Navegando por Assunto "Contexto Escolar"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saúde mental no contexto escolar: as percepções dos professores que atuam em escolas públicas de Bragança, Pará(2023-12-13) ROCHA, Karina Raquel Galvão da; OLIVEIRA FILHO, Aldemir Branco de; http://lattes.cnpq.br/7475600234195238; https://orcid.org/0000-0002-4888-3530Este estudo investigou as percepções de professores sobre o sofrimento psíquico vivenciado pelos estudantes no contexto escolar. Métodos: Este estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, foi desenvolvido com professores atuantes nos anos finais (6º ano e 9º ano) do ensino fundamental de escolas públicas do município de Bragança (PA), tanto na área urbana como na área rural, utilizando questionário contendo perguntas abertas relacionadas a formação académica, e sobre o sofrimento psíquico apresentado por alguns estudantes e enfatizar a importância da saúde mental no contexto escolar. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados indicaram um aumento elevado de sofrimento psíquico dos estudantes, identificado por meio de relatos de automutilação, estresse, ansiedade e depressão. Dentre as causas relacionadas a esse sofrimento, as consequências da pandemia da COVID-19 foi a predominante. Desse modo, o estudo destacou a importância do planejamento e desenvolvimento de ações direcionadas à saúde mental dos estudantes. Tais intervenções devem atender a demanda atual e prevenir outras causas de sofrimento psíquico no contexto escolar. A saúde mental deve ser discutida e promovida nesse ambiente de formação do ser humano.