Navegando por Assunto "Conto"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O conto: um olhar sobre a leitura literária na escola E. E. F. M. Benvinda de Araújo Pontes(2019-02-11) CARDOSO, Elianey de Jesus Pena; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945O tema: O CONTO: Um olhar sobre a leitura literária na Escola E. E. F. M. Benvinda de Araújo Pontes, foi escolhido a partir das inquietações e observações quanto a importância da prática da leitura literária, no 9º ano do ensino fundamental na referida instituição, durante o turno da tarde onde pude perceber que a leitura literatura é pouco valorizada. A partir desse fato propõe-se este trabalho, que objetiva analisar como os professores do 9º ano do ensino fundamental trabalham a leitura literária em suas aulas, buscando contribuir na formação leitora dos educandos. Este estudo baseia-se em uma pesquisa de cunho bibliográfico e de campo seguindo uma abordagem qualitativa que utilizou como instrumento de pesquisa de entrevistas que seguiram o modelo semiestruturado aplicadas a professora da turma e 10 alunos da turma investigada, bem como das técnicas de interpretação dos dados onde se utilizou como instrumento da análise de conteúdo e documental. O referencial teórico do trabalho é composto por Freire (1981), Koch e Travaglia (2009), Koch e Elias (2011), Lajolo (1993), entre outros autores. Os resultados da pesquisa demostram que as diretrizes da prática pedagógica destinada a leitura literária no ensino fundamental ainda são poucos valorizadas e aprofundadas nos ambientes educacionais. Sendo que os principais achados desta investigação apontam que a prática de leitura literária contribui significativamente para a formação leitora, uma vez que proporciona aos educandos uma grande diversidade de contos e histórias que atraem a atenção dos leitores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El criollismo en el cuento caballero carmelo de Abraham Valdelomar(2023-06-30) SARGES, Leidiane Lobato; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O artigo a ser apresentado, tem como objetivo mostrar a importância da literatura em uma narrativa mais específica, no caso, o conto, bem como analisar o gênero literário do conto "el caballero carmelo" (1913) do autor Abraham Valdelomar, que se refere aos contos crioulos e por isso também abordará o “criollismo” em diversos contextos através das visões, conceitos e características e o que influenciou a literatura regionalista da época em que esses povos celebravam sua independência, especificamente o primeiro século. Essa investigação está estruturada em seções, nas quais veremos a importância do criollismo latino-americano, onde o autor modernista Abraham Valdelomar faz sua representação através de suas obras. Neste artigo especificamente, o conto El caballero Carmelo, no qual Valdelomar expressa toda sua admiração ruralista, mostrando as características criollas, a partir do momento em que enfatiza com riquezas de detalhes a descrição da natureza e dos ambientes onde se passa a narrativa. Além disso, com a análise, observaremos as características do criollismo contidas no conto, a obra também envolverá escritores que terão seu protagonismo nas seções que conceituam a literatura peruana, o gênero do conto e seu protagonismo em seus estudos literários, autores como: Terry Eagleton (2006) que fala sobre a importância de conhecer a literatura, Édouard Glissant,(2005) o filósofo da 'crioulização', Iván Égüez (1996) que nos mostrará o que é o conceito de curta histórias é e as diferenças entre esse gênero e os demais gêneros que podemos encontrar na literatura, além de Abraham Valdelomar, autor da própria história que será trabalhada.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El cuento como herramienta para desarrollar la comprensión lectora de los estudiantes del séptimo año de la enseñaza(2018) FERREIRA, Maria do Espirito Santo Cardoso; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Neste trabalho será abordado a importância da leitura e sua compreensão leitora no ensino / aprendizagem de línguas mais precisamente o espanhol, destinado para todos nível de ensino. Será exposto sobre os gêneros literários de forma simples e em especifico o gênero conto suas características no qual daremos mais atenção no decorrer trabalho. Será falado também da compreensão leitora e suas estratégias o habilidades de leitura que ajudam os estudantes conseguir tal conhecimento no processo de leitura. A investigação se sustente na teoria de compreensão leitora e estratégias de aprendizagem, como base dessa investigação abordaremos autores como Alonso Tapia (2005) que aborda leitura e estratégias de compreensão leitora, Pérez Torres (2014) que fala de gêneros literários, Martinez (2015) e Gotlib (2006) abordarão sobre conto y Rosana Acquaroni (2007) e Cassany (1994) que comentam sobre compreensão leitora entre outros. O proposito deste trabalho e mostrar as possibilidades que o conto traz para o ensino língua. A literatura dispõe de muitos recursos no qual podem auxiliar os professores no ensino/aprendizagem de línguas estrangera. Para finalizar será apresentada uma proposta didática para ser realizada pelos alunos a onde ajudem os mesmos desenvolver a compreensão de texto, por isso que o gênero escolhido foi o conto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da leitura literária por meio dos contos amazônicos: um estudo de caso(2019-04) LOUZEIRO, Izabel Margalho; FREITAS, Marília Fernanda Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5888956953427621Este trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação do conto Acauã de Inglês de Sousa, como ferramenta no processo da prática da leitura dos alunos do 7º ano do ensino fundamental. Para isso foi escolhida uma escola localizada na área urbana do município de Abaetetuba, a qual trabalha com ensino fundamental. