Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Cotidiano"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Bioquímica dos quelônios no Centro Amazônico de Herpetologia: um material didático para aulas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio
    (2025-02-19) GONÇALVES, Ruanna Caroline Tenório; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    O livreto “Bioquímica do Quelônios no Centro Amazônico de Herpetologia” é um material didático autoral que tem como objetivo ser uma ferramenta para aulas lúdicas de ciências pautado em três vertentes: interdisciplinaridade no ensino, contextualização regional e a promoção de aulas em espaços não-formais. Têm como justificativa as habilidades e competências pautadas na BNCC para o ensino médio, que colocam o meio ambiente como conexão conjunta com as temáticas das Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. O livreto traz como objeto central no viés conceitual para o ensino, o aprofundamento teórico sobre os quelônios presentes no zoológico privado Centro Amazônico de Herpetologia, localizado em Benevides – Pará. A pretensão didática é apresentar um recurso para a divulgação científica e instrumental docente para suporte pedagógico de suas aulas em ambientes não-formais de ensino e/ou considerando seus elementos constituintes como contextualização os quelônios. No Brasil, os quelônios são abundantes, principalmente no bioma amazônico. Diante disto, através de uma pesquisa de campo realizada no Centro Amazônico de Herpetologia, que exibe vários quelônios, o material denominado livreto pôde ser produzido tendo o foco as características morfológicas destes animais correlacionando com a química de modo interdisciplinar. Contendo seis páginas, o produto educacional busca repassar as temáticas usando estratégias de contextualização do conteúdo e através do seu design pensado para aguçar a curiosidade de alunos do ensino médio. O livreto aborda a química orgânica por dois aspectos destes répteis: a carapaça e os lipídios; fazendo a ligação de moléculas, proteínas e minerais com as funcionalidades no organismo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O cotidiano infantil, a partir das interações e brincadeiras
    (2022-10-14) DIAS, Sandra Carneiro; PINHEIRO, Sara Cavalcante; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    Este artigo, com o tema: O Cotidiano Infantil, a partir das Interações e Brincadeiras, tem como objetivo compreender o cotidiano da infância ribeirinha, a partir de práticas lúdicas e interações no contexto social e cultural, tão necessárias para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. Toma-se, assim, como lócus de investigação a comunidade rural do município de Abaetetuba, denominada Nossa Senhora das Graças, localizada as margens do Rio Ajuaí/Abaetetuba-PA, buscando-se apreender o cotidiano infantil, a partir das interações e brincadeiras na referida comunidade. A metodologia constituiu-se de pesquisa de campo em quatro etapas, utilizando-se as técnicas de visitas, observação participante e conversas semiestruturadas, além de coleta de documental. O estudo bibliográfico foi realizado por meio leitora e fichamento de textos. Através desta pesquisa tivemos a oportunidade de olhar/ouvir, registrar/analisar o cotidiano infantil, a partir das interações e brincadeiras na comunidade ribeirinha de Ajuaí e de conhecer mais sobre o cotidiano das crianças, tais como: onde moram, com quem moram, quais espaços frequentam, o que gostam de fazer na comunidade, o que aprenderam e com quem aprenderam; apresentamos a comunidade em que vivem, conhecendo um pouco de sua história e seus aspectos em geral, entre outros. Tivemos também, um olhar voltado para o ambiente escolar, mostrando a escola palco de observação, elencando sua estrutura física, a educação infantil dela, etc. A pesquisa, assim, levou-nos a aprender um pouco mais da comunidade e, também em vivenciar a alegria, interesse e satistação das crianças em poderem participar desse projeto/trabalho de investigação, e a satisfação que sentem em viverem no meio rural. Podemos perceber de forma bastante notória, o quanto gostam do local em que vivem e são felizes em sua comunidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Função quadrática contexto e aplicações no cotidiano
    (2018-09-03) ANDRÉ, Pedro Júnior dos Santos; ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179
    O presente trabalho inicia-se com um breve histórico sobre função, dando destaque a alguns matemáticos que tiveram fundamental importância para o seu desenvolvimento. Faz também uma abordagem dos conceitos de função, conceitos estes que foram fundamentais para a construção desse trabalho. Posteriormente abordou-se à evolução da função quadrática, falando dos matemáticos e sua respectiva importância para o desenvolvimento da função quadrática ao longo da história. Adentrando no assunto de função quadrática foram abordadas as definições, os gráficos, a forma canônica, zeros da função quadrática, máximo da função e mínimo, o vértice da parábola, a imagem, e o eixo de simetria e por ultimo foi desenvolvido as aplicações da função quadrática em diversas situações do cotidiano.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância do cotidiano da criança para o aprendizado de matemática
    (2017-12-20) SOUSA, Edemilson Roberto Ramalho de; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
    A presente pesquisa investiga o cotidiano da criança para o aprendizado de matemática, nas séries iniciais, em uma escola no município de Belém. Possui o objetivo de analisar como os alunos utilizam o seu cotidiano para desenvolver seu raciocínio matemático diante de algumas situação-problema. A coleta desses registros foi feita por meio de uma atividade com um tema que fosse significativo para os alunos. A metodologia utilizada na pesquisa possui natureza qualitativa e interpretativa e foi dividida em cinco etapas: observação, leitura para fundamentação teórica, elaboração da atividade, implementação e analise, a partir desse processo foi denominado cinco categorias de grupos a serem analisados, alunos que utilizam o cálculo mental, os que fazem representação por pauzinhos e círculos com agrupamentos, calculo mental associado a representação por pauzinhos, uso de algoritmo formal e aqueles que não conseguiram resolver as questões ou tiveram dificuldades na interpretação e leitura. Desta forma a atividade implementada demonstrou após as análises que muitos alunos estão habituados a interagirem com atividades na qual se prima pelo exercício repetitivos de algoritmos e em situações que requerem a identificação e interpretação da operação a ser utilizadas mostram-se bastantes inseguros. Dentre outros aspectos os alunos possuem dificuldade em relacionar questões do cotidiano com as operações matemáticas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Jovens universitários e cotidiano: uma compreensão inicial da literatura latino-americana
    (2016) CINTRA, Jéssica Helen de Oliveira Brito; FOLHA, Otavio Augusto de Araujo Costa; http://lattes.cnpq.br/2475837812932328; https://orcid.org/0000-0003-3694-9691
    A literatura latino­americana sobre cotidiano de jovens universitários é bastante diversificada. Este trabalho buscou identificar nessa literatura as principais temáticas que abordam situações cotidianas em que estudantes universitários enfrentam no percurso da graduação, sendo elas benéficas ou não. Visou também identificar as temáticas relacionadas às ocupações de estudantes universitários que imigram para outros países, juntamente à caracterização das estratégias de pesquisa relacionadas às ocupações dos mesmos, identificando seu público alvo, conhecendo seus principais achados. Como principais resultados encontrou­se que as palavras­chave que mais proporcionaram resultados foram “universitários e cotidiano” e “universitários e qualidade de vida”, sendo a maioria dos periódicos de cunho brasileiro, com sua maior publicação no ano de 2012. Já os estudos sobre a migração de universitários analisados nesta pesquisa, mostraram resultados importantes sobre o delineamento que tem sido feito diante a temática aqui abordada, como os fatores que normalmente vem acometendo o cotidiano desses jovens devido as suas diferenças culturais, raciais e financeiras. As informações apresentadas neste estudo podem contribuir para a extensão de conhecimentos científicos na área da pesquisa, juntamente ao incentivo para a formação de novos meios de abordagens diante da temática, dessa forma podendo também auxiliar profissionais a delinear suas estratégias de intervenção.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Matemática no cotidiano dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Capanema/PA
    (2024-06-22) SILVA, Kelly Louise Costa da; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915
    Este trabalho é um estudo sobre a Matemática no cotidiano dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Capanema/PA buscamos contribuir no processo de ensino e aprendizagem por meio das quatro operações fundamentais e resolução de problemas, proporcionando ao aluno não apenas manipular símbolos e números, mas conduzi-lo de maneira que ele consiga fazer interpretação, compreensão e desenvolvimento do raciocínio lógico, de modo a construir no interlocutor a capacidade correlacionada aos seus conhecimentos do cotidiano. Tendo como objetivo identificar as causas que levam os alunos a apresentarem dificuldades no aprendizado nos conteúdos de Matemáticas, fato que impede a continuidade no processo de ensino e aprendizagem em Matemática, em relacionados com suas práticas e contextos da realidade do seu dia a dia, utilizando-se das quatro operações fundamentais da matemática como ferramenta válida que alcance bons resultados na aprendizagem nos alunos dessa turma do 7º ano. Esta pesquisa pauta-se na pesquisa qualitativa. Como resultado o(a)s professor(a)s precisam estar em contínua busca de práticas pedagógicas que se relacionem com cotidiano do aluno(as), fazendo uso de técnicas coerentes no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de matemática.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática na resolução de problemas do cotidiano
