Navegando por Assunto "Curta-metragem"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) A cobra grande da ilha de Fazendinha: curta-metragem de animação em stop motion com bonecos de miriti(2023-12-20) FONSECA, Victor Marcos dos Santos Catete; SILVA, Sâmia Batista e; http://lattes.cnpq.br/4729136609338902; https://orcid.org/0000-0003-4562-7344; LIMA, Walter Chile Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3902203461565778O presente trabalho consiste no memorial descritivo do curta-metragem “A Cobra Grande da Ilha de Fazendinha”, animação stop motion feita com uso de bonecos esculpidos em miriti. Inspirado por uma lenda brasileira, o filme conta a história de uma cobra grande que assusta pescadores de uma localidade no interior da Amazônia. Nesse sentido, apresenta-se o processo criativo por meio de etapas que englobam o planejamento, a concepção e a pós produção desta obra. Ademais, explora-se a estética e aplicação pouco convencional dos brinquedos feitos de miriti nesse tipo de produto, proporcionando uma visão mais ampliada do potencial artístico dessa matéria-prima.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) A construção da direção de som no curta-metragem "Luiz Miguel contra o monstro do pântano em busca do banheiro no fim do corredor"(2025-04-02) ARAÚJO, Denize Ramos de; ONO, Ricardo Harada; http://lattes.cnpq.br/1625908340421182Este memorial relata sobre o processo de construção sonora do filme curta-metragem infantil “Luiz Miguel Contra o Monstro do Pântano Em Busca do Banheiro no Fim do Corredor”. Nele falo sobre as etapas de desenvolvimento e produção da direção de som e a organização desse processo dividida em três diferentes partes: pré-produção, produção e pós-produção. Nele também reflito sobre como o cinema coletivo foi importante para a finalização deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) A Produção executiva no curta-metragem Sonhos de Rio(2025-04-03) SILVA, Juliana Sousa da; FERNANDES, Suelen Cristina Nino; http://lattes.cnpq.br/0728075970500552; CASTRO, Jorane Ramos de; http://lattes.cnpq.br/8525800217977153O presente trabalho analisa as principais etapas da produção executiva do curta-metragem Sonhos de Rio, abordando desde sua pré-produção até a pós-produção, apresentando um panorama a respeito da função e do profissional que a exercita no audiovisual brasileiro e universitário, contextualizando a captação de recursos do projeto dentro do contexto da economia criativa, utilizando o texto de Edna dos Santos-Duisenberg, intitulado A economia criativa e a indústria cinematográfica na sociedade contemporânea, que destacam a valorização de bens e serviços culturais, enfatizando a importância da produção cultural participativa, conceito introduzido no livro de Henry Jenkins, Cultura da Convergências, e a transversalidade da economia criativa na prática, mostrando como a captação de recursos contribuiu para a realização do filme e o fortalecimento da comunidade envolvida através do engajamento com as redes sociais da obra. Além disso, este texto também apresenta um breve plano de circulação elaborado para dar seguimento ao filme após o término da fase de pós-produção.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Belvedere - O Videoclipe(2025-04-03) RIBEIRO, Danilo Carvalho; TAVERNARD, Cassio Mauro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8479902207531993Este trabalho de conclusão de curso investiga a direção do videoclipe Belvedere, analisando como suas escolhas visuais e narrativas constroem significados e potencializam a experiência estética da obra. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, combinando revisão teórica sobre direção audiovisual, estética e narrativa em videoclipes com uma análise prática detalhada do material. São examinados aspectos como composição de cena, iluminação, paleta de cores e edição, explorando a relação entre som e imagem na construção da identidade do videoclipe. Contextualiza Belvedere - o videoclipe dentro da produção audiovisual contemporânea na Amazônia, destacando sua relevância enquanto expressão artística e cultural. Os resultados apontam para a importância da direção na amplificação da mensagem e na ressignificação da música por meio da linguagem audiovisual, contribuindo para o entendimento do videoclipe como um espaço de experimentação estética e narrativa.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Depois da chuva(2025-04-03) SILVA, Olivar Nogueira da; PINHEIRO, Victor da Costa; TADEU, Haru Eloise Ferreira; ASSIS, Bruno Monte de; http://lattes.cnpq.br/0101791687557953; TAVERNARD, Cássio Mauro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8479902207531993Depois da chuva - Projeto audiovisual fictício que se embasa na atual crise climática e propõe como resultado do trabalho a sensibilização dos indivíduos para despertar o interesse no assunto de causas ambientais em Belém do Pará. O presente trabalho conta com a construção do animatic produto desse projeto, consolidado no formato memorial, resultando ainda em uma bíblia.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Direção de fotografia no curta-metragem “Fotógrafo de Família”(2023-12-14) CORDEIRO, Eduardo Rodrigues; Daminello, Luiz Adriano; http://lattes.cnpq.br/8880189469692767A imagem é o primeiro contato de qualquer espectador ao assistir ao filme. O cinema tem uma tradição de um cuidado com esse aspecto. É nesse âmbito da imagem que esse projeto se foca, em todos os processos e execução do curta-metragem Fotógrafo de família. Desde a decupagem dos planos até o primeiro dia de gravação em set. Dos momentos de escolha de equipamentos até os testes finais antes da gravação. O desenvolvimento das buscas de referências à filmagem. O curta-metragem, como o cinema, tem sido feito em coletividade e muito diálogo para chegarmos ao melhor entendimento do que seria a versão final dessa obra.