Navegando por Assunto "Coordenadas cartesianas"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Batalha naval no plano cartesiano(2024-02-09) FONSECA, Cássia Nascimento da; SILVA, Niely Trindade da; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797XO objetivo deste trabalho é discutir a utilização de jogos feitos com materiais manipuláveis como uma alternativa educacional para o ensino de coordenadas cartesianas, utilizando métodos que buscam aproveitar a interatividade e imersão oferecidas pela dinâmica e competitividade possíveis com esses recursos, tornando o aprendizado mais envolvente. Diante disso, foi elegemos para a pesquisa desenvolvida o Jogo “Batalha Naval” como elemento central de investigação. Os aspectos positivos deste jogo incluem a aplicação prática dos conceitos do plano cartesiano no ambiente escolar, o qual ainda se apresenta muito tradicional. Para isso ser analisado de forma prática, este estudo foi aplicado em uma escola da rede pública estadual do município de Salinópolis-PA. Na execução do jogo, foi observado a dificuldade dos alunos na identificação dos pontos, e os sinais dos quadrantes não foram utilizados na disposição correta do plano cartesiano. Apesar das dificuldades iniciais, posteriormente, pode-se observar que eles conseguiram desenvolver bem suas habilidades, e durante o desenvolvimento do jogo, foi possível perceber que conseguiam absorver as informações que lhes eram apresentadas. Em suma, o trabalho busca ilustrar que a utilização de jogos que envolvam o plano cartesiano no contexto educacional é promissora para estimular o interesse dos alunos e facilitar a compreensão da Matemática de maneira dinâmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano(2024-02-02) SOUZA, Mara Nayara Monteiro de; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797XO objetivo é explorar como a combinação as ferramentas podem aprimorar a compreensão dos conceitos geométricos e influenciar positivamente o desempenho dos estudantes. Este estudo foi realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio em uma escola pública do município de Salinópolis – PA. No início, os estudantes são introduzidos aos conceitos básicos de coordenadas cartesianas. Em seguida, o Google Maps é incorporado como uma ferramenta interativa, permitindo que os alunos escolham pontos geográficos reais como referência. O geoplano funcionou como um elemento tangível, proporcionando uma conexão física com os conceitos abstratos das coordenadas. Sugerimos aos alunos posicionarem elásticos no geoplano para representarem pontos no plano cartesiano, criando uma ponte entre a representação digital no mapa e a manipulação prática no geoplano. Durante as atividades, os estudantes foram desafiados a traçar rotas entre diferentes pontos no mapa, utilizando as coordenadas cartesianas aprendidas. Como resultados deste estudo, podemos concluir que: este promoveu não apenas a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também o desenvolvimento de habilidades de análise espacial e resolução de problemas. A proposta oportunizou não apenas consolidar o entendimento das coordenadas cartesianas, mas também estimulou o pensamento crítico e a aplicação prática desses conhecimentos em situações do mundo real, utilizando a tecnologia do Google Maps como um recurso educacional enriquecedor.