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, tendo como embasamento alguns autores da área e um plano de intervenção realizado na turma. A utilização do conto de Inglês de Sousa permite que o aluno compreenda e interprete de forma autônoma os textos lidos, dentro do cenário amazônico e leva o professor a perceber a relevância de desenvolver leitores independentes, críticos e reflexivos. Portanto, são oferecidos aos professores meios concretos de realizarem atividades coerentes que favoreçam a inserção do aluno no âmbito da leitura e escrita via utilização do conto dentro do contexto amazônico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estudo da ironia no conto missa do galo, de Machado de Assis(2022-01-25) RODRIGUES, Paulo Ronaldo Nogueira; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este trabalho busca analisar a ironia no conto Missa do Galo, de Machado Assis. Para tanto, a pesquisa se materializou-se de cunho bibliográfico com a leitura do conto “Missa do Galo”, de Machado de Assis e, posteriormente, com a leitura de obras de autores da Literatura como Moisés (1960), Guimarães (1988), Oliveira (2011), França (2008), Spalding (2008), Perrot (2008), Gotlib (1990), Marins (2004), Santos (2010), Machado (2014), Dante (2013), que abordam o conto e a figura de linguagem ironia dentro do tema. Ressalta-se que a ironia machadiana está presente em vários contos do autor, mas para fins de delimitação de pesquisa, optamos por trabalhar com o conto Missa do galo devido às características da fina ironia e o poder da figura de atingir o pensamento do leitor dando a trama um toque de plurissignificação e múltiplas hipóteses para análise. Nessa conjuntura, a ironia traçou o sentido de escamotear um jogo sensual entre as personagens e ao mesmo tempo suavizar toda a situação e os contextos do conto em seu campo psicológico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O gênero conto como proposta de ensino para o 6º ano(2018-05-29) SILVA, Loana Farias da; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O artigo pretende discutir uma proposta de ensino de língua portuguesa, desenvolvida para a educação básica do município de Tomé-Açu, nordeste paraense, em uma turma de 6º ano, por meio do procedimento Sequência Didática, dos autores Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A proposta surgiu a partir da observação de duas aulas de língua portuguesa, turma 6º ano, em uma escola particular do município, durante a disciplina Estágio I do curso Letras-português, ministrada no ano de 2017. Após a observação e elaboração, o trabalho foi aplicado em sua versão inicial na disciplina Estágio II, com resultados significativos, e ampliado para uma versão final sem aplicação, neste artigo. O objetivo geral do trabalho é desenvolver, no aluno, habilidades de leitura e escrita do gênero conto. Para alcançar tal objetivo, pretende-se levar o aluno a compreender a estrutura e as características do conto, entender os elementos da narrativa e desenvolver habilidades de compreensão e produção do gênero. Para discutir sobre gênero do discurso utilizo a concepção Bakhtiniana (1997). Utilizo os estudos de Móises (2000) no que concerne ao gênero conto. A consideração acerca da tipologia textual narração baseia-se nos estudos de Vieira (2009) e o procedimento Sequência Didática, fundamenta-se em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para tanto, espera-se que a proposta final da sequência didática o gênero conto como proposta de ensino para o 6º ano venha contribuir para a compreensão e produção escrita do gênero conto, nas aulas de português em geral. Que os alunos compreendam as principais características do gênero; desenvolvam uma escrita consciente e reflexiva sobre o que produzem; percebam a importância dos elementos constituintes do conto; percebam a importância da narração no texto e aprendam a utilizar os elementos adequadamente em busca de um estilo próprio.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O gênero conto como proposta para a produção escrita: uma sugestão de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental(2018-05-29) OLIVEIRA, Carmina Lemos de; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859No presente artigo, busca-se propor uma intervenção pedagógica em turma do 9º ano. O objetivo geral do trabalho é desenvolver, no aluno, a produção escrita e a análise linguística por meio do gênero conto. Para alcançar esse objetivo, pretende-se compreender as características estruturais, linguísticas e discursivas do gênero conto; explorar a compreensão e a interpretação do conto ‘A missa do galo’, de Machado de Assis; analisar o uso dos pronomes pessoais no gênero estudado e desenvolver uma produção escrita a partir do estudo do gênero conto. O trabalho tem como base teórica os trabalhos desenvolvidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011); acerca da sequência didática; o gênero, na perspectiva de Bakhtin (1997); o gênero conto, a partir de Moisés (2006); as orientações gerais dos PCN (1998) sobre o ensino de língua portuguesa; as orientações sobre produção escrita e análise linguística de Antunes (2009 e 2014). O trabalho será desenvolvido por meio de uma sequência didática distribuída em vinte e duas aulas. Após a execução do projeto de intervenção, espera-se que o aluno saiba usar, em situações reais de comunicação, o conhecimento construído acerca do uso dos pronomes; reconhecer o gênero conto nas diversas práticas discursivas e produzir um conto de acordo com a estrutura composicional do gênero.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto(2023-08-03) SANCHES, Murilo Henrique da Cruz; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Este trabalho apresenta como tema O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto. O estudo tem como objetivo geral analisar o gênero conto como estratégia de aprendizagem no desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de texto e objetivos específicos: Identificar as características do gênero conto; compreender a importância do gênero conto para os processos de leitura e produção textual; desenvolver uma proposta de intervenção didática para o desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de texto, com alunos do 9º. ano por meio do gênero conto. O referencial teórico-metodológico está baseado na visão de sequência didática segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Zabala (1998); nos gêneros do discurso na visão de Bakhtin (1997) e Antunes (2002); no gênero conto embasado em Costa (2014) e Gotlib (1990); nos trabalhos sobre tipologias textuais de Marcuschi (2008) e em orientações da Base Nacional Comum Curricular BNCC (2018), que traz propostas para o ensino de língua pautado no estudo dos gêneros. Posteriormente, após a aplicação da SD, a segunda parte do trabalho, será comprovado que o aluno alcançou o conhecimento da estrutura, características e função social do gênero conto; compreendeu a relevância desse gênero como estímulo à leitura e escrita; e foi capaz de produzir um conto de forma competente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ironia machadiana: uma análise do conto “A igreja do diabo”(2022-01-25) RIBEIRO, Renata Silva; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037O presente trabalho trata a respeito da ironia machadiana, por meio de uma breve análise do conto “A igreja do Diabo”, que foi publicado em 1884, no livro de contos intitulado “Histórias sem data”. Objetiva-se discutir o uso da ironia no conto machadiano “A Igreja do Diabo”. Os autores que serviram de referencial teórico Montello (1972, Veríssimo (1981) e Coutinho (1959 e 1969), entre outros. O presente trabalho segue as diretrizes de uma pesquisa bibliográfica. Para tanto, o corpus utilizado foi o conto machadiano “A Igreja do Diabo”. O conto de Machado de Assis será analisado visando encontrar em que partes do texto o escritor utiliza do recurso de ironia. Os resultados revelam que o conto machadiano é coberto de ironia, característica muito marcante na escrita de Machado. Conclui-se que o escritor possui uma brilhante visão contemporânea e sua literatura impressionista sobre essa “guerra” de Deus e o Diabo, do bem e o mal, a ironia da inversão de valores, a eterna contradição humana. Assim, constatar a ironia extremamente refinada em sua obra, revelam a capacidade incrível de um escritor, de um estilo elegantíssimo que revela uma aguda percepção da natureza humana e da vida.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La producción del cortometraje como herramienta para trabajar la literatura en las clases de español como lengua extranjera (E/ LE) por medio de cuento dos palabras(2017) SILVA, Tacíla Balieiro da; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este artigo tem a finalidade de propor o ensino da literatura como ferramenta de aprendizagem nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE) através da produção do curta-metragem baseado na relação entre literatura e cinema, tendo em vista o carácter motivacional de cada arte. Considerando que, para o estudante, aprender uma nova língua é um mundo a ser descoberto e também, essa produção deve despertar nos alunos a necessidade de aprender algo com prazer. Uma proposta para o professor, a fim de refletir a presença de textos literários nas aulas de espanhol, explorando diferentes perspectivas de desempenho da literatura para que os alunos possam ser motivados a buscar o conhecimento e, consequentemente, o gosto pela leitura, especialmente aqueles que olhama literatura desdém.