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre a expectativa e a realidade, um cinema de adaptações: Memorial de direção do curta-metragem Sonhos de Rio(2025-04-03) LIMA, Milene Rose Maués de; FERNANDES, Suelen Cristina Nino; http://lattes.cnpq.br/0728075970500552; https://orcid.org/0000-0003-3754-9497; CASTRO, Jorane Ramos de; http://lattes.cnpq.br/8525800217977153; https://orcid.org/0000-0003-3737-4084Este memorial busca relatar, refletir e discutir a respeito das etapas de pré-produção, produção e pós-produção do curta-metragem de suspense, drama e fantasia Sonhos de Rio sob a ótica da direção cinematográfica, também apresentando meu processo enquanto a (in)experiência de uma primeira-direção, reflexões sobre a construção de um projeto realizado por uma diretora-roteirista, e sobre o processo de adaptações enfrentadas mediante a realidade fílmica da obra, inserida no contexto de uma produção universitária e independente. A presente dissertação também busca apresentar ao longo de sua construção as referências fílmicas e teóricas utilizadas ao longo da concepção e execução deste projeto, traçando análises e as co-relacionando com o processo de direção experienciado por esta autora.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La producción del cortometraje como herramienta para trabajar la literatura en las clases de español como lengua extranjera (E/ LE) por medio de cuento dos palabras(2017) SILVA, Tacíla Balieiro da; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este artigo tem a finalidade de propor o ensino da literatura como ferramenta de aprendizagem nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE) através da produção do curta-metragem baseado na relação entre literatura e cinema, tendo em vista o carácter motivacional de cada arte. Considerando que, para o estudante, aprender uma nova língua é um mundo a ser descoberto e também, essa produção deve despertar nos alunos a necessidade de aprender algo com prazer. Uma proposta para o professor, a fim de refletir a presença de textos literários nas aulas de espanhol, explorando diferentes perspectivas de desempenho da literatura para que os alunos possam ser motivados a buscar o conhecimento e, consequentemente, o gosto pela leitura, especialmente aqueles que olhama literatura desdém.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Memorial de produção executiva no curta-metragem universitário A Morada da Musa(2025-04-02) TAVARES, Geraldo da Silva; CASTRO, Jorane Ramos de; http://lattes.cnpq.br/8525800217977153Este trabalho investiga o papel do produtor executivo na realização de curtas-metragens universitários, tendo como estudo de caso o curta “A Morada da Musa”. A pesquisa explora os fundamentos da produção executiva, abordando desde a concepção do projeto até a sua finalização e distribuição. São analisados aspectos como planejamento, orçamento, logística, coordenação da equipe e estratégias de exibição. O estudo evidencia os desafios enfrentados na produção de um curta-metragem acadêmico, destacando a importância do produtor executivo na gestão dos recursos e na viabilização do filme. Além disso, apresenta sugestões para futuras produções e estudos na área, visando aprimorar os processos e fortalecer o cenário audiovisual universitário.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Memorial sobre a direção de arte no Curta-Metragem Sonhos de Rio(2024-04-03) AMARAL, Laura Silva do; TAVERNARD, Cassio Mauro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8479902207531993Neste memorial, relato o processo de construção da direção de arte para o curta-metragem Sonhos de Rio, buscando refletir a respeito de uma visualidade amazônica na caracterização dos espaços e os traços de regionalidade presente na obra. Para isso, busco entender como a memória pessoal atua neste processo de pesquisa, uma vez que as minhas memórias foram essenciais para construir personagens e espaços, principalmente da casa da avó, local onde acontece a maior parte da trama. Reflito também acerca do papel do diretor de arte no cinema, bem como sua contribuição para a direção cinematográfica na composição de visualidades da imagem fílmica. Esta reflexão parte de um olhar de quem não nasceu no Pará e que, portanto, tem outra relação com este espaço e suas culturas. No memorial, também compartilho a diferença entre o planejamento e as adaptações necessárias para a execução do projeto e como as ideias foram se ajustando aos demais departamentos e à realidade financeira. Como referencial teórico, trabalho com Paes Loureiro (2015), Vera Hamburguer (2014), Thales Juraqueira (2017) entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção executiva no curta metragem fotógrafo família: a importância dos coletivos e dos afetos na produção universitária(2023-07-06) RIBEIRO, Jeane Navegantes; SOUSA, Marciane Novais; http://lattes.cnpq.br/9600750683498249; FERNANDES, Suelen Cristina Nino; http://lattes.cnpq.br/0728075970500552; https://orcid.org/0000-0003-3754-9497Este memorial visa refletir a respeito da produção Executiva de Fotógrafo de Família, um curta-metragem ficcional elaborado e produzido em um contexto universitário, no qual também assume a função de Direção de Produção. Em decorrência das peculiaridades que a produção universitária apresenta, sendo a principal delas a falta de recurso, destaco no texto as estratégias traçadas pela Produção Executiva para o financiamento desse projeto, considerando estratégias de arrecadação em redes sociais, doações e empréstimos, intentando, principalmente, promover o mínimo de conforto que no set universitário é capaz de dar àqueles que se voluntariam na produção. Desta forma, o memorial se estrutura principalmente na delimitação das atribuições do Produtor Executivo, considerando as tarefas que lhe são atribuídas, tais como estratégias de arrecadação, prazos administração do baixíssimo orçamento sem atropelar a visão de direção, utilizando toda a criatividade inerente à função. Em seguida, faço uma descrição das fases de produção do curta fotografo de família ate a fase de pós-produção e distribuição e exibição da obra. A parte final do memorial é dedicada a refletir a acerca da importância na formação de coletivos audiovisuais para a produção universitária, que atravessam a amizade que são responsáveis pela manutenção das redes de apoio e dos afetos.