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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inclusão e interações sociais de estudantes com TEA: um estudo comparativo de diretrizes nacionais, estaduais e locais
    (2025-07-03) BATISTA, Jhonatas Almeida; SILVA, Vergas Vitória Andrade da; http://lattes.cnpq.br/8909456290073930; https://orcid.org/0000-0002-3730-5938
    A construção de uma educação verdadeiramente inclusiva permanece como um dos maiores desafios das redes de ensino no Brasil. Nesse contexto, documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Documento Curricular do Estado do Pará (DCE-PA), o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da rede estadual e municipal e o Plano Municipal de Educação de Belém estabelecem diretrizes gerais voltadas à inclusão. Contudo, embora valorizem as singularidades dos estudantes, esses documentos apresentam lacunas importantes, especialmente no que se refere à identificação e ao acompanhamento de fenômenos como o masking, bem como à definição de estratégias para a mediação das interações sociais no ambiente escolar. Este trabalho teve como objetivo analisar, de forma comparativa, como esses cinco documentos contribuem ou limitam as interações sociais e a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter documental, baseada na seleção e catalogação dos materiais, na identificação de unidades de registro com termos-chave (“TEA”, “autismo”, “inclusão”, “masking”, “interação social”), na codificação temática e na elaboração de matrizes comparativas para organização das informações. Os resultados evidenciam que, embora todos os documentos reiterem o compromisso com a inclusão e a valorização das diferenças, não oferecem orientações claras sobre práticas pedagógicas, mediação de interações sociais, uso de tecnologias assistivas ou formação continuada de docentes em comunicação aumentativa e acolhimento sensorial. Em âmbito municipal, o Plano de Educação apresenta avanços ao incluir metas voltadas ao atendimento de estudantes com TEA e à ampliação de salas de recursos multifuncionais; no entanto, carece de critérios técnicos para a seleção de ferramentas e para a definição de indicadores de eficácia. Conclui-se que, apesar do discurso institucional favorável à inclusão, persiste um descompasso entre os princípios normativos e as práticas efetivas, o que mantém barreiras à participação plena de estudantes autistas. Assim, torna-se urgente a reformulação das diretrizes curriculares, com a inclusão de protocolos para identificação precoce do TEA, formação docente especializada, estratégias sistemáticas de mediação social e orientações detalhadas para a implementação de tecnologias assistivas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A reestruturação do PPC do curso de Pedagogia do campus de Abaetetuba: o currículo em questão
    (2019-03-12) SILVA, Edina Cristina Silva e; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063
    O presente estudo problematiza o processo de reestruturação do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará-Campus/Abaetetuba. O objetivo de estudo é acompanhar a trajetória histórica de reestruturação do PPC do curso de Pedagogia da UFPA Campus-Abaetetuba, tendo como marco legal a LDB e as DCNS/2015. A metodologia utilizada para a construção do referido trabalho é a análise documental em documentos oficiais e a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, em artigos científicos, seguindo autores como: Libâneo (1999, 2000, 2001, 2004, 2005, 2006), Franco (2008, 2011), Saviani (2007,2008), Dourado (2015), Moreira (2009), Lopes (2016), Mascarenhas (2015), Freire (1999), Goodson (2008), Sacristán (2001), Apple (2008). Os resultados apontam que a reestruturação do PPC do curso em questão, vem sendo realizada desde 2007, buscando formar Pedagogo e Pedagogas críticos/as; atualmente, a reestruturação do PPC do curso de Pedagogia, exige atenção as exigências culturais da contemporaneidade; por outro lado, o curso de Pedagogia e os professores estão sofrendo ataques que configuram um retrocesso na educação nacional.
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