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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Afetividade e educação respeitosa na creche: narrativas de professoras
    (2022-12-28) DIAS, Elizama Oeiras; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431
    O presente estudo tem como objetivo central compreender como as relações afetivas e educação respeitosa entre professoras e estagiária podem influenciar no desenvolvimento dos bebês na faixa etária de um e dois anos de idade. O interesse em desenvolver esta pesquisa surgiu em decorrência de minha experiência de estágio em uma creche, visto que o mesmo contribuiu de forma significativa para minha formação. Desse modo, assumo a pesquisa narrativa como suporte epistemológico neste estudo, por esta compreender os processos de formação, de conhecimento e de aprendizagem pelos quais os sujeitos estão inseridos. Portanto, constitui o corpus desta pesquisa por meio de entrevistas com perguntas abertas gravadas em áudio, e posteriormente transcritas e analisadas. Os sujeitos da pesquisa são: duas professoras e uma estagiária, todas atuam na mesma instituição. Neste estudo utilizei como principal fonte teórica as obras da autora Jane Nelsen, precursora e principal idealizadora da Educação Respeitosa. Diante dos resultados obtidos a partir das narrativas das docentes e de minha própria vivência com essa abordagem prática e filosófica, constatei que a educação respeitosa e a afetividade andam juntas na construção de crianças responsáveis, cooperativas, e que tenham respeito por si e pelos outros. Além disso, auxiliam os adultos a lidarem com os desafios de colocar limites e, ao mesmo tempo, formar vínculos afetivos com as crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A educação da primeira infância: a criação da primeira creche em Abaetetuba-PA
    (2024-06-20) ESPIRITO SANTO, Milena Guedes do; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este trabalho é fruto de um estudo sobre a criação da primeira creche em Abaetetuba-Pará. O objetivo da pesquisa é analisar o processo de criação da primeira creche destinada ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos no município. Caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, mediada pela pesquisa histórica e documental, utilizando fontes documentais dos arquivos da Secretaria Municipal de Educação e do site da Prefeitura de Abaetetuba. Como coleta de dados complementares, foi realizada uma entrada em campo para conhecer a creche e suas condições de atendimento. Na pesquisa de campo, a coleta de informações junto aos sujeitos baseou-se na história oral. A fundamentação teórica incluiu os estudos de Kishimoto (1988), Minayo (1994), Pádua (1997), Godoy (1999), Chizzotti (2000), Didonet (2001), entre outros. Para entender o contexto educacional de Abaetetuba, foram essenciais as contribuições de Santos (1996), Sousa (2009), Ferranti (2013) e Machado (2020). A pesquisa revelou que, até meados de 2010, não havia creches para crianças de 0 a 3 anos no município, como previsto e assegurado pela LDB e pela Constituição Federal. A educação infantil no município era oferecida apenas por meio de pré-escolas e escolas de ensino fundamental para crianças de 4 a 6 anos. Diante da grande demanda infantil, Abaetetuba ganhou novas configurações na oferta de educação, considerando a criação de novos espaços educativos voltados para as crianças de 0 a 3 anos. No entanto, a criação da primeira creche municipal só foi possível em agosto de 2011, por meio de um convênio mantido entre a prefeitura municipal de Abaetetuba e a Ordem Franciscana Secular do Brasil. Dessa forma, a criação da creche “Irmã Eufrásia Maria de Belém”, além de proporcionar uma nova perspectiva de educação para o município, foi também fundamental para que houvesse o atendimento às crianças de 0-3 anos, principalmente as que residiam nos bairros periféricos da cidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura
    (2022-12-27) MAGALHÃES, Érika Lorrany de Araújo; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314
    O estudo tem por objetivo identificar as pesquisas realizadas, a nível de Pós-Graduação Stricto sensu, sobre a inclusão de crianças com deficiência em creches. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e se constitui em uma revisão sistemática de literatura. Foi utilizado como fonte de coleta de dados, o banco digital de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após seleção foram escolhidos 7 (sete) trabalhos, sendo 6 (seis) dissertações e 1 (uma) tese de doutorado, e a partir das análises destes, foram obtidos alguns dados gerais sobre o contexto histórico e cultural da educação inclusiva e as dificuldades que pessoas com deficiência tiveram para ter a garantia de seus direitos básicos. Desta forma, os autores após uma abordagem da história, trazem uma análise voltada também para a atualidade, em relação a falta de qualificação profissional, a falta de vagas ofertadas em escolas e em alguns momentos a falta de estrutura apresentada em alguns ambientes escolares. A partir do que foi visto no decorrer deste trabalho pode-se concluir que, por mais que os direitos tenham sido conquistados ao longo do tempo, o processo inclusivo ainda é algo em construção, pois quando se observa algumas dificuldades encontradas, verifica-se que ainda é necessário haver melhorias para a garantia de seus direitos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões do cuidar e educar na educação infantil: um debate sobre o papel da creche a partir do século XX
    (2018-01-11) BASTOS, Isabeli Cristina Oliveira; SOUSA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854X
    O presente Trabalho de Curso apresenta algumas reflexões acerca das ações do cuidar e educar na Educação Infantil, e especificamente no trabalho das creches que atendem crianças bem pequenas. As reflexões desse estudo subsidiaram no que concerne a uma retrospectiva histórica e legal das ações redimensionadas a creche. Apesar, das várias pesquisas na área pode-se perceber que ainda há um distanciamento entre teoria e prática no que se refere ao trabalho com crianças nos espaços coletivos. Nesse sentido, no que regulamenta leis e documentos oficiais, o cuidar e o educar devem ser trabalhados em conjunto, no entanto, na ambiência da creche ocorrem, em maioria, a dicotomização e a sobreposição dessas ações. A problematização do trabalho se refere sobre a relação confusa entre as ações, e uma crítica que há em relação ao papel desenvolvido pelas creches historicamente, de que as mesmas vêm desenvolvendo ações com base em concepções assistencialistas, sendo oferecida, em sua maioria, a população economicamente desfavorável. De acordo com Kramer (2011) na creche ocorre uma educação compensatória em que é uma forma dar assistência à população mais pobre, nisso, o estímulo cognitivo torna-se uma necessidade secundária. O debate surge com intuito de superar a dicotomia entre cuidar e educar, que a creche enquanto uma instituição que adentra a primeira etapa da educação básica promova experiências que desenvolvam integralmente o ser criança. O objetivo do trabalho vem investigar relação do cuidar e educar na Educação Infantil enfatizando a trajetória das creches a fim de encontrar as ações norteadoras do trabalho dessas instituições. O objetivo geral é: discutir à luz de alguns autores o papel e o significado de cuidar e educar na creche a partir do contexto histórico e legal. Os objetivos específicos são: apresentar uma retrospectiva do levantamento histórico e legal da creche; levantar o contexto histórico da consolidação da creche no Brasil; discutir como a legislação se organizou na regulamentação da creche; e por fim trazer o debate através de autores sobre o cuidar e educar na educação infantil. A metodologia para a realização deste trabalho fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa e o tipo de pesquisa é Revisão Bibliográfica, ou seja, para a realização desta reflexão das ações que norteiam as creches, foram utilizadas outras obras de autores que já mencionaram este tema. O resultado sobre a reflexão detém avanços significativos nas práticas pedagógicas voltadas à creche, no entanto, há algumas dificuldades no que se compete a viabilização do trabalho conjunto das ações, como por exemplo, a formação de professores. Por isso, esta pesquisa é importante para o exercício de reflexão para a prática de profissionais que atuam nos espaços coletivos e que formam crianças.
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