Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Crosswalkers"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “O importante é ter na mesa”: análise da cadeia de comercialização do açaí oriundo de ilhas de Abaetetuba, Pará – dinâmicas, atores e formação de preço
    (2019-07-18) SANTOS, Sávio Silva dos; CLAUDINO, Livio Sergio Dias; http://lattes.cnpq.br/1618090996273410
    Este trabalho apresenta a cadeia produtiva do açaí oriundo da Comunidade Quilombola Sagrado Coração de Jesus – Rio Genipaúba – Ilhas de Abaetetuba. Partimos da hipótese de que o açaí comercializado internamente, nas diferentes categorias, apresenta particularidades no processo de formação e variação do preço, que difere da maior parte dos produtos agrícolas, nos períodos de safra e entressafra, havendo acordos informais para definir preço e qualidade dos produtos. Para tanto, utilizamos abordagens qualitativa e quantitativa, considerando-se que os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica e, ainda, pesquisa de campo, ocasião em que foi feita a observação e fora aplicado questionário semiestruturado aos 17 (dezessete) trabalhadores entrevistados, no período de 23 de outubro de 2018 à 09 de maio de 2019, para posterior análise e tabulação dos dados. Como principais resultados, foi possível identificar 4 (quatro) atores principais da cadeia de comercialização: produtores, marreteiros, atravessadores e batedores, que exploram a renda do açaí como principal fonte econômica; predominam acordos informais de compra e venda; o preço sofre bastante variação na safra e entressafra, mas há uma estratégia local de manter o preço ao consumidor final, alterando a diluição do produto.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA