Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Cultura popular - Pará"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Auto da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa: O Manejar da Encenação da Companhia Teatral Quixotes Del grão Pará
    (2019-07-04) SANTOS, Murilo Ferreira; CHARONE, Olinda Margaret
    Este trabalho tem como tema: O Auto Da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa: O Manejar da Encenação da Companhia Teatral Quixotes Del grão Pará. No qual se investiga através da observação participativa os processos da encenação do Auto da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa. Cria-se como identidade cultural através da etnometodologia poética em conformidade com a memória do dramaturgo/diretor Admilson Medeiros como mote para o surgimento do grupo e posteriormente do Auto. O projeto se compõe em três momentos: O manejar dos piquetes, compreender o manejamento da construção do Auto e o papel da encenação nesse contexto tendo como autor principal o diretor do grupo; O pasto, tendo a compreensão do processo de encenação da dramaturgia do cortejo à observação participante dialogando com o roteiro de encenação junto com o texto dramatúrgico, das descrições das atividades, entrevista com o diretor/encenador do Auto da Vaca-Bumbá, dos brincantes, coisas ouvidas, sentidas. Contrapartida faço uma ponte com Viola Spolin - Improvisação para o teatro descobrindo métodos possivelmente utilizado pelo encenador e O Leite da Vacabumbá Rosinha Cheirosa, trazendo a compreensão de “comunidade” do livro O Tempo das Tribos – O Declínio do individualismo nas sociedades de massa de Michel Maffesoli, fazendo com que o assunto tenha uma aproximação dinâmica, pois tende a uma visão mais aguçada da criação de novas sociabilidades imaginárias e referente a micro sociedade pós-moderna, onde a comunidade (tribos) se forma em redes pela própria vontade de se divertirem e criam compartilhamento de opiniões, valores e gostos estéticos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    História e transformação da Quadrilha Roceira Flor do Candorina de Curuçá - PA
    (2014-07-02) RODRIGUES, Márcia Vitória de Carvalho; AMARAL, Jaime Augusto Duarte; http://lattes.cnpq.br/0493172454449752
    Este trabalho tem como finalidade investigar a história e a transformação da Quadrilha Flor do Candorina da cidade de Curuçá - Pa, desde a sua fundação em 2003 até o ano de 2013. A pesquisa trata de um levantamento histórico-descritivo-analítico de caráter qualitativo. Para isso, se fez necessário contextualizar historicamente a quadrilha, reconhecendo a influência recebida de outras danças, apontando as características gerais da Quadrilha Roceira para então fazer a análise e a descrição da história da Quadrilha Flor do Candorina de Curuçá - Pará. O Horizonte teórico está ancorado nos autores LEAL (2004), AMARAL (2012) e CHIANCA (2014). Este estudo pretende contribuir com outros professores e pesquisadores da área.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Teatro e vida: um voo nas asas da memória
    (2019) SOUSA, Marcelo Farias de; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260
    Esta pesquisa tem por objetivo relatar a experiência de trabalho com a Memória. Por meio dos estudos da memória, definiu-se o campo teórico-metodológico, principalmente a partir da História Oral, que possibilitou a experiência em ouvir Dona Arlinda, avó do pesquisador, e dessa narrativa refletir sobre atividades culturais do teatro popular paraense, nas quais Ela foi uma artista ativa em sua juventude, nas apresentações de Pássaro Junino, Pastorinhas nas comunidades em que viveu na periferia da cidade de Belém. Autores como Freitas (2001), Pollak (1989), Bosi (2003), Nora (1993) nos ajudaram a refletir sobre a importância da memória em estudos que valorizam as práticas culturais de determinadas sociedades. Salles (1994) e Bezerra (2013) contribuíram teoricamente acerca da história do teatro paraense, a partir dos temas que atravessam essa pesquisa. Esse processo de estudos possibilitou, também, a experimentação e a criação de dois trabalhos artísticos, como resultados. Dessa maneira, acreditamos que essa pesquisa contribui para pensar o encontro entre teatro e memória, uma arte que valorize saberes, sobretudo a diversidade cultural.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA