Navegando por Assunto "Contexto histórico"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um olhar sobre a evolução dos suportes informacionais: mineral e vegetal(2016) PAIVA, Vívian Daniele Ferreira; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Apresenta à evolução dos suportes informacionais referindo-se ao suporte mineral (tabletes de argila) e vegetal (papiro e papel) e como seus registros históricos, culturais e religiosos resistiram ao longo do tempo. Descreve brevemente como se deu a passagem de um suporte para outro, e os motivos que levaram às mudanças ocorridas ao longo do tempo, até chegar à era digital em que as modernas tecnologias de informação, convivem com o suporte papel. Utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico com ênfase em coletas de artigos acadêmicos, livros no campo biblioteconômico e sites com informações relevantes para a composição do conteúdo. Conclui que os suportes informacionais exercem um papel fundamental e essencial no registro e transmissão do conhecimento histórico-cultural-religioso desde as antigas sociedades evoluindo no decorrer do tempo para atender às novas demandas e necessidades de uso da informação das novas sociedades emergentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma visão histórica da equação do segundo grau: resultados iniciais de uma aplicação para alunos do 9° ano do ensino fundamental(2023-07-03) MOITA, Francisdiony Reis; SILVA JÚNIOR, José Menezes da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Este trabalho foi desenvolvido com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, tendo o propósito de promover a aprendizagem significativa por meio da aplicação de uma metodologia diferenciada sobre contexto histórico da equação do segundo grau, nas aulas de matemática. Assim, seu objetivo consistiu em apresentar os resultados iniciais de uma aplicação sobre equação do segundo grau para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental em uma perspectiva histórica. Explicita-se que a pesquisa teve cunho quantitativo e investigatório com o propósito de averiguar se o método aplicado produziu o devido efeito nos estudantes, e através do questionário analisar a relevância da aplicação. Tendo como base as respostas dos estudantes, foi possível verificar sua familiaridade com a assunto, analisar o nível de aprendizado baseado na aplicação do contexto histórico e avaliar a aplicação da metodologia. Assim, esse método foi utilizado para quebrar o contexto mecanicista e tradicional que é aplicado nas salas de aula. Os resultados obtidos mostraram um panorama diferente, em um primeiro momento foi notado uma aversão ao contexto matemático com a equação do segundo grau, e, após o contexto aplicado teve-se um resultado mais satisfatório. Ainda, foi possível constatar que que a grande maioria dos estudantes possuem uma visão conturbada da matemática em si, isso ocasionalmente, se deve aos métodos que foram sendo aplicados ao longo das etapas da vida escolar dos estudantes. Portanto, com a aplicação da metodologia, os estudantes mostraram um interesse maior satisfazendo o objetivo do trabalho. Isso evidencia que a aplicação de novas metodologias no contexto educacional modifica a visão do estudante e facilita o aprendizado.