Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Cultura popular - Belém (PA)"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Deságua uma pororoca no cordão de pássaro: o processo de criação de um corpo-pororoca no Pássaro Junino Tangará
    (2021-02-02) PACHECO, Thaiana Caroline Falcão; SILVA, Juanielson Alves; http://lattes.cnpq.br/1533903414717314; https://orcid.org/0000-0002-4077-4591
    Este trabalho tem como objetivo desvelar o processo de criação da personagem Pororoca, interpretada por mim, enquanto brincante no Cordão de Pássaro Junino Tangara, um grupo de teatro experimental de Mosqueiro-PA que trabalha com Teatro Popular, mais especificamente com Pássaro Junino. A saber, Pássaro Junino (Moura, 1997) é uma manifestação cultural da região amazônica que consiste em uma opereta cabocla. Para tal, utilizo-me de aspectos de uma abordagem autoetnográfica na dança, que descreve os desafios de composição para a cena, bem como outros aspectos que envolvem o contexto sócio-político e cultural dos Cordões de Pássaro, além de dialogar com alguns autores importantes na busca de conceitos que contribuíam com o processo em questão, tais como Loureiro (2001), Moura (1997) e Maués(1997) que em suas pesquisas estudam a manifestação cultural do pássaro junino como constituinte da cultura amazônica paraense, Fabião (2010), que em seus estudos apresenta uma compreensão de um corpo cênico que contrapõe a dicotomia ficção x realidade ao não dissociar corpo cênico de corpo cotidiano, Ferracini (1998), Vianna (1990) e Laban(1978), que me possibilitam, por meio de seus estudos, pensar a construção de um técnica pessoal para o corpo que dança. Como resultado, aponta-se que o pássaro junino é uma manifestação cultural que contribui para a valorização da cultura popular paraense, bem como o processo de criação da personagem Pororoca como uma experiência que desvela a subjetividade da intérprete-criadora como lugar-potência na criação de uma personagem na dança e no teatro popular.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA