Navegando por Assunto "Dance - Teacher training"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança, educação e encantaria-corpo: desdobramentos em proposições, registros e catálogos(2025-04-03) FERREIRA, Geane Leite; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Esta monografia, intitulada “Dança, Educação e encantaria-corpo: desdobramentos em proposições, registros e catálogos”, tem como tema “práticas metodológicas no ensino aprendizagem da dança a partir da noção encantaria-corpo”, seguindo na linha de pesquisa: “formação de professor e processos de ensino e de aprendizagem”. Ela tem como objetivo geral apresentar 12 (doze) exercícios metodológicos inspirados na noção de encantaria-corpo para o ensino-aprendizagem da dança em ambientes educativos, tal como aprofundar as redes teórico-metodológicas do artigo intitulado “Dança e educação: a encantaria-corpo em registros, catálogos e proposições”1. O tipo de pesquisa utilizada foi a documental e bibliográfica. Como fundamentação teórica, recorre-se à tese-memorial de Luiza Souza (2022), referência a respeito da noção de “encantaria-corpo”; Ana Flávia Mendes (2010), para abordar as noções de corpo e a dança imanente e Paulo Freire (1996), o qual disserta sobre pedagogia educacional. O estudo teórico também se baseia em documentos institucionalizantes, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte- PCN arte (1997) e a Base Nacional Curricular Comum- BNCC (2017), entre outros autores e documentos que somam com a compreensão dos exercícios metodológicos. A pesquisa propõe uma perspectiva de dança voltada ao ensino-aprendizagem de uma maneira poética e libertadora, com a finalidade de sensibilizar o olhar docente, discente, do dançarino ou artista, na tentativa de uma educação em dança possível enquanto um componente curricular, resultando na apresentação de exercícios-metodológicos que podem ser aplicados em ambientes educativos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação do professor de dança de salão: caminhos percorridos para a docência no estado do Pará(2025-03-31) TAVARES, Noêmia Cristina Costa; RODRIGUES, Renata Duarte de Souza; http://lattes.cnpq.br/9322775843548966; ROSÁRIO, Daísa Gomes do; http://lattes.cnpq.br/4519301218600015Esse "Trabalho de Conclusão de Curso - TCC”, intitulado: "FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE DANÇA DE SALÃO: caminhos percorridos para a docência no estádo do Pará", surgiu a partir de um problema de pesquisa que buscou: compreender "como se dá a formação do professor de dança de salão? Para tanto, estabeleceu como objetivo geral: "pesquisar, analisar e compreender de que forma ocorreu a formação de professore(a)s de dança de salão na cidade de Belém do Pará até 2024". Analisando os percursos formativos e as práticas pedagógicas adotadas e investigando as metodologias utilizadas nos cursos de formação ou a ausência do mesmo. Assim como, a importância da valorização das tradições regionais e as competências para que os profissionais possam atuar com eficácia. Além disso, discutir o impacto da formação docente na qualidade do ensino da "Dança de Salão" para o enriquecimento da cultura paraense. No que se refere a metodologia desse trabalho de pesquisa, ressalta-se que a abrdagem escolhida foi a "Qualitativa ". Adotou-se como "Método de Pesquisa" a "História Oral". Quanto ao "Tipo de Pesquisa" baseou-se no genero de "História Oral" conceituado como "Tradição Oral". Assim aliado aos estudos teóricos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto a "Professores de Dança de Salão" do Estado do Pará, que estiveram e contribuiram para o processo de estabelecimento desse tipo de "Dança" na cultura paraense e que continuam a praticá-la nas escolas de dança em Belém. Para a análise dos dados coletados a técnica que se lançou mão foi a denominada "Análise Temática". A realização do trabalho e seus resultados permitiu estrutura-lo da seguinte forma: primeiro capitulo: HISTÓRIA E ORIGEM DA DANÇA DE SALÃO NO BRASIL, apresenta um panorama sobre a história e a origem da “Dança de Salão” no Brasil, discutindo a influencia das danças europeias, como a valsa, a polca e a mazurca trazidas pela corte portuguesa e a maneira como essas danças foram sendo adaptadas no contexto brasileiro, mesclando-se com ritmos africanos e indígenas e dando origem a novos ritmos. Destas destaca-se o "Samba" e o "Maxixe" na construção da identidade da “Dança Salão” no Brasil. O segundo capitulo: A DANÇA DE SALÃO EM BELÉM DO PARÁ, faz um apanhado sobre a "Dança de Salão" em Belém do Pará e com base em entrevistas expõe o surgimento e o estabelecimento da mesma na cidade e busca evidenciar suas características socioculturais, destacando o impacto das migrações para a construção de uma identidade cultural. O terceiro capitulo: FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE DANÇA DE SALÃO NO ESTADO DO PARÁ, analisa o processo de formação dos profissionais que atuam no ensino desse tipo de dança, quais caminhos levaram a construção de saberes advindos do contato com o outro nos salões, a ausência de um método especifico para o ensino da “Dança de salão” e a importância da graduação para a valorização do profissional de “Dança de Salão”. O quarto capitulo: O DESENHO CURRICULAR DA FORMAÇÃO SUPERIOR DEPROFESSORES DE DANÇA DA UFPA E A DANÇA DE SALÃO, inicia apresentando um panorama sobre a criação dos cursos de licenciatura no Brasil, evidenciando seu papel na formação de docentes aptos a atuar no ensino formal, em seguida problematiza a ausência da especificidade da dança de salão nos conteúdos curriculares do curso de licenciatura em dança. Por fim ressalta a importância do curso para a valorização dos profissionais "Professores de Dança".