Navegando por Assunto "Course completion work"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O envolvimento do discente universitário com o trabalho de conclusão de curso: o caso da turma de Educação do campo - 2015, UFPA(2019-07-22) RIBEIRO, Mayara Helenice Brito; SOUZA, José Ribamar Furtado de; http://lattes.cnpq.br/4220408932235239O objetivo deste trabalho é investigar o envolvimento dos discentes do curso de educação do campo com o trabalho de conclusão de curso por meio de um estudo de casos na turma de 2015 com ênfase em ciências naturais, da Universidade Federal do Pará campus de Abaetetuba, com a intenção de contribuir com a melhoria da qualidade do TCC. A pesquisa teve a abordagem qualitativa participativa, do tipo descritiva explicativa, a mesma possui como delineamento o estudo de caso composto de dados primários e secundários, que foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas e grupo focal, tendo como público participante da pesquisa os discentes da referida turma, parte da coordenação do curso e professores do quadro de professores da faculdade. Os dados foram organizados baseados em análise de conteúdo. O estudo possibilitou compreender acerca da temática O envolvimento do discente universitário com o trabalho de conclusão de curso: o caso da turma de Educação Do Campo-2015, UFPA. O mesmo revelou que o projeto político do curso está distante das demandas que o curso possui atualmente, que dentre os componentes curriculares do curso não existem disciplinas especificas que tratem sobre a elaboração do TCC, e poucas disciplinas relacionadas a ênfase do curso. Diante dos resultados obtidos, identificou-se que o envolvimento dos discentes da turma de Educação do campo 2015 é complexo devido à falta de disciplinas, tanto para elaboração do TCC quanto de disciplinas relacionadas a ênfase. Dessa maneira faz-se necessário refletir sobre a reelaboração o PPP do curso, de maneira que este contemple as demandas que o curso possui atualmente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Repercussões das produções científicas na/da formação de uma licencianda em matemática(2018-12-06) GAMA, Jéssica dos Santos; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na estrutura de um Portfólio é amparado na Resolução nº 5.044, de 17 de maio de 2018, da Universidade Federal do Pará, e se constitui nas produções acadêmicas resultado de estudos na Licenciatura em Matemática na Faculdade de Matemática, do Campus Universitário de Castanhal no período de 2015 a 2018, e é fruto de uma trajetória de investigações teóricas e práticas, nas quais se sustenta minha formação para a docência. O primeiro elemento fomentador na busca de conhecimentos foi à utilização de um recurso didático de caráter manipulável para o ensino de Aritmética no sétimo ano, que se desenvolveu num projeto de extensão. O segundo surgiu de reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais, e se constituiu na metodologia resolução de problemas. O terceiro elemento foi o Plano de Aula, componente da Didática que me trouxe segurança e estabilidade para atuar com mais clareza nas práticas docentes. As importâncias das experiências no ambiente escolar e na universidade auxiliaram nas produções científicas e fizeram a diferença na minha formação acadêmica, profissional e pessoal. Com relação à primeira, adquiri a clareza sobre a sistematização dos conhecimentos, a segunda direcionou a reflexão sobre a incompletude na formação do professor/a, e a terceira, de maior abrangência teve significado produtivo. A experiência na produção deste Portfólio é um marco na história da Faculdade de Matemática, porque trata de uma proposta inovadora que aproxima o/a licenciando/a ao mundo de produção acadêmica com estímulo e efetividade.