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Navegando por Assunto "Dance - Study and teaching"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Capoeira sou eu: trajetórias de uma capoeirista e sua formação acadêmica na dança
    (2018-12-17) BAÍA, Carla Suellen Castro; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Capoeira um dos elementos de maior representatividade de luta e resistência de nossos ancestrais, herança dos povos africanos, surge aqui como base fundamental na construção da minha dança. Esta pesquisa tem como objetivo norteador analisar a contribuição da capoeira na minha formação em dança, mais especificamente no âmbito acadêmico da Licenciatura em Dança. A partir das minhas vivências desde o curso Técnico em Interprete – criador em Dança da UFPA até a Licenciatura em Dança – UFPA, partindo da afirmação de que a capoeira foi elemento fundamental para a construção de um corpo que dança, contribuindo com seus trabalhos de rítmica, contexto histórico, vocabulário de movimento e filosofia de vida. A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de cunho autobiográfico, utilizando como principais teóricos: Vianna (2008), Miller (2007),Strazzacappa (2012) e Bolsanello (2011)sobre os estudos da Educação Somática para compreensão do corpo relacionado a dança e a minha vivência na capoeira que adquiri ao longo dos estudos na graduação em dança. Surge então, o entendimento do Corpo em Prontidão que vem carregado de memória de suas vivências na capoeira e que ao ter contato com a dança e seus conceitos, consegue perceber a potência de suas práticas enquanto corpo que dança. Desse resultado surgiu o estudo coreográfico intitulado Berimbolar: sapateando no ritmo da capoeira, que levou para a cena elementos da capoeira, trabalhados sobre o olhar do sapateado norteamericano.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança e cultura de massa: as contribuições do K-Pop para o processo ensino-aprendizagem em dança em Belém-PA
    (2023-12-12) LEAL, Jaqueline Vasconcelos; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar e apresentar as contribuições trazidas pelo K-pop para o processo de ensino-aprendizagem em dança em Belém-PA. Foram realizadas pesquisas bibliográficas embasados nos estudos de Rudolf Laban (1978), Lenira Rengel (2003; 2004; 2017), Ciane Fernandes (2006) e Bruna de Oliveira (2022), principais teóricos desta pesquisa, e uma pesquisa em campo aplicada na turma de K-pop do Studio de Danças por Lucinha Azeredo, em Belém-PA, durante o período de setembro a novembro de 2023. Os dados obtidos são provenientes dos estudos bibliográficos e depoimentos dos alunos da turma supracitada durante a pesquisa. Como resultado, constatou-se que o K-pop, nas aulas de dança, matura o controle e a consciência corporal, expande as possibilidades de movimento, promovendo o domínio e refinamento das técnicas de dança e de sua aplicabilidade. Além disso, estimula a compreensão da proposta e impacto de coreografias, incentivando também o dinamismo na sua montagem e execução, bem como a identificação e compreensão do tempo e compasso da música, oferecendo possibilidades de experimentação e de alternâncias na proposta e modalidade de coreografia originais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança e psicomotricidade: processo de ensino e aprendizagem na pré-escola Unidade de Educação Infantil Catalina I, em Belém do Pará
    (2025-01-10) FIGUEIREDO, Gabriela Costa; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    O trabalho intitulado “Dança e psicomotricidade: processo de ensino e aprendizagem na pré-escola Unidade de Educação Infantil Catalina I, em Belém do Pará” constrói se a partir da relação da área da dança com a psicomotricidade, como um caminho para potencializar o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Parte da premissa de que essas duas áreas de conhecimento, quando entrelaçadas, podem contribuir para o amadurecimento de habilidades psicomotoras necessárias ao desenvolvimento das crianças, durante a pré-escola. A pesquisa tem como objetivo geral apresentar práticas para o ensino da dança infantil, na unidade de educação infantil Catalina I, em Belém do Pará, por meio dos estudos da psicomotricidade. O estudo desenvolveu-se por meio de uma pesquisa de campo com professores e alunos da turma jardim I A, na faixa etária de 04 a 05 anos, durante o período de 12 de setembro a 03 de outubro de 2024, tendo como principais referências os conceitos e atividades propostos por Marques (2004) e Almeida (2014). Por meio dessa pesquisa de campo, foi possível analisar e refletir que as atividades de dança e psicomotricidade, quando trabalhadas juntas, podem propiciar o desenvolvimento das habilidades psicomotoras de forma lúdica e atrativa para as crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Dança, Corpos e Fotografia: um olhar sobre as vivências no projeto de extensão da UFPA
