Navegando por Assunto "Curso de pedagogia"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gênero e formação docente: o curso de licenciatura em pedagogia e a formação do/a pedagogo/a para trabalhar as relações de gênero na escola(2021-06-07) PUREZA, Valéria Amaral; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377A luta das mulheres pelo reconhecimento de seus direitos e pela supressão das desigualdades de tratamento entre os gêneros, é longa e cada vez mais fortalecida pelo coletivo de mulheres que não aceitam mais ser tratadas como um segundo sexo. No contexto desse debate, o presente artigo tem como finalidade apresentar o resultado de um estudo realizado sobre a formação docente para trabalhar as relações de gênero na escola. Numa visão geral, objetivou analisar o Projeto Pedagógico do Curso – PPC, de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação do Campus Universitário do Marajó-Breves e as contribuições que os componentes curriculares desse curso, trazem para a formação de professores/as que tenham como habilidades a produção de práticas pedagógicas e o debate sobre as relações de gênero na escola. De forma específica, buscou identificar que componentes curriculares do Curso de Licenciatura em Pedagogia trazem contribuições para que os futuros professores/as tenham formação para debater e trabalhar as relações de gênero na escola. A base teórica e metodológica firmou-se na abordagem de pesquisa qualitativa (KAUARK; MANHÃES; MEDEIROS, 2010). Assumiu a forma de pesquisa bibliográfica e Pesquisa Documental (TOZONI- REIS, 2009), por ter importância fundamental às análises dos conteúdos do documento. A coleta de dados deu por meio do PPC, ano 2011. Como base teórica fundamentou-se em Connel (2015), Foucault (1988, 2009), Gomes (2007) e Louro (1997, 2003, 2010). Os resultados indicaram que no PPC, há orientações para o desenvolvimento de competências, habilidades e sete componentes curriculares que apontam de forma direta, por meio das ementas e bibliografias, contribuições à formação acadêmica do/a pedagogo/a para o desenvolvimento de habilidades e competências para a produção de práticas pedagógicas que discutam as relações de gênero na escola. Considerou que o processo de formação, dependem do currículo obrigatório do curso, mas também, dos/as professores que os lecionam, das teorias do conhecimento que embasam as práticas pedagógicas desses agentes, da postura diante da realidade social e da maneira como medeia o conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Matemática na educação infantil: as experiências com crianças no estágio supervisionado(2023-06-30) REIS, Ana Caroline Risuenho; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866Esta pesquisa do Trabalho de Curso é resultante das experiências vivenciadas no ensino da Matemática com crianças no Estágio Supervisionado na Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. O objetivo principal é analisar os resultados das atividades pedagógicas do Plano de Trabalho realizado em uma Turma da Educação Infantil, etapa da Pré-Escola do Centro Educacional João Paulo II e apontar algumas reflexões sobre o exercício da prática educativa e a minha formação inicial. O estudo assume o campo teórico do Estágio Supervisionado como lugar da pesquisa e da prática educativa, pois são momentos compartilhados que criam formas singulares de se atuar no processo ensino e aprendizagem como futura pedagoga. Esse é um momento rico na formação inicial que permite que se explore e viva as demandas diárias na sala de aula. Assim, busco refletir sobre o tempo da intervenção da regência no espaço escolar da Educação Infantil; caracterizar o campo do Estágio na Educação Infantil e a prática educativa vivenciado com as crianças. O método é do tipo interacional de abordagem qualitativa na análise documental do Relatório do Estágio na Educação Infantil no formato de relato de experiência, que é gênero textual narrativo que mostra as interações sociais vividas no cotidiano da Escola pesquisada. Nessas vivências fui refletindo na função social da Escola João Paulo II em mediar os aspectos pedagógicos da Matemática e cotidianos da escola na relação com a família. O plano de trabalho foi orientado pelas coordenadoras conforme os dados gerados nos diálogos com as crianças e a professora supervisora em que planejei estratégias pedagógicas para envolver os responsáveis e as crianças sobre o uso da Matemática. A escolha do tema constava no planejamento da professora supervisora. Os resultados do plano de intervenção fomentaram exercitar a memorização de regras e cálculos, uma área do conhecimento que faz parte do cotidiano das crianças no uso de atividades lúdicas por meio do jogo do tapete e o milho no saquinho. Todavia, usar esse material concreto só tem significado para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos na medida em que a criança reflete sobre o problema e busca solucioná-lo, por isso, é um exercício coletivo ao utilizar o material como apoio. A pesquisa conclui que minhas vivências na prática somente são possíveis com o diálogo da teoria e dos fundamentos da Educação (os componentes Psicologia da Aprendizagem, Fundamentos TeóricoMetodológico da Educação Infantil e FTM da Matemática) porque elas favoreceram compreender os saberes culturais das crianças e de responsáveis na promoção de ações do dia a dia. As metodologias no ensino da Matemática auxiliaram na prática e planejamento colaborativo com a Escola. Na vivência com as crianças me questionei e fiz muitas reflexões acerca das teorias e práticas apreendidas no Curso de Pedagogia, sobretudo, na valorização da pedagoga em mediar o conhecimento e a construção de outras aprendizagens, bem como o uso de jogos favorecem o desenvolvimento da forma de falar, de se expressar e das relações e trocas dos conhecimentos entre crianças, os responsáveis e a professora, pois promoveu momentos construtivos.