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A leitura de conto de Jorge Machado na formação de leitores no contexto de sala de aula(2013-10-05) FERREIRA, Lucileia Lobato; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este trabalho trata da importância da leitura do conto na formação de cada indivíduo, literatura esta que por ser conto não se destina a um único público. Priorizo neste trabalho a literatura de conto Abaetetubense do escritor Jorge Machado que não tem recebido a importância merecida pelo povo Abaetetubense. Leitura de conto de Jorge Machado― neste trabalho de conclusão de curso nos faz assim “valorizar” nossa cultura que tem sido deixada de lado por nosso povo. A questão do trabalho com a leitura tem gerado discursões no campo da educação diversas, propostas buscam adequar o trabalho escolar a melhores formas de ensinar e aprender, os contos como recurso deste escritor como estratégia de leitura aprimora a forma do professor ministrar aulas, provocando uma interação crescente entre o aluno e os contos. O presente trabalho está fundamentado na questão do conto do Jorge Machado como estratégia de leitura para incentivar os alunos a terem o habito a leitura, o verdadeiro papel do professor como mediador do conhecimento no processo ensino aprendizagem é apresentar uma metodologia capaz de despertar o interesse do aluno por uma literatura prazerosa e de fácil entendimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O regionalismo no conto O Carro dos Milagres de Benedicto Monteiro(2014) ALVES, Elis Regina Gonçalves; SOUZA, Helius Cezar Tocantins; http://lattes.cnpq.br/2046392455224374O presente trabalho tem por finalidade um estudo sobre o conto O Carro dos Milagres de Benedcito Monteiro tendo como base teórica o regionalismo, partindo-se do princípio que esta tendência literária é vista como uma literatura menor dentro dos círculos mais afamados da literatura brasileira. Para tal, buscou-se um referencial que desse suporte e garantisse a legitimidade do regionalismo como uma forma de expressão ficcional através de uma teorização que procurou conceitos, historização e correntes filosóficas que abordassem o tema. A partir daí, aprofundou-se a análise da temática dentro do conto, buscando paralelos e comparações entre os referenciais teóricos e a ação narrativa arquitetada pelo autor em tela, numa tentativa de relativizar a visão acadêmica e a visão ficcional emanada do conto.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Trabajando cuestiones sociales a partir del cuento “Pedro y la Mora” de Nuria Gómez Benet(2017) SANTOS, Carine Rodrigues dos; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361O ensino de Literatura em E/LE é algo a se discutir, tendo em conta que uma língua não e só gramatica ou linguística. As aulas de espanhol não podem trazer apenas isso como conteúdo. Mas em verdade, nota-se certo desinteresse em trabalhar a literatura nas aulas, pois faltam textos e questões que proporcionem ao aluno uma visão geral da língua. Como ensinar uma língua sem introduzir a cultura e os demais aspectos da mesma? Na verdade, pouco se fala sobre isso, há uma comodidade, até mesmo por parte de alguns professores, que se protegem atrás de uma gramática para não serem postos em dúvida com relação ao assunto, afinal com um material estático em mãos que pouco se modifica é menos trabalhoso apresentar uma aula de língua estrangeira. Logo, isso precisa deixar de acontecer. Portanto em diversos pontos desta produção aborda-se a importância de ter a literatura na aula de E/LE, e as condições para que isso venha a ocorrer.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) El uso del género literário cuento como herramienta de estudios literários en clases del tercero año de la secundaria(2018-03-17) CUNHA, Ândria Sampaio; LOUREIRO JUNIOR, João Pereira; http://lattes.cnpq.br/5382991069471336O presente trabalho faz uma reflexão sobre o cenário atual do ensino e aprendizagem de Literatura em classes de ELE, através de um diálogo entre a importância da Literatura como fruição com a importância da formação do leitor literário por meio de projetos pedagógicos e do Letramento Literário. O objetivo é mostrar que a Literatura deve fazer parte dos projetos pedagógicos nos últimos anos do ensino médio, pois, durante a disciplina de Estágio III, notei que o ensino de literatura era defasado, e quando estava presente era somente como suporte pedagógico para o estudo de regras gramaticais, vocabulário e gêneros literários, pois a aula de ELE eram totalmente voltadas para o Enem. Apresentamos os estudos de Cosson e Souza (2011) e Silva e Silveira (2013) sobre Letramento Literário e sua importância na formação do leitor literário, Falaremos sobre o gênero literário conto segundo os estudos de Massaud Moisés (1984) e Julio Cortázar (1970), gênero que foi escolhido como ferramenta de estudos literarios por ser curto e de fácil compreensão, pois queríamos trabalhar a obra em sua íntegra, já que as aulas de ELE têm pouco tempo de duração. Mostraremos como desenvolvemos nosso Taller de literatura: Cuentacuentos, guiados pelos estudos de Silva (2010) e Beserra e Pinheiro-Mariz (2007). Como tive a oportunidade de aplicar a oficina no terceiro ano do ensino médio, reservamos um capitulo para relatar minha experiência na regência do estágio IV, aproveitamos também para fazer uma pequena análise dos dados obtidos. Defendemos um bom ensino de literatura, pois ela está diretamente conectada com a cultura d um povo, característica que ajuda a conhecer mais sobre a diversidade, estimula o pensamento crítico e faz reflexões sobre o contexto em que se passa a obra.