Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Criticism"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O legado de Vicente Sales: critérios e métodos de abordagem literária em seu chão
    (2017-12-29) COSTA, Márcio Bruno Reis da; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578
    Esta pesquisa tem por objetivo identificar os critérios e os métodos de análise da literatura e da vida amazônica na obra de crítica literária de Vicente Salles, intelectual paraense de atuação científica multifacetada do ponto de vista disciplinar. Para tanto, o ponto de partida é um de seus ensaios mais conhecidos no meio acadêmico/literário, o Chão de Dalcídio (1978), com o intuito de identificar qual a herança deixada por Vicente Salles para os estudos da literatura no Pará. Para tal empreendimento, o aporte teórico consistiu na Estética da Recepção, escola de teoria literária que visou destacar a atividade de leitura historicamente constituída, basicamente os volumes publicados no Brasil sob os seguintes títulos: A História da literatura como provocação à Teoria literária (2002), de Hans Robert Jauss; A literatura e o leitor (2002), org. de Luiz Costa Lima; e Estética da Recepção e História da Literatura (1989), de Regina Zilberman. Sobre a obra de Vicente Salles, foram úteis os estudos de Karla Aléssio Oliveto, dissertação de mestrado Vicente Salles: trajetória pessoal e procedimentos de pesquisa em Música (2007); e os estudos de Roseane Silveira de Souza, artigo Vicente Juarimbu Salles (1931-2013): o tempo vence o homem, não a obra (2013), entre outros. Levanta-se que os principais critérios de Vicente Salles em seu Chão são os elementos locais da Amazônia paraense e a apropriação do material folclórico observado pelo crítico no romance de Dalcídio Jurandir; os métodos são híbridos e interdisciplinares, operam uma dialética entre o estético e sociológico, tipo de operação da crítica literária mais importante do século XX, na medida em que, por esse método, a história é analisada no seio da linguagem e os processos sociais são analisados em processo de formalização estética.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “Memórias de um sobrevivente” de Luiz Alberto Mendes: relações de poder e autobiografia
    (2018-11-13) MELO, Solange de Jesus Neves; ALVES, Sérgio Afonso Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1764295577353651
    Este trabalho pretende demonstrar as relações de poder na narrativa, Memórias de um sobrevivente (2009), de Luiz Alberto Mendes. Nesta perspectiva, buscou-se apoio teórico no filósofo francês Michel Foucault, com ênfase no livro Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão (2014). Deste modo, se realizou uma breve contextualização sobre a evolução do poder punitivo na sociedade, partindo desde a Idade Média até a era moderna, no intuito de mostrar como as formas de exercer o poder foram se transformando até chegar ao método mais comum de punição que é a prisão, no interior de uma sociedade que ficou conhecida como disciplinadora, uma vez que nela o corpo se transforma em objeto e alvo de poder. Assim, pôde-se refletir, por um lado, sobre como as relações sociais estão permeadas de relações de poder, e sobre como, por outro lado, estas se constituem em relações de forças que estão disseminadas por todo o tecido social, ainda que para muitas pessoas as mesmas possam passar despercebidas. Tais relações se fazem presentes na obra de Luiz Alberto Mendes no que tange a certas instituições sociais que se utilizarão de diferentes mecanismos ou instrumento de poder no intuito de controlar e moldar a conduta do sujeito. Outro aspecto enfocado neste trabalho está relacionado à leitura do romance enquanto pertencente ao gênero autobiográfico. Para essa reflexão, recorremos à obra O pacto autobiográfico (2014), de Philippe Lejeune, primando pelos traços que caracterizam a narrativa Memórias de um sobrevivente como pertencente ao gênero discutido.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA