Navegando por Assunto "Cuento"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El criollismo en el cuento caballero carmelo de Abraham Valdelomar(2023-06-30) SARGES, Leidiane Lobato; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O artigo a ser apresentado, tem como objetivo mostrar a importância da literatura em uma narrativa mais específica, no caso, o conto, bem como analisar o gênero literário do conto "el caballero carmelo" (1913) do autor Abraham Valdelomar, que se refere aos contos crioulos e por isso também abordará o “criollismo” em diversos contextos através das visões, conceitos e características e o que influenciou a literatura regionalista da época em que esses povos celebravam sua independência, especificamente o primeiro século. Essa investigação está estruturada em seções, nas quais veremos a importância do criollismo latino-americano, onde o autor modernista Abraham Valdelomar faz sua representação através de suas obras. Neste artigo especificamente, o conto El caballero Carmelo, no qual Valdelomar expressa toda sua admiração ruralista, mostrando as características criollas, a partir do momento em que enfatiza com riquezas de detalhes a descrição da natureza e dos ambientes onde se passa a narrativa. Além disso, com a análise, observaremos as características do criollismo contidas no conto, a obra também envolverá escritores que terão seu protagonismo nas seções que conceituam a literatura peruana, o gênero do conto e seu protagonismo em seus estudos literários, autores como: Terry Eagleton (2006) que fala sobre a importância de conhecer a literatura, Édouard Glissant,(2005) o filósofo da 'crioulização', Iván Égüez (1996) que nos mostrará o que é o conceito de curta histórias é e as diferenças entre esse gênero e os demais gêneros que podemos encontrar na literatura, além de Abraham Valdelomar, autor da própria história que será trabalhada.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El cuento como herramienta para desarrollar la comprensión lectora de los estudiantes del séptimo año de la enseñaza(2018) FERREIRA, Maria do Espirito Santo Cardoso; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Neste trabalho será abordado a importância da leitura e sua compreensão leitora no ensino / aprendizagem de línguas mais precisamente o espanhol, destinado para todos nível de ensino. Será exposto sobre os gêneros literários de forma simples e em especifico o gênero conto suas características no qual daremos mais atenção no decorrer trabalho. Será falado também da compreensão leitora e suas estratégias o habilidades de leitura que ajudam os estudantes conseguir tal conhecimento no processo de leitura. A investigação se sustente na teoria de compreensão leitora e estratégias de aprendizagem, como base dessa investigação abordaremos autores como Alonso Tapia (2005) que aborda leitura e estratégias de compreensão leitora, Pérez Torres (2014) que fala de gêneros literários, Martinez (2015) e Gotlib (2006) abordarão sobre conto y Rosana Acquaroni (2007) e Cassany (1994) que comentam sobre compreensão leitora entre outros. O proposito deste trabalho e mostrar as possibilidades que o conto traz para o ensino língua. A literatura dispõe de muitos recursos no qual podem auxiliar os professores no ensino/aprendizagem de línguas estrangera. Para finalizar será apresentada uma proposta didática para ser realizada pelos alunos a onde ajudem os mesmos desenvolver a compreensão de texto, por isso que o gênero escolhido foi o conto.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El género literario cuento como instrumento didáctico para desarrollo de la lectura en clase de E/LE para alumnos del 1º año en la escuela Sistema de Ensino Vestibulando Abaetetuba-PA(2019-12-06) BOTELHO, Andréia Coutinho; BARROS, Renan Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5436583996180704Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La producción del cortometraje como herramienta para trabajar la literatura en las clases de español como lengua extranjera (E/ LE) por medio de cuento dos palabras(2017) SILVA, Tacíla Balieiro da; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este artigo tem a finalidade de propor o ensino da literatura como ferramenta de aprendizagem nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE) através da produção do curta-metragem baseado na relação entre literatura e cinema, tendo em vista o carácter motivacional de cada arte. Considerando que, para o estudante, aprender uma nova língua é um mundo a ser descoberto e também, essa produção deve despertar nos alunos a necessidade de aprender algo com prazer. Uma proposta para o professor, a fim de refletir a presença de textos literários nas aulas de espanhol, explorando diferentes perspectivas de desempenho da literatura para que os alunos possam ser motivados a buscar o conhecimento e, consequentemente, o gosto pela leitura, especialmente aqueles que olhama literatura desdém.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Trabajando cuestiones sociales a partir del cuento “Pedro y la Mora” de Nuria Gómez Benet(2017) SANTOS, Carine Rodrigues dos; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361O ensino de Literatura em E/LE é algo a se discutir, tendo em conta que uma língua não e só gramatica ou linguística. As aulas de espanhol não podem trazer apenas isso como conteúdo. Mas em verdade, nota-se certo desinteresse em trabalhar a literatura nas aulas, pois faltam textos e questões que proporcionem ao aluno uma visão geral da língua. Como ensinar uma língua sem introduzir a cultura e os demais aspectos da mesma? Na verdade, pouco se fala sobre isso, há uma comodidade, até mesmo por parte de alguns professores, que se protegem atrás de uma gramática para não serem postos em dúvida com relação ao assunto, afinal com um material estático em mãos que pouco se modifica é menos trabalhoso apresentar uma aula de língua estrangeira. Logo, isso precisa deixar de acontecer. Portanto em diversos pontos desta produção aborda-se a importância de ter a literatura na aula de E/LE, e as condições para que isso venha a ocorrer.