Navegando por Assunto "Cycle"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões sobre os processos avaliativos no contexto da prática(2019-09-10) AVIZ, Cynthia Santos de; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Este estudo é resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Bragança-Pará que teve como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem no contexto do Ciclo de Alfabetização. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a escola desenvolve a avaliação no ciclo de alfabetização e as percepções das professoras com relação às mudanças operadas nas suas práticas avaliativas com a implantação do sistema de ciclos na escola. Os objetivos específicos visaram entender como a avaliação está estabelecida nos documentos orientadores do Ciclo de Alfabetização no contexto da Rede Municipal de Ensino e da escola; analisar a percepção das professoras quanto à prática da avaliação no Ciclo de Alfabetização, enfatizando as mudanças ocorridas e os desafios enfrentados. O presente estudo está ancorado na abordagem qualitativa de pesquisa, com a articulação de dois instrumentos de coleta de dados: a análise documental e o questionário aberto. Os autores que subsidiaram estudo foram: Barreto e Mitrulis (1999), (2001), Mainardes (2006), (2007), Fernandes (2007), (2009), Fetzner (2007) e Hoffmann (2011). Nesse sentido apontamos como resultados uma certa clareza dos objetivos e finalidades da avaliação na nova proposta de organização do ensino fundamental e ciclos nos documentos da Rede Municipal de ensino e da escola, mas as professoras ainda encontram dificuldades no processo avaliativo em relação aos instrumentos e centralidade em algumas áreas de conhecimentos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reproveitamento de águas: a importância de utilização de práticas educativas em ambiente escolar(2022-08-31) OLIVEIRA, Carliene Costa Diniz; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391; VILHENA, Karyme do Socorro de Souza; http://lattes.cnpq.br/3071495983880548; https://orcid.org/0000-0001-9661-6683O estudo sobre o ciclo hidrológico está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular para o novo ensino médio com a competência 1 e habilidade (EM13CNT105). O presente trabalho aborda esse tema com a finalidade incentivar a preservação e consciência protetiva desse recurso natural, mostrando que escolas sustentáveis têm interesses em questões socioambientais. Sendo este realizado durante os estágios supervisionados obrigatórios nas turmas do 2º ano e 3º ano do ensino médio na escola “Raimunda Sena da Silva” onde foram ministradas duas palestras, aulas expositivas e dialogadas para entendimento de assuntos de química requeridos ao tema proposto, apresentação de modelos de filtração utilizando areias e materiais de baixo custo, que foram confeccionados pelos alunos como meio para reuso de águas e também foram realizados experimentos em sala de aula para verificar a presença ou não de compostos nitrogenados em amostras de água das dependências da escola, no período chuvoso e não chuvoso de um igarapé localizado no município de Curuçá, para tal utilizou-se os reagentes: fenol, nitroprussiato de sódio, álcool isopropílico, hidróxido de sódio e hipoclorito de sódio, obtendo como resultados dos experimentos positivos para amônia em duas amostras e nenhuma amostra apresentou nitrito, verificou-se assim que todas as amostragens estão dentro de padrões de potabilidade exigidos. Para avaliação dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do processo educacional aplicou-se um questionário antes e outro depois dos trabalhos realizados para verificar o desempenho dos alunos participantes, que demonstrou o aperfeiçoamento de conhecimentos, o presente trabalho foi considerado relevante por todos os alunos e destacando que todos os objetivos propostos foram alcançados como demonstrado no decorrer das atividades realizadas.