    (2022-09-01) SILVA, Arlan Oliveira; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O objetivo geral deste trabalho foi investigar no ensino de Matemática as contribuições da Modelagem Matemática na resolução de problemas do cotidiano. Especificamente buscou-se contextualizar historicamente a modelagem matemática; conceituar e definir a modelagem na educação matemática e por fim verificar a aplicabilidade da modelagem matemática no cotidiano dos alunos. Partiu-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, cuja coleta de materiais e informações se deu a partir de artigos, livros, revistas e publicações científicas sobre este assunto. A análise foi descritiva, permitindo ao pesquisador reduzir a distância entre a teoria e os dados, buscando descrever determinadas características do fenômeno estudado. Os resultados demonstraram que a Modelagem Matemática é uma forma crítica e criativa de atuação na realidade do cotidiano, permite maior participação dos alunos e se mostra uma metodologia atual, aberta, flexível e dinâmica, sendo capaz de transformar as aulas de matemática em espaços de construção coletiva do conhecimento, feito de maneira significativa e agradável. Desta forma, é possível afirmar que já existem alternativas e possibilidades de experimentos que podem ser realizados dentro de sala de aula, mesmo havendo desafios, que sejam o de ultrapassar o estudo teórico como base única, e mostrar a aplicabilidade do conhecimento matemático a partir do diálogo, permitindo novas metodologias de aprendizagem em sala de aula, relacionando o conhecimento matemático ao cotidiano dos alunos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A relação campo-cidade: reflexões acerca do percurso escolar e de vida de estudantes, Acará, PA
    (2019-10-08) OLIVEIRA, Vanessa Rosa de; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517
    O presente estudo teve como objetivos: mapear as noções/visões dos alunos a respeito das relações campo-cidade, do espaço rural e urbano, retratar as dinâmicas interativas que se processam durante os percursos casa-escola e escola-casa que marcam suas trajetórias de vidas e a escolar de estudantes, no intuito de uma reflexão mais fundamentada sobre essas categorias. Como metodologia utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, tomando observações no lócus da pesquisa, utilizando-se para a recolha de dados: a entrevista com três alunas, conversas informais com moradores da comunidade Igreja Nova Glória e, substancialmente a vivência das viagens na lancha escolar fazendo o trajeto casa-escola e escola-casa. Aponta-se como possíveis resultados, que durante tal deslocamento ocorre não somente o ir e vir até a escola, mas ocorre processos de convívios, aprendizados, trocas, ocorre a organização das rotinas de seus pais/responsáveis e dos alunos levando em conta o horário da lancha escolar. Em suma, no precesso de ir e vir entre o campo e a cidade pelo percurso escolar diário os estudantes tem a oportunidade de terem outras visões (educativas) dessas relações, que passam entre outras questões pela construção identitária que são estabelecidas durante o tempo que convivem, dentro da embarcação, inclusive com destaque aos relacionamentos que se dão com alunos residentes da cidade, com professores, com o condutor da lancha etc. Os estudantes aprendem uma forma de se relacionarem nos diferentes espaços, forma esta que se materializa em seu cotidiano, sem contar que seus próprios familiares transitam e se relacionam nos diferentes espaços, campo e cidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Teorema de Pitágoras, demonstrações e aplicações no cotidiano
    (2019-06-28) SANTOS, Rivaldo Pantoja dos; ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179
    O presente trabalho é dedicado ao estudo do teorema de Pitágoras e suas contribuições nas representações e nas demonstrações de exercícios de comparações de áreas e dos cálculos que o representam, bem como nas construções que usamos no cotidiano, visando também familiarizar os alunos do ensino médio, que muitas das vezes não dão a importância necessária para o estudo do mesmo. Sabemos que ao entrar na faculdade para estudar matemática uma das primeiras disciplinas da estrutura curricular é a matemática básica onde o discente percebe logo que, comparado ao que se estuda no ensino médio em especial nas escolas da rede pública é outro nível, logo este começa a sentir muitas dificuldades, e inspirado nisso foi feito este trabalho. No decorrer deste trabalho, realizaremos umas aplicações do teorema de Pitágoras em questões do cotidiano, pois vivemos em um mundo formado por objetos reproduzidos a partir de formas geométricas, e as vezes nem nos damos conta disso, porém se pararmos para observar, logo notaremos em camas, mesas, portas, paredes, entre outros objetos, que para serem construídos com tanta precisão, foi preciso analisar ângulos; além de cálculos de áreas para saber o tamanho ideal. Mas antes falaremos um pouco da história sobre o matemático que dá o nome a esse teorema, que é Pitágoras, introduzimos conceitos básicos sobre triângulos e duas demonstrações do teorema de Pitágoras.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA