Navegando por Assunto "Criatividade"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os efeitos do exercício físico sobre a criatividade em adultos saudáveis: uma revisão sistemática(2020-12-21) CORRÊA JUNIOR, Anderson Levy Mardock; ASSIS, Jéssica Cristina Santos de; TORRES NETO, João Bento; http://lattes.cnpq.br/7874863858825807; https://orcid.org/0000-0002-9155-9445Objetivo: Este estudo tem como objetivo compreender quais os efeitos do exercício físico na criatividade de adultos saudáveis. Método: Revisão Sistemática da literatura realizada em nove bases de dados eletrônicos. Foram incluídos os artigos que atenderam aos seguintes critérios de elegibilidade: a) adultos jovens saudáveis, sem doença ou distúrbios diagnosticados, na faixa etária entre 18 e 59 anos; b) exercício físico como método de intervenção, seja de forma aguda (episódio único) ou crônico (episódios repetidos durante dias, semanas ou meses; c) a pesquisa apresentasse a criatividade como variável de interesse, tendo sido considerado seus diferentes aspectos com base nas definições de pensamento divergente e pensamento convergente; d) apresentar como comparação grupo controle que não realize exercício físico ou que realize quaisquer outras intervenções ou comparação com o baseline do próprio grupo; e) artigos publicados entre 1990 e novembro de 2020 f) publicados em português, inglês e espanhol. Doze artigos foram incluídos, nove dos quais ensaios clínicos randomizados e três avaliavam o efeito agudo do exercício em estudos com o delineamento cruzado. Resultados: Nove apresentaram efeitos positivos do exercício físico sobre alguma medida do processo de criatividade e apenas três estudos não conseguiram alcançar efeitos positivos decorrentes do exercício. Nos artigos avaliados observou-se uma tendência do exercício físico influenciar o processo de criatividade. Conclusão: Apesar de toda a atenção dada para este aspecto da função cognitiva, há necessidade de que pesquisas futuras, contemplem maior rigor metodológico e melhor delineamento de estudo em seu escopo, com vista a elucidar as relações de dose-efeito entre o exercício físico e a criatividade para o público investigado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso da ludicidade no ensino e aprendizagem de Geografia na Educação Básica: um estudo de caso(2021-10-06) CARVALHO, Luana Valente; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/ 0000-0003-2026-0822Nas últimas décadas, o ensino de geografia vem passando por transformações significativas no campo da utilização de novas tecnologias, o que pode ter distanciado o professor de geografia do uso de metodologias mais lúdicas, simples e de fácil realização. O objetivo desta proposta, é perscrutar a inserção da ludicidade no ambiente escolar, em um estudo de caso na E.E.E.F.M Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Isabel Amazonas (ISAM), Ananindeua-PA, para levantar hipótese sobre a viabilidade de sua utilização em sala de aula. A proposta metodológica utilizada nesta pesquisa, foi a quantitativa, pois há uma relação do sujeito com o objeto, no qual, tanto o conhecimento, quanto o objeto e o pesquisador são partes integrantes e dependentes, onde se busca o aspecto da realidade focando na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais no ambiente escolar. Pretendeu-se, contudo, a inserção de modelos didáticos mais dinâmicos, criativos e estimulantes para além do livro didático e das aulas expositivas, contribuindo para o processo de inclusão de alunos típicos e atípicos no ambiente educacional por meio de metodologias lúdicas como a construção de maquetes, a partir do papel do professor de geografia, na incorporação do desenvolvimento do lúdico em sala de aula.