PA, durante os encontros propostos pelo projeto. As experimentações e laboratórios corporais culminaram na criação da obra audiovisual intitulada “Raízes Umbilicais”, inspirada nas ligações entre as mulheres de minha linhagem familiar e a conexão materna com minha filha. O contexto criativo da obra permeia, ainda, processos e transformações ocorridos a partir do reconhecimento do meu ser mulher, mãe/artista da dança.