Navegando por Assunto "Cuidar"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação infantil: a afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar(2019-07-19) LOBATO, Rosa Maria Carvalho; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053No presente trabalho, intitulado Educação Infantil: a afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar buscou-se fazer um estudo bibliográfico e com uma pesquisa de campo com o foco nas questões do afeto, tendo como elemento de estudo a afetividade na aprendizagem significativa na Educação Infantil, com crianças de 04 (quatro) anos, em uma creche do município de Igarapé-Miri-PA. Para tanto, é indiscutível a importância do vínculo afetivo para aprendizagem. As crianças que não recebem afeto têm sérios comprometimentos em várias áreas: cognitiva, psicológica e social. As ações educacionais precisam estabelecer um vínculo afetivo entre escola e família. As questões familiares estão presentes na vida do aluno, permitindo assim uma discussão entre a instituição escolar e familiar. A escola e a família devem estabelecer uma relação recíproca, onde ambas necessitam uma da outra. Diante do exposto a cima, a presente pesquisa faz uma análise acerca da questão dos afetos na relação da criança com os professores, com a família e consigo mesma, no processo educativo, na relação de cuidar, educar e socializar. Desse modo, foi realizada a observação e a coleta de dados no contexto onde as crianças da Educação Infantil desenvolvem suas atividades, e também, como flui a prática pedagógica das professoras regentes da turma. Eventualmente, os resultados foram analisados e observou-se que as crianças em sua maioria estão bem afetivamente, sentem-se cuidadas e amadas pelos seus pais. No entanto, verificou-se a necessidade de trabalhar mais os afetos no contexto da escolarização. Em vista disso, o trabalho objetiva mostrar a importância da afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar, no ambiente escolar no âmbito das práticas pedagógicas na Educação Infantil. Logo, o embasamento teórico foca-se em autores que têm contribuído muito com a questão do afeto como elemento do processo de educar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo sobre o trabalho de duas professoras de maternal na escola municipal de ensino integral Ciria de Nazaré Tulosa dos Santos no município de Belém - PA(2021-09-20) SEABRA, Vivian Araújo Ferreira; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657O presente trabalho, analisa o trabalho de duas professoras do maternal através de questionários por elas respondidos, sobre as perspectivas da observação, planejamento e o cuidar e educar. Na qual levanta questionamentos acerca do trabalho pedagógico das mesmas, sobre um olhar ético e responsável. Analisando se em sua prática é executado o cuidar e educar, objetivando o desenvolvimento do aluno. Partindo da ideia de que o professor, é um agente crucial na aprendizagem da criança e que precisa cuidar eticamente do seu aluno sobre um olhar afetivo, vendo seu aluno como uma criança que precisa ter seus direitos assegurados. Pois quando o cuidar ganha uma dimensão ética, ele entra na esfera do educar e se tornam um só. Dessa forma, o trabalho mostrará as dificuldades na elaboração da pesquisa, bem como os resultados pela perspectiva das professoras, na qual, entendem o quanto a observação pode ser necessária para o conhecimento do aluno e que favorece diretamente no planejamento das atividades de cuidar e educar.