    (2023-12-11) MAIA, Milena Evelyn França; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946
    Este artigo é resultado do Trabalho de Curso, organizado conforme a Instrução normativa nº 01/2023 PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização das atividades do Trabalho de Curso – TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração, de apresentação e de defesa, em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19; no que concerne o art. 4°, parágrafo I, que diz respeito à elaboração de artigo científico. Este estudo se originou no projeto de extensão Corpo e Ludicidade: brincadeiras na educação, uma proposição da Faculdade de Dança da UFPA e buscou analisar o processo metodológico utilizado nas oficinas realizadas no projeto, assim como, compreender de que forma cada local e público, recebeu e vivenciou a dança e suas diversas possibilidades. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa com foco na pesquisa de campo, os instrumentos de pesquisa utilizados foram: observação, registros fotográficos, rodas de conversas e conversas informais. Os registros fotográficos realizados durante as oficinas, se constituem eixo principal de análise para a compreensão de como a dança pode ser criativa, afetuosa e necessária para diversos corpos e profissionais. As fotografias foram realizadas com o suporte de câmera fotográfica e filmadora, além do próprio aparelho celular da discente. As oficinas ocorreram nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Belém-RMB, no estado do Pará, são eles: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará. O suporte teórico concentra-se nos estudos de Mundim (2021), Andrade (2012), Marques (2009, 2010) e RCNEI (Brasil, 1998). Os resultados do estudo mostraram que a dança e a ludicidade juntas, constroem possibilidades significativas para a educação e para os profissionais que atuam nela. Além de conseguir aproximar o leitor às vivências do projeto, através da fotografia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dancimagem: por uma relação quinhoeira no ensino e na dança
    (2018-02-08) CARVALHO, Claudio Leandro Barbosa; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    Este trabalho tem por objetivo geral contribuir por meio do conhecimento produzido em dança para tratar a relação entre ensino e aprendizagem no contexto escolar, evidenciando um modo de estar/ver/ler/expressar/ser no mundo, refletindo a interação entre estudantes e professor de dança por meio de uma relação humanizada, onde a hierarquia é esclarecida ao que compete a sala de aula. Visa, ainda, propor reflexões para uma socialização sadia entre estudante e professor, por meio das vivencias de dança e imagem como caminhos de acionamento do ensino e aprendizagem. Para a compreensão e desdobramento do presente objeto de pesquisa, foram adotados alguns teóricos que contribuíram na composição do pensamento que há aqui, para que, como rabiscos no início de uma pintura, pudessem me servir como referências a todas as abordagens abarcadas, dentre as quais enfatizo alguns conceitos de dança apontados por Adrienne Kaeppler (2013) e Paul Valéry (2012); e as questões sobre imagem apresentadas pelos estudos de Paul Valéry (2012). No ensino e na aprendizagem da dança, rabisco sobre os traçados de Isabel Marques e Fábio Brazil (2014) que apontam questões importantes para o ensino das artes nas escolas, e dialogo com a Adriana Friedmann (2013), em seus estudos sobre as manifestações multiculturais do universo infantil.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da dança: fatores do movimento de Rudolf Laban na perspectiva da educação personalizada de Víctor García Hoz
    (2023-12-12) SANTOS, Alyce Clara Cardoso dos; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    O presente artigo tem como tema o ensino da dança, mais precisamente dos fatores do movimento de Rudolf Laban: a fluência, o espaço, o peso e o tempo inseridos na perspectiva da Educação Personalizada no Colégio Mirante, proposta que conheci em agosto de 2022 ao iniciar estágio na atividade extracurricular de Jazz no referido colégio de sistema privado, sendo a primeira instituição do país a abordar esse modelo, no ano de 2020. Este objetiva apresentar a educação personalizada como uma proposta educativa, bem como propor atividades que integrem a dança, os princípios e os pilares da educação personalizada. A pesquisa desenvolvida foi de cunho qualitativo, com levantamento bibliográfico e os procedimentos para coleta de dados foram entrevistas livres com três professores do Colégio Mirante e experiências vividas no estágio do referido colégio, iniciado em agosto de 2022 e continua até a publicação deste trabalho nas turmas de Ballet e Jazz. Ao longo do estudo, percebeu-se que a educação personalizada é uma concepção pedagógica que atua no desenvolvimento integral do aluno e pode ser inserida no contexto do ensino da dança, que vai além do domínio físico e perpassa pelos domínios cognitivo, sócio afetivo, volitivo e transcendental, além de auxiliar no processo de aquisição da autonomia, liberdade, criatividade, singularidade, abertura e comunicação. Como referenciais teóricos principais, destaco: Hoz (1970), Júnior E Lebiam (2021), Mota (2012), Macedo (2016), Rengel et al. (2017) e o Modelo de Educação dos Colégios de Fomento, com tradução da Solar Colégios. Este artigo é apresentado como trabalho de conclusão de curso pela norma de flexibilização da Universidade Federal do Pará na Instrução Normativa Nº 01/2023 – PROEG/UFPA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Projeto Nossa Senhora Aparecida: aprendendo com a ludicidade
    (2004-11-01) SILVA, Raynara Soares da; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847
    Este estudo se concentra na aplicação da ludicidade no ensino do ballet clássico para crianças de 4 a 6 anos no projeto Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro do Telégrafo Sem Fio em Belém-PA. O objetivo consiste em compreender a forma como essa abordagem é introduzida e quais os benefícios proporcionados aos alunos. Essa informação é fundamentada em entrevistas com educadores, pais, responsáveis e membros da Igreja Católica “Nossa Senhora Aparecida”, que estão constantemente acompanhando as crianças no desenvolvimento artístico, além de devidas observações de aulas para analisar o impacto do ensino lúdico do ballet na formação física, emocional e social das crianças. Na abordagem qualitativa, foram identificados resultados preliminares que sugerem melhorias significativas no desenvolvimento motor, coordenação, disciplina, concentração e autoestima ao longo das aulas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto Só Arte: o ensino do ballet clássico em ambiente não formal
    (2020-12-03) BRITO, Márcia Cristina de Oliveira; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014
    O ballet ao longo do tempo passa por alterações conceituais, estruturais, na maneira de ensinar e trabalhar com corpos diferentes. Estes que têm uma composição própria e singular. Na atualidade, pode ser vivenciado em ambientes formais e não formais. Detemos-nos em analisar o ballet em ambientes não formais, onde acontecem aulas em espaços que foram adaptados como: garagem, refeitório, entre outros. O referencial teórico basilar centrou-se nos estudos de Corrêa; Araújo (2013); Oliveira (2009), Kellermann (2019), Marques (2008, 2010), Ossona (1988), Strazzacappa e Morandi (2006) Flávio Sampaio (2013), Puoli (2010), Caminada (1999, 2013) e Aragão (2013) que nos ajudaram a pensar sobre o ballet e a dança em contextos diversos. O lócus dessa investigação foi o Centro Social Santo Agostinho em Belém/PA, especificamente o Projeto Social Só Arte. O estudo objetivou analisar a metodologia de ensino do ballet desenvolvido pelos professores. Os participantes foram 2 (duas) professoras de dança do Projeto Só Arte. A questão norteadora da pesquisa foi saber quais os desafios encontrados pelo professor de dança no ambiente não formal. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa com foco na pesquisa de campo. Os instrumentos de pesquisa foram observação e entrevista, que possibilitaram a compreensão das atuais condições de trabalho e a interferência que isso tem no fazer pedagógico dos professores, o que nos levou a reflexão sobre a metodologia de ensino adotada. Os resultados do estudo mostraram que no Centro Social os professores tem dificuldades em realizar as atividades em espaço adaptado; O calor é outro elemento que dificulta a concentração, em virtude das aulas que ocorrem em espaços abertos, onde há concorrência externa de som, vozes, pessoas se deslocando, o que afeta a dinâmica de ensinar e aprender de professores e alunos e interfere significativamente no processo ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes que participam do Projeto Só Arte
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