Navegando por Assunto "Contexto escolar"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As implicações da atuação do psicopedagogo no Centro Haleff Pinheiro em Breves - Marajó(2021-06-14) GAMA, André Luiz Sarraf; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377O presente artigo tem como objetivo, apresentar resultados de estudos e reflexões sobre à área da Psicopedagogia e a atuação do psicopedagogo do Centro Haleff Pinheiro, localizado na cidade de Breves no arquipélago do Marajó. A pesquisa foi de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, trabalhou-se na pesquisa bibliográfico, com base em, Barbosa (2001), Bossa (1994), Masini (2015), entre outros. Os objetivos foram: geral, analisar as implicações da atuação do psicopedagogo no Centro Haleff Pinheiro. Específicos: identificar o papel do psicopedagogo institucional e a sua importância no contexto escolar. O estudo empreendeu pesquisa de campo, com entrevista semiestruturada para duas psicopedagogas que atuam no centro. Os resultados indicaram que o trabalho do psicopedagogo no centro Haleff Pinheiro se faz de extrema importância na contribuição de ações que orientam as escolas municipais para o atendimento na superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos, visto que, esse profissional pode articular e promover ações de prevenção, orientação e intervenção, que podem iniciar com o diagnóstico no centro e ter a continuidade na escola. Portanto, é imprescindível que o psicopedagogo continue realizando as ações no Centro e se estenda ao contexto escolar, considerando as particularidades, dificuldades e potencialidades de cada aluno, desenvolvendo um trabalho em parceria com os pais, professores, equipe pedagógica e demais especialistas em prol do desenvolvimento estudantil dos discentes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Vozes dialógicas em a Revolução dos bichos de George Orwell: leitura, discurso e educação no ensino de literatura(2025-09-18) LEAL, Junior Gomes ; SILVA, Willian Ferraz da; SILVA, Adelson Luiz Bayma da; http://lattes.cnpq.br/5205331594986783Este artigo, decorrente de um Trabalho de Conclusão de Curso, apresenta proposições didático-pedagógicas acerca das vozes e discursos presentes no clássico literário universal A Revolução dos Bichos, de George Orwell (1945), no que tange ao ensino de literatura e suas possibilidades de aplicação em turmas do Ensino Médio de escolas públicas na Amazônia, em sua diversidade sociocultural e linguística. Com enfoque na formação de leitores críticos sobre suas realidades, este trabalho reflete nas práticas de leitura literária a partir da Análise do Discurso, com vista a uma análise materialista das relações de poder e dominação, articuladas às realidades cotidianas do alunado, atravessadas por marcadores como gênero, raça e classe. Neste sentido, a pesquisa segue orientações teórico-metodológicas de natureza qualitativa e interpretativa, fundamentadas em revisão bibliográfica e análise discursiva de trechos selecionados da obra, articulando aspectos das camadas críticas e enunciativas do gênero fábula. A escolha por essa temática revela-se fundamental diante da precariedade do ensino-aprendizagem de textos literários em escolas públicas. A abordagem pedagógica proposta, com base nesta obra, oportuniza o desenvolvimento de uma formação crítica e política por meio de uma leitura engajada, frente às alegorias da obra, que representam, de forma figurada, realidades e situações cotidianas no espaço-tempo escolar.