Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Cyberculture"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cibercultura na formação docente: memórias, narrativas e experiências em tempos de pandemia.
    (2023-05-12) MOREIRA, Judith Anteles; CORDEIRO, Leonardo Zenha; http://lattes.cnpq.br/2632651097546086; https://orcid.org/0000-0003-2474-8112
    Neste trabalho relato a minha trajetória acadêmica com foco nas atividades curriculares realizadas por meio das Tecnologias Digitais em Rede. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi inspirada na escrevivência para montar a minha narrativa, isto é, as memórias e as vivências iniciais e as descobertas coletivas em todo o percurso da graduação, no período de 2018 a 2023. As experiencias narradas foram extraídas de conversas de grupos de WhatsApp e de atividades postadas na plataforma google classron. Concluo que os conhecimentos e as vivências com o uso dessas tecnologias digitais mesmo que de forma limitada, me permitiram acreditar que além de espaços e lugares plurais, essas redes educativas também contribuem com nossa formação docente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19
    (2021-12-21) SANTOS, Rose de Jesus; CORDEIRO, Leonardo Zenha; http://lattes.cnpq.br/2632651097546086; https://orcid.org/0000-0003-2474-8112
    Uma das principais medidas adotadas para diminuir a disseminação do vírus do Coronavírus (SARS-CoV-2), o COVID-19, foi o distanciamento social. Neste contexto, as escolas e universidades repensaram a continuidade para a realização das atividades, pois o presencial já não era mais possível. Desta forma as lives se popularizaram na web e tornou-se um fenômeno mundial, pois através delas foram realizadas aulas, debates, eventos científicos, dentre outros. Diante disto, este trabalho tem como objetivo principal refletir/analisar sobre as lives no contexto do Ensino Superior no ano de 2020/2021, como recorte a UFPA Altamira (Universidade Federal do Pará, Campus Altamira). As referências principais foram: SANTOS, E; SILVA; CASTELLS, M. A pesquisa de caráter qualitativo segundo YIN, R. (2016), assim foi aplicado um questionário direcionado a estudantes e entrevista com 2 docentes pertencentes a canais no Youtube criados e vinculados às Faculdades da UFPA Altamira, a escolha centrou-se na identificação do mais ativo em transmissões e entre os canais com mais seguidores. Foi realizada também uma revisão bibliográfica objetivando a sistematização de trabalhos sobre a popularização das lives. Assim, pode-se identificar que, as lives tornou-se um mecanismo de comunicação e interação, diminuindo o distanciamento entre indivíduos. As lives deu vida a eventos universitários e consequentemente quebrou os muros das universidades, pois o acesso a tais transmissões se tornou público.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pelas lentes do miriti: um olhar sobre a cibercultura e a interdisciplinaridade na licenciatura integrada
    (2018-12-27) NUNES, Wykli da Costa; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530
    Este estudo é motivado pela premissa da busca do entendimento sobre os elos alfabetização e alfabetização digital, e as implicações e considerações a respeito da cultura digital, a cibercultura, tomados pelos alunos do curso de graduação em Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, que tem uma perspectiva interdisciplinar em seu Projeto Político Pedagógico. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do turno noturno do curso supracitado, durante o ano de 2017, utilizando-se de três instrumentos de pesquisa, sendo eles: Observação participante; Questionário semiestruturado e uma Pesquisa-formação, elaborada em recurso audiovisual. A análise da pesquisa se voltou para o vivenciado em sala e as contribuições ao questionário e ao vídeo-pesquisa, percebendo a forma como se veem nesta cultura digital, à luz de Pierre Lévy (1999) e suas contribuições sobre a cibercultura. Com esta pesquisa, foi possível fazer alguns apontamentos quanto ao curso e este elo digital, tais como: 1) O curso, apesar de ter olhar interdisciplinar e integrado, considera a tecnologia apenas uma ferramenta de ensino, restringindo sua potencialização real; 2) Os participantes da pesquisa assumem a importância da tecnologia em sala de aula, entretanto, não se sentem preparados para tal tarefa; 3) Os discentes têm muitas dificuldades em lidar com esta cultura, mesmo fazendo parte constituinte dela.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Que língua é essa? estudo de marcadores conversacionais do internetês no whatsapp
    (2018-12-19) SANTOS, Kassia Kaylane Abreu dos; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860
    Neste estudo, buscamos discutir e analisar o chamado „internetês., escrita grafonética surgida no ambiente online, de modo a compreender funções de determinados termos e expressões desse modo de escrever na organização/progressão conversacional. Dessa forma, baseando-nos na metodologia da análise da conversação, descrevemos e estudamos conversas realizadas no WhatsApp, nas quais abreviaturas e símbolos do internetês, frequentes, aparecem e funcionam como marcadores conversacionais. Em nossa investigação, chegamos à conclusão de que, no internetês, identificam-se três classes de marcadores: linguísticos, extralinguísticos e suprassegmentais.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA