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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação infantil em tempos de pandemia: construindo reflexões a partir da Rede Municipal de Castanhal, no ano de 2020
    (2021-01-29) OLIVEIRA, Antonia Edineide Lopes de; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    Neste trabalho discorremos sobre a temática: Educação Infantil em tempos de pandemia, construindo reflexões a partir da Rede Municipal de Castanhal, no ano de 2020. Temos como problema de pesquisa: A Educação Infantil para a Rede Municipal de Ensino de Castanhal-PA, no contexto da Pandemia da COVID-19, reconheceu (atendeu) a criança como sujeito de direitos? A abordagem qualitativa norteia a investigação, caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, com suporte da pesquisa documental. Os autores com os quais dialogamos sobre Educação Infantil e Criança foram: (SARMENTO, 2005, 2008; 2012; 2013; SANTANA, 2014; KRAMER, 2016; DIAS, 1999, LEAL, 2017); sobre Pandemia (LEITE, 2020; CAVALCANTE, 2020; WERNECK E CARVALHO,2020; SILVA et AL, 2020). Os instrumentos de coleta de dados foram: Portarias; Resoluções; Decretos, lives, entre outros. Os resultados revelaram que a proposta de Educação Infantil planejada pela Rede Municipal de Castanhal, durante a pandemia da Covid-19, se distanciou da concepção que reconhece a criança como sujeito de direitos. Os dados apontaram que os fatores impostos pela pandemia, tal como: o ensino remoto; o não acesso das famílias a internet; a equipamentos como computadores; celulares comprometeu a educação das crianças da rede pública municipal e o reconhecimento da criança como cidadão de direitos durante o período pandêmico.
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